O Evangelho por Dentro

CAPÍTULO 36

ENSIMESMAÇÃO



MT 19:12


POIS HÁ EUNUCOS QUE ASSIM NASCERAM DO VENTRE DA MÃE; HÁ EUNUCOS QUE FORAM FEITOS EUNUCOS PELOS HOMENS E HÁ EUNUCOS QUE SE FIZERAM EUNUCOS POR CAUSA DO REINO DOS CÉUS. QUEM PUDER COMPREENDER, COMPREENDA.

POIS HÁ EUNUCOS QUE ASSIM NASCERAM DO VENTRE DA MÃE; - No estudo da reencarnação, em que se patenteia a Justiça Divina, pela aplicação inarredável da Lei de Causa e Efeito, vamos encontrar os problemas atinentes à inibição sexual e afetiva (Vida e Sexo, Capítulo 23). Dramas oriundos de múltiplas trocas afetivas, tantas vezes adulteradas pelo império dos desejos sexuais exacerbados e em condições viciosas, lançam o psiquismo da criatura em zonas constritoras de culpa, de remorso, de frustração, de fobias (Pão Nosso, Capítulo 94).

Compreendendo que o processo evolutivo se caracteriza por expansão e recolhimento, no intuito de ilustrar a mente e fazê-la fixar conteúdos, pela sublime imantação de sentimentos melhores, justo analisar o EUNUCO pelo prisma das CONTENÇÕES a que, psiquicamente, todos estamos expostos no carreiro da vida, com o fito de evoluir (O Consolador, questões 169, 219, 220, 230:231).


HÁ EUNUCOS QUE FORAM FEITOS EUNUCOS PELOS HOMENS

– O mundo terreno, através de suas ciências psicológicas, vem abordando as MUTILAÇÕES psíquicas dos seres reencarnados com 110 problemas diversos nos territórios da afetividade e suas manifestações sexuais. identificamos quadros de limitações ou bloqueios com facilidade - seja em irmãos nossos do círculo de convivência ou em nós mesmos, como no caso da jovem apegada ao espelho, apresentado por André Luiz no livro Nos Domínios da Mediunidade, Capítulo 26. Todo sacrifício, porém, imposto ou espontâneo, desde que bem aceito pelo coração, sem revolta e sem indiferença, redunda em ganho para a alma (O Livro dos Espíritos, questões 924:933; O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 11, item 7).

E HÁ EUNUCOS QUE SE FIZERAM EUNUCOS POR CAUSA DO REINO DOS CÉUS. - A renúncia é a virtude dos que compreendem a grandeza universal e o plano harmônico da evolução sob a custódia da Lei de Causa e Efeito. Despertando-se para a realidade divina, a alma desapega-se dos bens transitórios, fugindo às paixões primitivas que ainda escravizam os homens.

O EUNUCO, que se faz contido em relação ao sexo e adota o silêncio afetivo, age por humildade, quando se entrega por amor ao REINO DOS CÉUS, ou seja, à conquista das virtudes ensinadas por Jesus, graduando-se em vibração e objetivos de vida (Mt 5:11-12; Jo 9:1-7; 1Co 7:9) .

QUEM PUDER COMPREENDER, COMPREENDA. - A sabedoria do Mestre transcende os interesses mesquinhos dos homens, e nem todos poderão, de pronto, compreender a obra harmônica e justa do Criador, mesmo nas circunstâncias mais amargas da jornada humana.

A dor existente na Terra prenuncia os júbilos do Espírito. Todas as conquistas materiais dos homens tornarão ao PÓ DA TERRA e o Espírito Divino, em cada coração, triunfará.

Jesus falava abertamente aos discípulos (Jo 15:11-17). No entanto, como educador supremo do Planeta, sabia dosar a Verdade para os infantes e desviados do Caminho, ocultando-a em parábolas e em seus exemplos muito elevados para o tempo em que viveu entre nós (Mt 15:7-9; Mt 19:23) .

Ao Consolador competia a restauração dos ensinos do Mestre e a justa interpretação de sua Doutrina, para que novos EUNUCOS surgissem por amor ao REINO (Jo 16:12-16; 2Tm 2:
10) .