O Evangelho por Dentro

CAPÍTULO 37

PELOS FRUTOS



MT 21:25


O BATISMO DE JOÃO ERA DE ONDE, DO CÉU OU DOS HOMENS? ELES ARRAZOAVAM ENTRE SI, DIZENDO: SE DISSERMOS DO CÉU, ELE NOS DIRÁ: ENTÃO, POR QUAL RAZÃO NÃO CRESTES NELE?


O BATISMO DE JOÃO ERA DE ONDE, DO CÉU OU DOS HOMENS?

– A indagação de Jesus aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo judeu, em resposta ao seu questionamento sobre a origem de sua autoridade (Mt 21:23), vem emoldurar a beleza de sua missão e cria transparente método para avaliação de situações e propósitos.

Nessa circunstância da presença do Mestre entre nós, identificamos, de um lado, o formalismo religioso, interessado em vantagens imediatas (Mt 23:13-32) e, do outro, o Filho de Deus, vivendo o Amor e a Verdade para salvação dos homens (Jo 1:17-18, Jo 1:27-29:34).

João, o Batista, simboliza a Lei, e sua enérgica presença prepara o caminho para a chegada do REINO (Jo 1:23-26; Jo 5:33; Mc 1:9; Mt 3:1-14; Mt 11:13-18; Mt 17:13) .

O assunto, que pede discernimento e fere o cerne da questão da autoridade em pauta neste estudo, remonta ao nosso movimento pelo Espiritismo sério e bem compreendido, a partir de suas bases em Allan Kardec.

Atentemos para a indagação do Cristo acerca da origem do que João realizava: o batismo da renovação moral.

Como o PRECURSOR, operando através do rigor da Lei que a tudo corrige (Mc 1:1-6), João assumia, em si mesmo, o que pregava a toda gente - e isso desestabilizava o artificialismo religioso vigente (Mt 7:15-18; O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 21, item 11).

Na atualidade, médiuns e mediunidades, dirigentes e pregadores, no afã de converter os semelhantes ou ensinar-lhes a Doutrina, não devem perder de vista estas sublimes advertências, já que a PORTA que acessa o REINO DE DEUS é ESTREITA, solicitando renúncia e humildade, abnegação e bom ânimo para o cumprimento do que reza a Lei de Deus (O Livro dos Médiuns, parte primeira, Capítulo 3, item 28 e parte segunda, Capítulo 20, itens 227 a 229).

ELES ARRAZOAVAM ENTRE SI, DIZENDO: SE DISSERMOS DO CÉU, ELE NOS DIRÁ: ENTÃO, POR QUAL RAZÃO NÃO CRESTES NELE? - A hipocrisia e a falsidade ideológica são próprias do interesse pessoal, filho do egoísmo, e que responde por todas as aberrações e desvios da Humanidade (Jo 8:42-44; 1Tm 1:5-7).

Efetivamente, não se pode SERVIR A DEUS E A MAMON, pois a identidade com a Luz da consciência é a salvaguarda da integridade íntima, precursora da felicidade real (Jo 16:33; O Livro dos Espíritos, questões 911 a 916; O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 18, item 15).