O Evangelho por Dentro

CAPÍTULO 40

O MESSIAS DIVINO



MT 22:45


PORTANTO, SE DAVI O CHAMA SENHOR, COMO ELE É SEU FILHO?

PORTANTO, - Todos os processos da existência física caracterizam-se por indução ao despertamento moral, de vez que o supremo objetivo da vida material é a revelação das potências da alma (O Livro dos Espíritos, questão 167; O Espírito da Verdade, Capítulo 82). A terminologia PORTANTO, abrindo caminho de luminosa verdade - estribada em fatos - representa a culminância do aprendizado que Jesus propõe à Humana Família.

SE DAVI O CHAMA SENHOR, - A história da Terra se prende a ascendentes espirituais que remontam à aurora dos tempos conhecidos e exercitados por nós, os antigos habitantes do Orbe (Gn 1:1-5; A Caminho da Luz, Capítulo 1, subtítulo OS PRIMEIROS TEMPOS DO ORBE TERRESTRE).

Através do regime da interdependência, a evolução se processa no Cosmos, em cadeias de cooperação e sugestão ativa, tanto quanto por ondas de trabalho e realizações de natureza coletiva (Pensamento e Vida, Capítulo 8). Reconhecendo essa dinâmica de indução ao progresso e à iluminação interior, embora os tropeços e viciações, que tão somente terminam por confirmar o poder inviolável do Amor, fácil se torna a identificação de Jesus, o Cristo de Deus, por máxima autoridade de nosso Planeta, guiando seus habitantes e harmonizando, com sabedoria, todos os processos aqui vigentes, no rumo da perfeição 120 que Ele - senhor de todas as possibilidades - domina e estampa no próprio Espírito (A Caminho da Luz, Capítulo 1, subtítulo O DIVINO ESCULTOR; A Gênese, Capítulo 17, item 26; Hb 2:14-18; Hb 3:5-6).

COMO ELE É SEU FILHO? - As experiências amadurecem os raciocínios, depurando impressões e sentimentos. somente nessa base, que podemos denominar de ABERTURA DO CAMPO MENTAL, os indivíduos logram enxergar e sorver o conteúdo das revelações divinas, pois passam a atender e nutrir seus anseios de crescimento e floração na 5ida Eterna (O Livro dos Espíritos, questões 779 a 780b; Jo 14:9-12).

Analisando os registros bíblicos a respeito de Davi, percebemos nele um servidor na escala evolutiva e em bases genealógicas para que Jesus surgisse em cumprimento das profecias (com base nas causas, os Espíritos superiores podem profetizar as consequências, dentro do fluxo expansionista da evolução dos seres) e para fixação de novos ciclos de progresso comum (is 53:4-5), o que efetivamente ocorreu, pois foi inaugurada na Terra a Era da Verdadeira Moral, com o Evangelho do Amor (Mt 5:17-18; O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 1, itens 3:4).

Em verdade, o filho é sempre a resultante dos propósitos que se formalizam no pai. Em termos morais e espirituais, o que detém maior autoridade é o senhor, fecundando com seu poder os que remanescem na evolução e tão somente a partir de sincera abertura de coração, por boa vontade e em humildade, será possível vencer-se a si mesmo, a seu orgulho e egoísmo, que, por sua vez, restringem a percepção real da vida e da felicidade interior (O Livro dos Espíritos, questão 798; Mt 19:23; Instrumentos do Tempo, Capítulos 9:17).