O Evangelho por Dentro

CAPÍTULO 44

LUZ IMPERECÍVEL



MT 24:35


O CÉU E TERRA PASSARÃO, MAS NÃO PASSAM AS MINHAS PALAVRAS.

O CÉU E A TERRA PASSARÃO, - Para justa definição de CÉU, registremos o esclarecimento de Emmanuel (Pão Nosso, Capítulo
156) : QUANDO O MESTRE NOS RECOMENDOU AJUNTÁSSEMOS TESOUROS NO CÉU, ACONSELHAVA-NOS A DILATAR OS 5ALORES DO BEM, NA PAZ DO CORAÇÃO.

O HOMEM QUE ADQUIRE FÉ E CONHECIMENTO, VIRTUDE E ILUMINAÇÃO, NOS RECESSOS DIVINOS DA CONSCIÊNCIA, POSSUI O ROTEIRO CELESTE. QUEM APLICA OS PRINCÍPIOS REDENTORES QUE ABRAÇA, ACABA CONQUISTANDO ESSA CARTA PRECIOSA; E QUEM TRABALHA DIARIAMENTE NA PRÁTICA DO BEM, VIVE AMONTOANDO RIQUEZAS NOS CIMOS DA VIDA.

CÉU, portanto, resume as mais sublimes expressões de ventura e paz, de felicidade e realização íntima. É constituído do conjunto de virtudes que o Evangelho nos ensina.

Todavia, no plano objetivo da existência humana, costumamos nos iludir com as propostas materialistas, utilitárias, transferindo para as sensações do corpo, que nos veste o Espírito, o que deveríamos fazer pela alma, na esfera dos sentimentos e não das emoções e interesses passageiros (Mt 23:13-27-28). Portanto, encontramos posicionamentos nossos ou alheios a expressarem um CÉU que é, na verdade, o CULTO AO BEZERRO DE OURO, a MAMON - figuras representativas do interesse pessoal e egoístico (O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 16, item 9; O Livro dos Espíritos, questão 895; Mt 13:13) .

O CÉU é tema relevante desde a primeira Revelação (Gn 1:17), pois esse termo refere-se ao nosso SUPERCONSCIENTE, à CASA DAS NOÇÕES SUPERIORES (No Mundo Maior, Capítulo 3), à expansão de nosso mundo íntimo a partir dos interesses ideais de que nos enamoramos.

Quando nossas eleições de vida são equivocadas, dentro do binômio ILUSÃO-DESILUSÃO (Pensamento e Vida, Capítulo 20), observamos o esfacelamento, o abalo de nosso CÉU pessoal e tendencioso (Mc 13:25), pois as provações existem para aferir valores e aperfeiçoar nossos talentos de alma.

Na questão 895, de O Livro dos Espíritos, encontramos substancioso esclarecimento sobre o assunto: PODE UM HOMEM POSSUIR QUALIDADES REAIS, QUE LEVEM O MUNDO A CONSIDERÁ-LO HOMEM DE BEM. MAS, ESSAS QUALIDADES, CONQUANTO ASSINALEM UM PROGRESSO, NEM SEMPRE SUPORTAM CERTAS PROVAS E ÀS VEZES BASTA QUE SE FIRA A CORDA DO INTERESSE PESSOAL PARA QUE O FUNDO FIQUE A DESCOBERTO (1Jo 2:17; Segue-me, Capítulo 4).


E se o CÉU é a aspiração que nos incentiva, segundo os interesses que nos movem, a TERRA é sempre o campo de serviço (operacional) em que laboramos o nosso mérito ou a nossa derrocada moral (Gn 4:11-12

– expiação; Mt 5:5; Jo 12:32; Fp 2:10) .

Concluímos, assim, que todos os anseios e sonhos transitórios, os ideais falseados pelo interesse pessoal, bens e títulos, vínculos em bases de interesse e vaidade e toda e qualquer composição conveniente - todos de natureza puramente terrena e ilusória - passarão, para ensejar a chegada do HOMEM NOVO - o FILHO DO HOMEM, corporificado em Jesus, em seu Evangelho de Amor (Jo 13:13) .

MAS NÃO PASSAM AS MINHAS PALAVRAS. - A mensagem do Cristo representa CARTA DE ALFORRIA para a Humanidade. Estudá-la e aplicá-la à própria vida íntima denuncia a MATURIDADE MORAL da criatura em seus processos de evolução para Deus (A Gênese, Capítulo 17, item 56; Mt 13:8-23).