Estudando o Evangelho

Versão para cópia
CAPÍTULO 59

Conclusão

O Evangelho, comentado à luz do Espiritismo, é o mais autêntico roteiro de que podemos dispor, hoje e sempre, para a equação, pacífica e feliz, dos problemas humanos.


Com ele, tudo é claridade e paz, alegria e trabalho, harmonia e entendimento, luz e progresso.
Sem ele, nublados são os dias e gélidas as madrugadas.
Com ele, a inteligência e a cultura edificam para a vida que não perece, descortinando os panoramas da perfeição.
Sem ele, cultura e inteligência erguem tronos à presunção, que é filha dileta do orgulho.
Com ele, a fortuna constrói o progresso, estimula a prosperidade, estende as bênçãos do socorro fraterno àqueles que a velhice pobre e a infância desvalida colocam à margem da felicidade.
Sem ele, os recursos materiais provocam a arteriosclerose espiritual, favorecem a expansão do egoísmo — “monstro devorador de todas as inteligências" — incentivam a prepotência, retêm a alma nos alucinantes abismos da usura.
A boa direção e o êxito de todos os empreendimentos humanos têm por base, substancialmente, intrinsecamente, o Cristo e Seu Evangelho.
É sempre oportuno, pois, difundirmos a palavra do Senhor, com sinceridade e respeito, através da migalha do nosso esforço, a fim de que prossigamos, apesar de nossas imperfeições e necessidades, buscando o melhor.
O imperativo de hoje e dos séculos que se aproximam é o mesmo de ontem: para a Frente e para o Alto, na direção dos sublimados destinos de nossa alma em trânsito para a luz!
A nossa contribuição consiste sobretudo no incitamento a nós mesmos e a quantos se interessam pela aquisição dos valores que não perecem, no sentido de que as nossas lutas e problemas, aflições e canseiras, empreendimentos e responsabilidades nos encontrem sempre a postos:
Vigilantes e operosos.
Sinceros no aprendizado comum.
Leais aos propósitos de evolução.
Assimilando as lições que a vida escreve.
Estudando o Evangelho. . .
Fim


Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 59.
Para visualizar o capítulo 59 completo, clique no botão abaixo:

Ver 59 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?