Chico Xavier Em Goiania

Versão para cópia
CAPÍTULO 16

A indiscutível diminuição da influência religiosa tradicional na vida comum trará prejuízo à vida comunitária ?

Cremos que sim, porque não podemos dispensar o concurso da fé, seja no lar ou seja na vida individual. A esse respeito, já que nos encontramos no Estado de Goiás, não podemos esquecer que foram os franciscanos e so jesuítas que abriram as primitivas veredas, os primeiros caminhos na vida tocantiniana; não será lícito olvidar a colaboração, nos primórdios da urbanização goiana, de Frei Cristóvão Severino deLisboa, de Frei João de Jesus e Maria, de Frei Jão do Sacramento e o Padre Leonel da Mota.

Eria injusto ignorar que foi um padre, o digno reverendo Padre Luiz Gonzaga de Camargo Fleury, o fundador do primeiro jornal do Estado de Goiás, o matutino Meiapontense. Por outro lado, não seria compreensível, de nossa parte, desconhecer o quadro de bênçãos da vida do primeiro bispo de Goiás, Sua Exa. Dom Francisco Ferreira de Azevedo; e, ainda agora, todos lastimamos a ausência do admirável Padre Pelágio.

As autoridades religiosas tem sido sempre nossas autênticas protetoras.

Na condição de espírita-cristão. Consideraria injustiça esquecer tudo isso e, conquanto aceitando as interpretações diversas da palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo, em Allan Kardec, o meu espírito se curva reverente diante de todas essas grandes figuras que formaram o caráter no Brasil Cristão.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 16.
Para visualizar o capítulo 16 completo, clique no botão abaixo:

Ver 16 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?