Entender Conversando

Versão para cópia
CAPÍTULO 37

ANO INTERNACIONAL DA CRIANÇA

P - Nós estamos no ANO INTERNACIONAL DA CRIANÇA, ANO I DA CRIANÇA BRASILEIRA, qual o seu recado para todas as pessoas que lidam com Evangelização nos Centros Espíritas, orfanatos e outras instituições?

R - Nós acreditamos que essa legenda é um convite mais acentuado a nós todos, que estamos no planeta terrestre, para que abramos os olhos para compreender a condição do Espírito que reinicia ou que inicia os seus passos na viagem da existência planetária.

Creio que nós deveríamos, com essa legenda: ANO INTERNACIONAL DA CRIANÇA, acordar o coração para o dever que nos cabe junto aos nossos pequeninos, isso especialmente quanto às nossas irmãs, as mulheres (digo isso com muito respeito) que a elas foi confiada a chave da vida, da maternidade tão sublimada quanto possivel, não do ponto de vista de santificação compulsória, mas, de compromisso atendido, de respeito quanto aos deveres assumidos. Eu acho que isso poderia colocar o nosso tempo novamente em órbita. Imaginemos, por exemplo, determinada mãe muito jovem, com possibilidade de criar seu filho com a robustez necessária, que peça os serviços de uma ama para acalentar e nutrir a criança, subtraindo-se à presença da criança e fugindo ao diálogo com a criança.

Não estamos julgando ninguém, mas, creio que todos nós, aqueles que nascemos de mães extremamente pobres no mundo material, tivemos o suficiente amor para crescer bendizendo o nome de Deus, e para não perdermos, pelo menos, o nosso sentido de fé numa vida melhor, embora estejamos carregando, como sempre, muitas imperfeições;

então, as nossas irmãs de hoje enriquecidas pela civilização, pelos patrimônios materiais que estão assinalando nossa vida em toda parte, que elas pudessem também fazer isso.

Sem a ideia de querer desprestigiá-las, eu acho que nós temos grande vantagem, em nos ajustando ao espírito de proteção à criança de que nós todos estamos necessitados, para não perdermos o futuro melhor, porque Deus determina e cria, mas o homem e a mulher são colaboradores de Deus.








Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 37.
Para visualizar o capítulo 37 completo, clique no botão abaixo:

Ver 37 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?