Entrevistas

Versão para cópia
CAPÍTULO 98

LOUCURA E OBSESSÃO – TRATAMENTO

P – De que maneira, Chico, os Benfeitores Espirituais consideram o tratamento da loucura ou de obsessão?

R – Eles consideram muitas vezes que, principalmente nós, os espíritas que tateamos o problema do desequilíbrio mental através da obsessão, precisamos compreender a necessidade do intercâmbio com a Medicina. Trazem, por exemplo, a imagem de um piano como sendo o corpo físico e se o piano se destrambelha, ele naturalmente necessitará do artista que vai, naturalmente, observar o problema da afinação, depois da melodia, a utilização do instrumento, roas, precisamos do técnico que vai sanar as defeitos existentes naquele organismo destinado a composições musicais. Á vista disso, nosso corpo precisa da assistência médica, em todos os distúrbios que apresente. Isso, porém, não impede a nossa obrigação de cooperar no campo mental, com o influxo renovador das ideias edificantes, com a oração, com o otimismo, com as ideias de renovação, com o socorro da fé, como bálsamo da esperança, sem desprezar, de modo nenhum, a cooperação da Ciência, através do socorro medicamentosa porque se o socorro medicamentoso está na Terra é também por permissão de Deus, precioso resultado da misericórdia de Deus.

Os espíritas não podem desconhecer a importância da assistência médica em todo caso de loucura e muito principalmente no capítulo da obsessão, porque na obsessão, determinada mente ou determinadas mentes estão influenciando de modo negativo sobre o espírito do obsidiado, mas o corpo do obsidiado sofre, também, as dilapidações consequentes e essas dilapidações devem ser regeneradas e só podem ser eficientemente regeneradas com a assistência médica.

Isso não obsta o trabalho espírita, o trabalho das religiões, que se propõem a socorrer moralmente os nossos irmãos sofredores nesse setor das provações humanas.








Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 98.
Para visualizar o capítulo 98 completo, clique no botão abaixo:

Ver 98 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?