Nosso Mestre

Versão para cópia
CAPÍTULO 163

Fora da caridade não há salvação

No juízo final proferirá Jesus sentença definitiva e irrevogável sobre todos os homens. Irão uns para a vida eterna, porque amaram e serviram a Deus na pessoa do próximo; irão outros para o suplício eterno, porque não cumpriram este dever fundamental de todo cristão e de todo homem.
Quando vier o Filho do homem na sua majestade, em companhia de todos os anjos, sentar-se-á no trono da sua glória. E hão de reunir-se diante dele todos os povos.
E ele os separará uns dos outros, assim como o pastor separa dos cabritos as ovelhas.
Colocará à sua direita as ovelhas, e à esquerda os cabritos. Então dirá o rei aos que se acharem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do reino que vos está preparado desde o princípio do mundo. Porque eu estava com fome, e me destes de comer; estava com sede e me destes de beber; andava forasteiro e me agasalhastes; estava nu, e me vestistes; estava doente, e me visitastes; estava preso, e me viestes ver.
Então lhe perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome, e te demos de comer? Quando com sede, e te demos de beber? Quando te vimos forasteiro, e te demos agasalho? Quando, nu, e te vestimos? Quando te vimos doente ou preso, e te fomos ver?
Responder-lhes-á o rei: Em verdade, vos digo que o que fizestes a algum destes meus irmãos mais pequeninos, a mim é que o fizestes.
Em seguida, dirá aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado ao demônio e seus anjos! Porque eu estava com fome, e não me destes de comer; estava com sede, e não destes de beber; andava forasteiro, e não me agasalhastes; estava nu, e não me vestistes; estava doente e preso, e não me visitastes.
Perguntar-lhe-ão também estes: Quando foi, Senhor, que te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou doente, ou preso, e deixamos de acudir-te?
Ao que ele lhes responderá: Em verdade, vos digo que o que deixastes de fazer a algum destes mais pequeninos, a mim é que deixastes de o fazer.
E irão estes para o suplício eterno; os justos, porém, para a vida eterna (Mt. 25, 31-46).


Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 163.
Para visualizar o capítulo 163 completo, clique no botão abaixo:

Ver 163 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Mateus 25:37

Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?

mt 25:37
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 25:34

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

mt 25:34
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 25:44

Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?

mt 25:44
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 25:43

Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.

mt 25:43
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 25:38

E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?

mt 25:38
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 25:41

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

mt 25:41
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 25:31

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;

mt 25:31
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa