CAPÍTULO VI

Antigos e Modernos Sistemas do Mundo

Eterna sucessão dos mundos
• Item 51 •
Desse modo, a eternidade real e efetiva do Universo se acha garantida pelas mesmas leis que dirigem as operações do tempo; dessa maneira, mundos sucedem a mundos, sóis a sóis, sem que o imenso mecanismo dos vastos céus jamais seja atingido nas suas gigantescas molas.
Onde os vossos olhos admiram esplêndidas estrelas sob a abóbada da noite, onde o vosso espírito contempla irradiações magníficas que resplandecem nos espaços distantes, há muito tempo o dedo da morte extinguiu esses esplendores, há muito o vazio sucedeu a esses deslumbramentos e já recebem mesmo novas criações ainda desconhecidas. A distância imensa em que se encontram esses astros, por efeito da qual a luz que nos enviam gasta milhares de anos para chegar até nós, faz com que somente hoje recebamos os raios que eles nos enviaram muito tempo antes da criação da Terra e com que ainda os admiremos durante milhares de anos após a sua desaparição real. [15]

Que são seis mil anos da humanidade histórica diante dos períodos seculares? – Segundos em vossos séculos. Que são as vossas observações astronômicas diante do estado absoluto do mundo? – A sombra eclipsada pelo Sol.


Acima, está sendo listado apenas o item 51 do capítulo 6.
Para visualizar o capítulo 6 completo, clique no botão abaixo:

Ver 6 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?