Nas Pegadas do Mestre

Versão para cópia
CAPÍTULO 111

O sangue do Cristo

"Eu sou o pão da vida, sou o pão vivo que desci do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. Em verdade, em verdade, vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e eu nele. Assim como eu vivo pelo Pai que me enviou, da mesma sorte aquele que de mim se alimenta viverá de mim. "


(Evangelho.)

Jesus é o pão que desceu do Céu para alimentar o espírito do homem. O pão do Céu é para o espírito o que o pão da Terra é para o corpo. Alma e corpo dependem de pão para manter a vida.

Para que, porém, o pão alimente e conserve a vida é preciso que se transforme em sangue. O milagre dessa transubstanciação opera-se à revelia da vontade humana: é obra maravilhosa da natureza.

A doutrina de Jesus é o pão do espírito. Conhecê-la, no entanto, apenas em sua letra, em sua forma, em sua estrutura, representa para o espírito precisamente aquilo que para o corpo representa a ingestão de alimento. O principal ainda está por fazer: digestão, transmutação, assimilação.

Assim como o pão, mercê do aparelho digestivo, se transforma em sangue, elemento este que é a base da vida animal, assim também é mister que a doutrina de Jesus, penetrando o nosso espírito, se transmude em verdade, em luz, elementos estes que, a seu turno, representam a base da vida psíquica, como o sangue o é da vida corpórea.

Precisamos, pois, em boa metáfora, comer a carne e beber o sangue de JesusCristo, isto é, realizar em nós o mistério da transubstanciação para que tenhamos vida nele como ele tem vida no Pai que o enviou. Esse prodígio opera-se também no recesso de nosso "eu": é obra divina, é manifestação do poder de Deus. Daí o dizer do Mestre: Ninguém vem a mim se não for trazido pelo Pai.

A doutrina de Jesus é pão que se transforma em sangue — isto falando em linguagem carnal. A doutrina de Jesus é revelação do Céu que se transforma em conhecimento adquirido, em saber, em luz — isto usando linguagem espiritual.

O sangue é vida, a verdade é vida também: aquela, do corpo, portanto temporária;

esta, do espírito, por conseguinte eterna.

O sangue é a imagem da vida: está em atividade continua. Circulando por todo o corpo, vai entretendo a vida dos ossos, dos músculos, dos nervos, dos tecidos todos. Os mesmos órgãos denominados vitais estão sob sua dependência. O sangue faz ainda mais: arrasta no seu movimento circulatório os elementos mórbidos, os resíduos desassimilados para os órgãos incumbidos de os eliminar. Nutre e purifica.

Tais maravilhas executa em nosso espírito o sangue do Cristo, a suma essência de sua inigualável moral: consolida o caráter, ilumina a mente, purifica os sentimentos escoimando-os de todas as impurezas.

Repetimos: cumpre comer a carne e beber o sangue do Imaculado Cordeiro de Deus. Esse sangue, que é a vida do Cristianismo, não está na letra: ele corre vivido e palpitante por entre a imensa falange dos seres angélicos denominada Espírito Santo.

Em tal consiste a verdadeira Igreja Cristã. Seus membros, esparsos no Céu e na Terra, nutrem-se desse sangue que através deles circula incessantemente; e assim o cristão vive do Cristo, como o Cristo vive do Pai, fonte eterna da vida.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 111.
Para visualizar o capítulo 111 completo, clique no botão abaixo:

Ver 111 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?

Veja mais em...

João 6:35

E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede.

jo 6:35
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 6:36

Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes.

jo 6:36
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 6:37

Tudo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.

jo 6:37
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 6:38

Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

jo 6:38
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 6:39

E a vontade do Pai que me enviou é esta: que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.

jo 6:39
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 6:40

Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho, e crê nele tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

jo 6:40
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 6:41

Murmuravam pois dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu.

jo 6:41
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 6:42

E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como pois diz ele: Desci do céu?

jo 6:42
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 6:43

Respondeu pois Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós.

jo 6:43
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 6:44

Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer: e eu o ressuscitarei no último dia.

jo 6:44
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 6:45

Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.

jo 6:45
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 6:46

Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus: este tem visto ao Pai.

jo 6:46
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 6:47

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.

jo 6:47
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 6:48

Eu sou o pão da vida.

jo 6:48
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa