Nas Pegadas do Mestre

Versão para cópia
CAPÍTULO 25

A derrocada do Materialismo

"Ao sair Jesus do templo, em Jerusalém, disseram-lhe seus discípulos: Olha, Mestre, que pedras e que edifícios? Respondeu-lhes Jesus: Vês estes grandes edifícios? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada. "


(Evangelho.)

Geralmente, os homens enchem-se de entusiasmo diante dos grandes e custosos edifícios, e de todas as obras vultosas, que afetam os sentidos.

As metrópoles, com suas ruas e praças em constante burburinho, com seus prédios alinhados, ostentando rica e variada arquitetura, com seus monumentos, teatros, templos e jardins, constituem o orgulho das nações.

O comércio, a indústria e a agricultura, como fontes de riqueza, absorvem o que de melhor pode produzir a vontade e a inteligência do homem contemporâneo. O culto às artes, ao prazer, à moda e à ciência (na parte que dizerespeito ao bem-estar físico) representa, a seu turno, a preocupação absorvente dos povos.

E, afinal, que é tudo isso senão chapada materialidade? De que serve todo esse progresso material, desacompanhado do respectivo progresso moral? Onde estão os grandes impérios e as grandes potências que deslumbraram o mundo com seu poderio, com suas riquezas, com suas vastas, opulentas e luxuosas capitais? Onde está a potentíssima Roma dos Césares? Onde está a Grécia, berço das artes, da filosofia e da cultura física? Onde está o Egito com suas ciências? De todas essas grandezas não existe mais pedra sobre pedra! Tudo ruiu por terra, transformou-se em ruínas, tal como sucedeu no ano 70 à famosa capital dos Judeus, cumprindo-se a profecia do Senhor.

Jerusalém é um símbolo. O vaticínio que lhe foi predito estende-se ao mundo inteiro. O deslumbrante progresso material, que o século atual ostenta com tanta jactância, é uma edificação sobre areia. A sorte que o espera é a mesma dos grandes reinos e impérios do passado, que ruíram ao sopro das paixões. A derrocada já teve seu início na conflagração europeia. A pedra já se deslocou da montanha. A estátua de Nabucodonosor, cuja cabeça era de ouro, os braços e o peito de prata, o ventre de bronze, as pernas de ferro, e os pés de barro, oscila em sua base instável e movediça.

Tal é o perfeito símile da civilização e do progresso dos povos na hora vigente. O embasamento que sustenta a fachada do mundo atual é falso. Os homens edificaram sobre os alicerces da tirania e das iniquidades. Não lhes aproveitam os exemplos da História. Fazem como crianças brincando com cubos de madeira: constroem pontes, erguem torres, levantam castelos, que, em seguida, elas próprias destroem, para, de novo, reconstruírem !

Sob os pomposos nomes de comércio e de indústria, exerce-se o monopólio, o açambarcamento, e a apropriação, ocasionando carestia, miséria e fome. O parasitismo prolifera sob várias modalidades. O povo, ludibriado em seus direitos, é sobrecarregado de ônus pesadíssimos. Não há moral, não há justiça, não há liberdade. Uma só religião, diz Papine, pratica o mundo de nossos dias: aquela que reconhece a suma trindade: Votan, Mamon e Epicuro: isto é, a Força, que tem por símbolo a Espada, e por templo a Caserna; a Riqueza, que tem por símbolo o ouro, e por templo a Bolsa; e, finalmente, a Carne, que tem por símbolo Vênus, e por templo o Bordel.

Hoje, mais do que nunca, cumpre despertar a Humanidade, chamando-lhe a atenção para as proféticas palavras do incomparável Vidente: Vês todas essas grandezas do século? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra, que não seja derribada.

Os que têm olhos de ver, e ouvidos de ouvir, vejam e ouçam.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 25.
Para visualizar o capítulo 25 completo, clique no botão abaixo:

Ver 25 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Lucas 13:6

E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando;

lc 13:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 13:7

E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?

lc 13:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 13:8

E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque;

lc 13:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 13:9

E, se der fruto, ficará, e, se não, depois a mandarás cortar.

lc 13:9
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa