Nas Pegadas do Mestre

Versão para cópia
CAPÍTULO 80

“Fiat-lux"

"Então disse Jesus: Eu sou a luz do mundo; quem me segue, de modo nenhum andara em trevas; pelo contrario, terá a luz da vida. "


(Evangelho.)

Há vida espiritual, e há vida animal. Há pão para o corpo, e pão para o espírito. Da mesma sorte, há luz física, e há luz moral. A alma tem órgãos visuais como os tem o corpo.

O homem privado do sentido da vista é cego, como cego também é o homem cujos olhos do espírito estão anuviados, ou ainda se mostram inativos por falta de função.

É tão fácil descobrirmos o cego de luz moral como o cego de luz física ou material.

O andar de ambos, embora em planos diversos, é o mesmo, ressente-se de idênticos defeitos: é dúbio, incerto, cambaleante. Ambos dão guinadas à direita e à esquerda, ambos tropeçam amiudadas vezes; e, não raro, levam quedas tremendas. Não se dirigem por si, não se orientam livremente, em tudo dependem de alheia direção.

Onde há grande diferença entre as duas categorias de cegueira é nas consequências que delas decorrem.

Os desastres a que se expõem os cegos de espírito são incomparavelmente maiores, de efeitos muitos mais desastrosos e perduráveis.

Se indagarmos, com justeza, a origem dos grandes males que, em suas variadas modalidades, infelicitam os homens, encontramo-los na cegueira moral. A miséria, a enfermidade, o crime, a guerra, a depravação dos costumes encerram problemas que só à luz do espírito podem ser resolvidos, visto como tais flagelos têm suas raízes nas trevas da consciência.

Tudo que se faz, e se tem feito no sentido de debelar aqueles tormentos que perseguem a Humanidade, são paliativos que jamais alcançaram êxito. É necessário acender o lampadário interno, desenvolver as faculdades visuais da alma.


Um apreciado cronista assim se exprime sobre a decadência moral deste século: "A juventude de hoje tem duas preocupações principais, senão absorventes: a do dinheiro e a do prazer, ou apenas a do prazer; pois o mais nisso se resume. Mil fatos o demonstram: o delírio do luxo; a materialidade chapada dos esportes sem nenhum objetivo elevado; a terrível propagação dos tóxicos; o desaparecimento vertiginoso dos velhos hábitos de urbanidade: a selvajaria dos sentimentos e dos atos em relação às mulheres, atropeladas de todos os lados por uma onda formidável de concupiscência agressiva e de vilanagem brutal. . . "

Essa trilha tortuosa, acima descrita, por onde se embrenha a mocidade, é o resultado inelutável da cegueira espiritual. Se ela tivesse "olhos de ver", não vaguearia a discrição das paixões, descambando assim pelo declive da corrupção que a degrada e avilta. E não é só a juventude; homens maduros, encanecidos até, dos quais era lícito esperar exemplos edificantes, apresentam-se atacados do mesmo vírus pestilento, da mesma amaurose que de todo inutiliza os órgãos da luz da vida.

Contudo, o mal não é irremediável. Pode ser curado mediante a restauração do Cristianismo nos corações. Urge fazê-lo quanto antes. Moços e velhos, homens e mulheres devem ser cristianizados. Em tal importa o remédio para a escuridão da alma, porque o Cristianismo é luz.

Há sol material e há sol moral. Um atende às necessidades do animal, outro às necessidades do espírito. Assim como a vida animal está presa às influências do calor, da luz e do magnetismo de um, assim também a vida do espírito está na dependência direta do calor da luz e do magnetismo do outro. Não há higiene física onde os raios solares não penetram livremente. Não há, a seu turno, higiene da alma onde o influxo da moral eterna revelada por Jesus Cristo não tenha livre e franco acesso.

Jesus é a luz do mundo, é o sol espiritual do nosso orbe. Quem o segue não andará em trevas. Quem o menospreza condena-se à cegueira da alma, essa cegueira capaz de precipitar o homem nos pelagos de insondáveis abismos.

FIAT LUX!




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 80.
Para visualizar o capítulo 80 completo, clique no botão abaixo:

Ver 80 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Mateus 12:46

E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe.

mt 12:46
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 12:47

E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te.

mt 12:47
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 12:48

Porém ele, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? e quem são meus irmãos?

mt 12:48
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 12:49

E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos;

mt 12:49
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 12:50

Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe.

mt 12:50
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa