Nas Pegadas do Mestre

Versão para cópia
CAPÍTULO 92

O óbolo da viúva

"Sentando-se Jesus em frente ao gazofilácio, observava como o povo deitava ali o dinheiro. Os ricos deitavam grandes quantias; mas, vindo uma pobre viúva, lançou duas pequenas moedas no valor de sete centavos. E, chamando seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais no gazofilácio, que todos os ofertantes; porque os ricos deram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo o que tinha para seu sustento. "


(Evangelho.)

Quem mais dá, segundo afirma o Mestre, não é quem dá muito, mas é quem dá o que tem, embora pouco ou quase nada. A balança da divina justiça não pesa o que o ofertante dá, porém aquilo com que ele fica, para assim aquilatar o valor das dádivas.

Daqui resulta uma transcendente lição, tanto para os ricos como para os pobres, tanto para os grandes e poderosos como para os humildes e pequeninos.

Os ricos não têm de que se orgulhar pelas vultosas somas que, porventura, empreguem em obras de beneficência; porquanto, a importância desses feitos, estando, como está, em relação às suas respectivas fortunas, representa um valor muito relativo, para não dizermos insignificante .

O mérito de nossas obras está no esforço que empregamos para realizá-las como também na pureza das intenções propulsoras de nossos atos. Os "mordomos", portanto, a quem a Providência confiou a administração dos largos cabedais, que se não vangloriem dos benefícios que prodigalizam supondo-se credores de maiores méritos.

Os pobres, a seu turno, aprendem também aqui um ensinamento: a pobreza não condição incompatível com a prática da caridade, mesmo considerada em seu aspecto material — a beneficência. Não se esquivem pois, de dar os que só podem dar muito pouco. O quanto vale esse pouco di-lo o legítimo intérprete da soberana justiça, reputando o óbolo da viúva superior às consideráveis somas que os dinheirosos lançaram no gazofilácio.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 92.
Para visualizar o capítulo 92 completo, clique no botão abaixo:

Ver 92 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?