Depois da Travessia

Versão para cópia
Capítulo XVII

Eu poderia ter lutado mais um pouco


Temas Relacionados:

24|03|1938


Eis-me aqui, meus amigos! A noite é de dolorosa confirmação e também eu tenho sofrido muito! [v. ]

Não tive forças para chegar ao fim do cálice de amargura e minha pobre esposa e filhinhas aí ficaram órfãs de minha presença e de meu carinho…

Descendente dos Fortes, , porém a energia me faltou. No momento preciso, também eu perambulei por Ponta Grossa, cheio de ódio e sedento de vingança. Não podia concordar com a injustiça da condenação e um tiro foi o epílogo das decisões do ministro.

Inconsciente por muito tempo, ainda fiquei na Ladeira do Ascurra, sofrendo, mas quando pude locomover-me, persegui os meus caluniadores faminto de desforço.

Mas, ó grande Deus, a vossa luz tocou-me o coração!… Perdoai-me para que eu possa perdoar os meus devedores, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu.

Voltarei mais tarde. Peçam a Deus por minha paz!



: Colega de trabalho de Rômulo Joviano na Fazenda Modelo de Ponta Grossa, no Paraná. Suicidou-se devido a uma injusta punição imposta pelo ministro da Agricultura, baseada em infamante calúnia de outro colega, Gustavo Dutra, que assina . A Ladeira do Ascurra, referenciada nesta página, trata-se de uma rua no bairro de Cosme Velho, no Rio de Janeiro, onde, provavelmente, cometeu o ato extremo. Mensagem recebida por Chico Xavier e Maria Joviano, com a utilização da prancheta. Rômulo Joviano fez as anotações.



Pereira n
Francisco Cândido Xavier


Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 17.
Para visualizar o capítulo 17 completo, clique no botão abaixo:

Ver 17 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?