Deus Conosco

Versão para cópia
Capítulo XIII

Sebastianismos

06/05/1936


Venho ao vosso meio em companhia da minha irmã Martha, com quem venho ligando, desde que nós ambas fomos nos encontrar no antigo Convento de Odivellas, nos tempos ominosos do nefasto D. João 5. Até hoje, nós duas, através da rede das reencarnações, não nos separamos. Muitas das personalidades daqueles tempos reparávamos seus grandes desvios. Mesmo esse monarca libidinoso, depois de esbanjar o ouro do Brasil, nos seus absurdos do absolutismo, nas suas imoralidades, que a História comprova, foi um obscuro escravo no Brasil, tendo resgatado nos trabalhos do cativeiro os seus desregramentos do passado. Minha palestra não é ociosa. Procuro incutir-vos o amor ao cumprimento dos vossos deveres na face da Terra. Voltarei mais tarde. Quero contar-vos alguns casos de outrora. Adeus.


Sóror Maria da Purificação



Filhos, agora podereis repousar. Maria da Purificação é uma dedicada companheira. Tem, contudo, um defeito: gosta muito de historiar as coisas alheias, tocando, por vezes, a indiscrições. Se com as atualidades não podemos convencer os homens, muito menos poderemos fazê-lo a poder de . Boa noite.


Emmanuel


[Sebastianismo: Crença espalhada em Portugal de que Dom Sebastião não havia morrido, mas deveria voltar, um dia, para governar o país. Aplica-se a todo e qualquer movimento saudosista, político, esperando o regresso de algum político ao governo. — Grande Dicionário Etimológico-prosódico da Língua Portuguesa. Por Francisco da Silveira Bueno. Edição Saraiva. SP.]



Sóror Maria da Purificação
Francisco Cândido Xavier


Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 13.
Para visualizar o capítulo 13 completo, clique no botão abaixo:

Ver 13 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?