Fonte de Paz

Versão para cópia
Capítulo XIV

A ascendência do Evangelho


Temas Relacionados:

A lei mosaica foi a precursora direta do Evangelho de Jesus.

O protegido de Termutis, depois de se beneficiar com a cultura que o Egito lhe podia prodigalizar, foi inspirado a reunir todos os elementos úteis à sua grandiosa missão, vulgarizando o monoteísmo e estabelecendo o Decálogo, sob a inspiração da Vida Maior, cujas determinações são, até hoje, a edificação basilar da Religião, da Justiça e do Direito, se bem que as doutrinas antigas já tivessem arraigado a crença de Deus único, sendo o politeísmo, apenas, uma questão simbológica apta a satisfazer à mentalidade geral.

A legislação de Moisés está repleta de lendas compatíveis com a época, mas escoimada de todos os comentários fabulosos a seu respeito, a sua figura é de fato, a de um homem extraordinário, revestido dos mais elevados poderes espirituais.

Foi o primeiro a tornar acessíveis às multidões os ensinamentos somente conseguidos à custa de longa e penosa iniciação, com a síntese luminosa de grandes verdades da Vida Imortal.




O título entre parênteses é o mesmo da mensagem original, o item 4 aqui republicado intitula-se A lei moisaica e seu conteúdo, diferindo nas palavras marcadas, de uma mensagem publicada originalmente em 1937 pela FEB e é a 2ª lição do livro “”



Emmanuel
Francisco Cândido Xavier


Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 14.
Para visualizar o capítulo 14 completo, clique no botão abaixo:

Ver 14 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?