O Consolador

Versão para cópia

Ciências Aplicadas

— As ciências aplicadas, como a Agricultura, a Engenharia, a Medicina, a Educação e a Economia representam o campo de esforço aos Espíritos encarnados, para amplificação dos conhecimentos do homem, em benefício material da Humanidade?

— As ciências aplicadas são as forças que se mobilizam para as comodidades da civilização; todavia, apesar de suas características materiais, é dentro de seus quadros que se organizam os esforços abençoados do Espírito, em provas de regeneração ou em missões purificadoras, na sua marcha ascensional para o perfeito.

Entrosando-se com as atividades complementares das demais expressões científicas do planeta, todas se harmonizam, nas lutas do homem, como recursos terrenos para o desiderato das finalidades divinas.


— No quadro das ciências, as inspirações do Plano superior são destinados a determinados estudiosos, ou lançadas de maneira geral para todos os cientistas?

— Nos departamentos da atividade científica existe, às vezes, esse ou aquele missionário, com tarefa especializada e conferida tão somente ao seu esforço.

Em se tratando, porém, de ideias e aparelhos novos, nos movimentos evolutivos, as inspirações do Plano espiritual são distribuídas em todas as correntes do pensamento humano, percebendo-as, contudo, somente aqueles que se encontram sintonizados com as suas vibrações.


— O agricultor, aplicando os conhecimentos da ciência para a melhoria do seu meio ambiente e elevação do nível social em que se encontra, cumpre, também, missão espiritual?

— O homem recebeu, igualmente, uma grande tarefa junto ao solo do globo, fonte de manutenção de sua existência, competindo-lhe o bom serviço de cultivar e aperfeiçoar o trato da terra, sob a sua ordenação transitória, porquanto é na oficina do orbe que ele se prepara, de modo geral, para o seu futuro infinito, cheio de beleza e de realizações definitivas no Plano eterno.


— O engenheiro, na movimentação dos patrimônios materiais do orbe, alargando as possibilidades de comunicação entre os povos, é amparado pelas forças espirituais?

— As fontes de proteção do Plano invisível amparam todos os esforços generosos e sinceros que objetivam não só o aperfeiçoamento da escola Planetária, como também o de seus filhos. Assim, temos de reconhecer no engenheiro abnegado um obreiro do progresso e da fraternidade.

Essa a razão pela qual as grandes obras da engenharia, em sua feição beneficiária, apesar de materiais, possuem elevada significação pela extensão de sua utilidade ao espírito coletivo.


— Como é considerada nos Planos espirituais a medicina terrena?

— A medicina humana, compreendida e aplicada dentro de suas finalidades superiores, constitui uma nobre missão espiritual.

O médico honesto e sincero, amigo da verdade e dedicado ao bem, é um apóstolo da Providência Divina, da qual recebe a precisa assistência e inspiração, sejam quais forem os princípios religiosos por ele esposados na vida.


— Em face dos esforços da Medicina, como devemos considerar a saúde?

— Para o homem da Terra, a saúde pode significar o equilíbrio perfeito dos órgãos materiais; para o Plano espiritual, todavia, a saúde é a perfeita harmonia da alma, para obtenção da qual, muitas vezes, há necessidade da contribuição preciosa das moléstias e deficiências transitórias da Terra.


— Toda moléstia do corpo tem ascendentes espirituais?

— As chagas da alma se manifestam através do envoltório humano. O corpo doente reflete o panorama interior do espírito enfermo. A patogenia é um conjunto de inferioridades do aparelho psíquico.

E é ainda na alma que reside a fonte primária de todos os recursos medicamentosos definitivos. A assistência farmacêutica do mundo não pode remover as causas transcendentes do caráter mórbido dos indivíduos. O remédio eficaz está na ação do próprio espírito enfermiço.

Podeis objetar que as injeções e os comprimidos suprimem a dor; todavia, o mal ressurgirá mais tarde nas células do corpo. Indagareis, aflitos, quanto às moléstias incuráveis pela ciência da Terra e eu vos direi que a reencarnação, em si mesma, nas circunstâncias do mundo envelhecido nos abusos, já representa uma estação de tratamento e de cura e que há enfermidades dalma, tão persistentes, que podem reclamar várias estações sucessivas, com a mesma intensidade nos processos regeneradores.


— Se as enfermidades são de origem espiritual, é justa a aplicação dos medicamentos humanos, a cirurgia, etc., etc.?

— O homem deve mobilizar todos os recursos ao seu alcance, em favor do seu equilíbrio orgânico. Por muito tempo ainda, a Humanidade não poderá prescindir da contribuição do clínico, do cirurgião e do farmacêutico, missionários do bem coletivo. O homem tratará da saúde do corpo, até que aprenda a preservá-lo e defendê-lo, conservando a preciosa saúde de sua alma.

Acima de tudo, temos de reconhecer que os serviços de defesa das energias orgânicas, nos processos humanos, como atualmente se verificam, asseguram a estabilidade de uma grande oficina de esforços santificadores no mundo. Quando, porém, o homem espiritual dominar o homem físico, os elementos medicamentosos da Terra estarão transformados na excelência dos recursos psíquicos e essa grande oficina achar-se-á elevada a santuário de forças e possibilidades espirituais junto das almas.


— Nos processos de cura, como deveremos compreender o passe?

— Assim como a transfusão de sangue representa uma renovação das forças físicas, o passe é uma transfusão de energias psíquicas, com a diferença de que os recursos orgânicos são retirados de um reservatório limitado, e os elementos psíquicos o são do reservatório ilimitado das forças espirituais.


— Como deve ser recebido e dado o passe?

— O passe poderá obedecer à fórmula que forneça maior porcentagem de confiança, não só a quem o dá como a quem o recebe. Devemos esclarecer, todavia, que o passe é a transmissão de uma força psíquica e espiritual, dispensando qualquer contato físico na sua aplicação.


— A chamada “benzedura”, conhecida nos meios populares, será uma modalidade do passe?

— As chamadas “benzeduras”, tão comuns no ambiente popular, sempre que empregadas na caridade, são expressões humildes do passe regenerador, vulgarizada nas instituições espiritistas de socorro e de assistência.

Jesus nos deu a primeira lição nesse sentido, impondo as mãos divinas sobre os enfermos e sofredores, no que foi seguido pelos apóstolos do Cristianismo primitivo.

“Toda boa dádiva e dom perfeito vêm do Alto” — dizia o apóstolo, (Tg 1:17) na profundeza de suas explanações.

A prática do bem pode assumir as fórmulas mais diversas. Sua essência, porém, é sempre a mesma diante do Senhor.


— Por que não será permitida às entidades espirituais a revelação dos processos de cura da lepra, do câncer, etc.?

— Antes de qualquer consideração, devemos examinar a lei das provações e a necessidade de sua execução plena.

Na própria natureza da Terra e na organização de fluidos inerentes ao planeta, residem todos esses recursos, até hoje inapreendidos pela ciência dos homens. Jesus curava os leprosos com a simples imposição de suas mãos divinas.

O Plano espiritual não pode quebrar o ritmo das leis do esforço próprio, como a direção de uma escola não pode decifrar os problemas relativos à evolução de seus discípulos.

Além de tudo, a doença incurável traz consigo profundos benefícios. Que seria das criaturas terrestres sem as moléstias dolorosas que lhes apodrecem a vaidade? Até aonde poderiam ir o orgulho e o personalismo do espírito humano, sem a constante ameaça de uma carne frágil e atormentada?

Observemos as dádivas de Deus no terreno das grandes descobertas, mobilizadas para a guerra de extermínio, e contemplemos com simpatia os hospitais isolados e escuros, onde, tantas vezes, a alma humana se recolhe para as necessárias meditações.


— Podem os Espíritos amigos atuar sobre a flora microbiana, nas moléstias incuráveis, atenuando os sofrimentos da criatura?

— As entidades amigas podem diminuir a intensidade da dor nas doenças incuráveis, bem como afastá-la completamente, se esse benefício puder ser levado a efeito no quadro das provas individuais, sob os desígnios sábios e misericordiosos do Plano superior.


— No tratamento ministrado pelos Espíritos amigos, a água fluidificada, para um doente, terá o mesmo efeito em outro enfermo?

— A água pode ser fluidificada, de modo geral, em benefício de todos; todavia, pode sê-lo em caráter particular para determinado enfermo, e, neste caso, é conveniente que o uso seja pessoal e exclusivo.


— Existem condições especiais para que os Espíritos amigos possam fluidificar a água pura, como sejam a presença de médiuns curadores, reuniões de vários elementos, etc., etc.?

— A caridade não pode atender a situações especializadas. A presença de médiuns curadores, bem como as reuniões especiais, de modo algum podem constituir o preço do benefício aos doentes, porquanto os recursos dos guias espirituais, nessa esfera de ação, podem independer do concurso medianímico, considerando o problema dos méritos individuais.


— O fato de um guia espiritual receitar para determinado enfermo, é sinal infalível de que o doente terá de curar-se?

— O guia espiritual é também um irmão e um amigo, que nunca ferirá as vossas mais queridas esperanças.

Aconselhando o uso de uma substância medicamentosa, alvitrando essa ou aquela providência, ele cooperará para as melhoras de um enfermo e, se possível, para o pleno restabelecimento de sua saúde física, mas não poderá modificar a lei das provações ou os desígnios supremos dos Planos superiores, na hipótese da desencarnação, porque, dentro da Lei, somente Deus, seu Criador, pode dispensar.


— A eutanásia é um bem, nos casos de moléstia incurável?

— O homem não tem o direito de praticar a eutanásia, em caso algum, ainda que a mesma seja a demonstração aparente de medida benfazeja.

A agonia prolongada pode ter finalidade preciosa para a alma e a moléstia incurável pode ser um bem, como a única válvula de escoamento das imperfeições do Espírito em marcha para a sublime aquisição de seus patrimônios da vida imortal. Além do mais, os desígnios divinos são insondáveis e a ciência precária dos homens não pode decidir nos problemas transcendentes das necessidades do Espírito.


— Um hospital espírita tem utilidade para a família espírita?

— A fundação de um hospital, em cujos processos de tratamento estejam vivos os princípios do Espiritismo evangélico, constitui realização generosa, na melhor exaltação dos ensinos consoladores dos mensageiros celestiais.

As edificações dessa natureza, todavia, exigem o máximo de renúncia por parte dos que as patrocinem, porquanto, dentro delas o médico do mundo é compelido a esquecer os títulos acadêmicos, para ser um dos mais legítimos missionários d’Aquele Médico das Almas que curou os cegos e os leprosos, os tristes e os endemoninhados, exemplificando o amor e a humildade na entrosagem de todos os serviços pelo bem dos semelhantes.

Um hospital espírita deve ser um lar de Jesus.

Seu aparelhamento é uma maquinaria divina, exigindo idêntica superioridade nos operários chamados a movimentar-lhe as peças, de modo a que se não deturpe a grandeza profunda dos fins.


— Onde a base mais elevada para os métodos de educação?

— As noções religiosas, com a exemplificação dos mais altos deveres da vida, constituem a base de toda a educação, no sagrado instituto da família.


— O período infantil é o mais importante para a tarefa educativa?

— O período infantil é o mais sério e o mais propício à assimilação dos princípios educativos.

Até aos sete anos, o Espírito ainda se encontra em fase de adaptação para a nova existência que lhe compete no mundo. Nessa idade, ainda não existe uma integração perfeita entre ele e a matéria orgânica. Suas recordações do Plano espiritual são, por isso, mais vivas, tornando-se mais suscetível de renovar o caráter e estabelecer novo caminho, na consolidação dos princípios de responsabilidade, se encontrar nos pais legítimos representantes do colégio familiar.

Eis por que o lar é tão importante para a edificação do homem, e por que tão profunda é a missão da mulher perante as leis divinas.

Passada a época infantil, credora de toda vigilância e carinho por parte das energias paternais, os processos de educação moral, que formam o caráter, tornam-se mais difíceis com a integração do Espírito em seu mundo orgânico material, e, atingida a maioridade, se a educação não se houver feito no lar, então, só o processo violento das provas rudes, no mundo, pode renovar o pensamento e a concepção das criaturas, porquanto a alma reencarnada terá retomado todo o seu patrimônio nocivo do pretérito e reincidirá nas mesmas quedas, se lhe faltou a luz interior dos sagrados princípios educativos.


— Qual a melhor escola de preparação das almas reencarnadas, na Terra?

— A melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter.

Os estabelecimentos de ensino, propriamente da mundo, podem instruir, mas só o instituto da família pode educar. É por essa razão que a universidade poderá fazer o cidadão, mas somente o lar pode edificar o homem.

Na sua grandiosa tarefa de cristianização, essa é a profunda finalidade do Espiritismo evangélico, no sentido de iluminar a consciência da criatura, a fim de que o lar se refaça e novo ciclo de progresso espiritual se traduza, entre os homens, em lares cristãos, para a nova era da Humanidade.


— É justa a fundação de institutos para a educação sexual?

— Quando os professores do mundo estiverem plenamente despreocupados das tabelas administrativas, dos auxílios oficiais, da classificação de salários, das situações de evidência no magistério, das promoções, etc., para sentirem nos discípulos os filhos reais do seu coração, será acertado cogitar-se da fundação de educandários dessa natureza, porquanto haverá muito amor dentro das almas, assegurando o êxito das iniciativas.

Os professores do mundo, todavia, considerado o quadro legítimo das exceções, ainda não passam de servidores do Estado, angustiados na concorrência do profissionalismo. Na sagrada missão de ensinar, eles instruem o intelecto, mas, de um modo geral, ainda não sabem iluminar o coração dos discípulos, por necessitados da própria iluminação.

Examinada a questão desse modo, e atendendo às circunstâncias das posições evolutivas, consideramos que os pais são os mestres da educação sexual de seus filhos, indicados naturalmente para essa tarefa, até que o orbe possua, por toda parte, as verdadeiras escolas de Jesus, onde a mulher, em qualquer estado civil, se integre na divina missão da maternidade espiritual de seus pequenos tutelados e onde o homem, convocado ao labor educativo, se transforme num centro de paternal amor e amoroso respeito para com os seus discípulos.


— Como renovar os processos de educação para a melhoria do mundo?

— As escolas instrutivas do planeta poderão renovar sempre os seus métodos pedagógicos, com esses aqueles processos novos, de conformidade com a psicologia infantil, mas a escola educativa do lar só possui uma fonte de renovação que é o Evangelho, e um modelo de mestre, que é a personalidade excelsa do Cristo.


— Os pais espiritistas devem ministrar a educação doutrinária a seus filhos ou podem deixar de faze-lo invocando as razões de que, em matéria de religião, apreciam mais a plena liberdade dos filhos?

— O período infantil, em sua primeira fase, é o mais importante para todas as bases educativas, e os pais espiritistas cristãos não podem esquecer seus deveres de orientação aos filhos, nas grandes revelações da vida. Em nenhuma hipótese, essa primeira etapa das lutas terrestres deve ser encarada com indiferença.

O pretexto de que a criança deve desenvolver-se com a máxima noção de liberdade pode dar ensejo a graves perigos. Já se disse, no mundo, que o menino livre é a semente do celerado. A própria reencarnação não constitui, em si mesma, restrição considerável à independência absoluta da alma necessitada de expiação e corretivo?

Além disso, os pais espiritistas devem compreender que qualquer indiferença nesse particular pode conduzir a criança aos prejuízos religiosos de outrem, ao apego do convencionalismo, e à ausência de amor à verdade.

Deve nutrir-se o coração infantil com a crença, com a bondade, com a esperança e com a fé em Deus. Agir contrariamente a essas normas é abrir para o faltoso de ontem a mesma porta larga para os excessos de toda sorte, que conduzem ao aniquilamento e ao crime.

Os pais espiritistas devem compreender essa característica de suas obrigações sagradas, entendendo que o lar não se fez para a contemplação egoística da espécie, mas, sim, para santuário onde, por vezes, se exige a renúncia e o sacrifício de uma existência inteira.


— A economia deve ser dirigida?

— No que se refere à técnica de produção, à necessidade da repartição e aos processos de consumo, é mais que justa a direção da economia; porém, nesse sentido todo excesso político que prejudique a harmonia na lei das trocas, de que o progresso depende inteiramente, é um erro condenável, com graves consequências para toda a estrutura do organismo coletivo.

Tais excessos deram causa aos sistemas autárquicos de governo, da atualidade, onde perecem todos os ideais de justiça econômica e de fraternidade, em virtude dos erros de visão do mau nacionalismo.

A vida depende de trocas incessantes e toda restrição a esses elevados princípios de harmonia é uma passagem para a destruição revolucionária, onde se invertem todos os valores da vida.

Que a economia seja dirigida, mas que as paixões políticas não penetrem os seus domínios de equilíbrio e reciprocidade, porquanto, na sua influência nefasta, o “bastar-se a si mesmo” é a ideologia sinistra da ambição e do egoísmo, onde o fermento da guerra encontra o clima apropriado para as suas manifestações de violência e extermínio.




Emmanuel
Francisco Cândido Xavier


Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 0.
Para visualizar o capítulo 0 completo, clique no botão abaixo:

Ver 0 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Mateus 5:3

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

mt 5:3
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 5:13

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

mt 5:13
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 5:14

Vós sois a luz do mundo: não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

mt 5:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 5:39

Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

mt 5:39
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 7:1

NÃO julgueis, para que não sejais julgados.

mt 7:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 7:1

NÃO julgueis, para que não sejais julgados.

mt 7:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 7:6

Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas; para que não as pisem, com os pés, e, voltando-se, vos despedacem.

mt 7:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 10:34

Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;

mt 10:34
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 10:35

Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;

mt 10:35
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 12:31

Portanto eu vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.

mt 12:31
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 12:48

Porém ele, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? e quem são meus irmãos?

mt 12:48
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 16:24

Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;

mt 16:24
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 16:27

Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.

mt 16:27
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:1

SEIS dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte.

mt 17:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:2

E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e os seus vestidos se tornaram brancos como a luz.

mt 17:2
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:3

E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.

mt 17:3
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:4

E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias.

mt 17:4
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:5

E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo: escutai-o.

mt 17:5
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:6

E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre seus rostos, e tiveram grande medo.

mt 17:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:7

E aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos; e não tenhais medo.

mt 17:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:8

E, erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus.

mt 17:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:9

E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dos mortos.

mt 17:9
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:10

E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Por que dizem então os escribas que é mister que Elias venha primeiro?

mt 17:10
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:11

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas;

mt 17:11
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:12

Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do Homem.

mt 17:12
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 17:13

Então entenderam os discípulos que lhes falara de João Batista.

mt 17:13
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 18:7

Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!

mt 18:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 18:22

Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas, até setenta vezes sete.

mt 18:22
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 19:12

Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.

mt 19:12
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 19:19

Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.

mt 19:19
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 21:22

E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.

mt 21:22
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 25:14

Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens;

mt 25:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 26:41

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

mt 26:41
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 26:41

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

mt 26:41
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 2:27

E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.

mc 2:27
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 2:27

E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.

mc 2:27
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 2:28

Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.

mc 2:28
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 3:33

E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos?

mc 3:33
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 14:62

E Jesus disse-lhe: Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens do céu.

mc 14:62
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 14:63

E o sumo sacerdote, rasgando os seus vestidos, disse: Para que necessitamos de mais testemunhas?

mc 14:63
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 14:64

Vós ouvistes a blasfêmia; que vos parece? E todos o consideraram culpado de morte.

mc 14:64
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 14:65

E alguns começaram a cuspir nele, e a cobrir-lhe o rosto, e a dar-lhe punhadas, e a dizer-lhe: Profetiza. E os servidores davam-lhe bofetadas.

mc 14:65
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 14:66

E, estando Pedro embaixo, no átrio, chegou uma das criadas do sumo sacerdote;

mc 14:66
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 14:67

E, vendo a Pedro, que se estava aquentando, olhou para ele, e disse: Tu também estavas com Jesus Nazareno.

mc 14:67
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 14:68

Mas ele negou-o dizendo: Não o conheço, nem sei o que dizes. E saiu fora ao alpendre, e o galo cantou.

mc 14:68
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 14:69

E a criada, vendo-o outra vez, começou a dizer aos que ali estavam: Este é um dos tais.

mc 14:69
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 14:70

Mas ele o negou outra vez. E pouco depois os que ali estavam disseram outra vez a Pedro: Verdadeiramente tu és um deles, porque és também galileu.

mc 14:70
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 14:71

E ele começou a imprecar, e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais.

mc 14:71
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 14:72

E o galo cantou segunda vez. E Pedro lembrou-se da palavra que Jesus lhe tinha dito: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás tu. E, retirando-se dali, chorou.

mc 14:72
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 14:33

Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.

lc 14:33
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 19:11

E, ouvindo eles estas coisas, ele prosseguiu, e contou uma parábola; porquanto estava perto de Jerusalém, e cuidavam que logo se havia de manifestar o reino de Deus.

lc 19:11
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 19:12

Disse pois: Certo homem nobre partiu para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois.

lc 19:12
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 19:13

E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha.

lc 19:13
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 19:14

Mas os seus concidadãos aborreciam-no, e mandaram após ele embaixadores, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós.

lc 19:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 19:15

E aconteceu que, voltando ele, depois de ter tomado o reino, disse que lhe chamassem aqueles servos, a quem tinha dado o dinheiro, para saber o que cada um tinha ganhado, negociando.

lc 19:15
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 19:16

E veio o primeiro dizendo: Senhor, a tua mina rendeu dez minas.

lc 19:16
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 19:17

E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás a autoridade.

lc 19:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 19:18

E veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas.

lc 19:18
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 19:19

E a este disse também: Sê tu também sobre cinco cidades.

lc 19:19
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 19:20

E veio outro, dizendo: Senhor, aqui está a tua mina, que guardei num lenço;

lc 19:20
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 19:21

Porque tive medo de ti, que és homem rigoroso, que tomas o que não puseste, e segas o que não semeaste.

lc 19:21
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 19:22

Porém ele lhe disse: Mau servo, pela tua boca te julgarei; sabias que eu sou homem rigoroso, que tomo o que não pus, e sego o que não semeei;

lc 19:22
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 19:23

Por que não meteste pois o meu dinheiro no banco, para que eu, vindo, o exigisse com os juros?

lc 19:23
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 19:24

E disse aos que estavam com ele: Tirai-lhe a mina, e dai-a ao que tem dez minas.

lc 19:24
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 19:25

(E disseram-lhe eles: Senhor, ele tem dez minas).

lc 19:25
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 19:26

Pois eu vos digo que a qualquer que tiver ser-lhe-á dado, mas ao que não tiver até o que tem lhe será tirado.

lc 19:26
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 19:27

E, quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os diante de mim.

lc 19:27
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 1:1

NO PRINCÍPIO era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

jo 1:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 1:5

E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

jo 1:5
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 1:14

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

jo 1:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 3:29

Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim pois já esse meu gozo está cumprido.

jo 3:29
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 6:63

O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.

jo 6:63
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 8:1

PORÉM Jesus foi para o monte das Oliveiras;

jo 8:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 8:2

E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.

jo 8:2
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 8:3

E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;

jo 8:3
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 8:4

E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando,

jo 8:4
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 8:5

E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu pois que dizes?

jo 8:5
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 8:6

Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.

jo 8:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 8:7

E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.

jo 8:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 8:8

E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.

jo 8:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 8:9

Quando ouviram isto, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.

jo 8:9
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 8:10

E, endireitando-se Jesus e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?

jo 8:10
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 8:11

E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno: vai-te, e não peques mais.

jo 8:11
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa


João 10:34

Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?

jo 10:34
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:1

ESTAVA então enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.

jo 11:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:2

E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com unguento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos; cujo irmão Lázaro estava enfermo.

jo 11:2
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:3

Mandaram-lhe pois suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.

jo 11:3
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:4

E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus; para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.

jo 11:4
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:5

Ora Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.

jo 11:5
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:6

Ouvindo pois que estava enfermo ficou ainda dois dias no lugar onde estava.

jo 11:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:7

Depois disto, disse aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judeia.

jo 11:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:8

Disseram-lhe os discípulos: Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e tornas para lá?

jo 11:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:9

Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo:

jo 11:9
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:10

Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.

jo 11:10
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:11

Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.

jo 11:11
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:12

Disseram pois os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo.

jo 11:12
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:13

Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono.

jo 11:13
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:14

Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto;

jo 11:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:15

E folgo, por amor de vós, de que eu lá não estivesse, para que acrediteis: mas vamos ter com ele.

jo 11:15
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:16

Disse pois Tomé, chamado Dídimo, aos condiscípulos: Vamos nós também, para morrermos com ele.

jo 11:16
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:17

Chegando pois Jesus, achou que já havia quatro dias que estava na sepultura.

jo 11:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:18

(Ora Betânia distava de Jerusalém quase quinze estádios.)

jo 11:18
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:19

E muitos dos judeus tinham ido consolar a Marta e a Maria, acerca de seu irmão.

jo 11:19
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:20

Ouvindo pois Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro: Maria, porém, ficou assentada em casa.

jo 11:20
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:21

Disse pois Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.

jo 11:21
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:22

Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.

jo 11:22
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:23

Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar.

jo 11:23
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:24

Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.

jo 11:24
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:25

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

jo 11:25
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:26

E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?

jo 11:26
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:27

Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.

jo 11:27
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:28

E, dito isto, partiu, e chamou em segredo a Maria, sua irmã, dizendo: O Mestre está cá, e chama-te.

jo 11:28
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:29

Ela, ouvindo isto, levantou-se logo, e foi ter com ele.

jo 11:29
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:30

(Ainda Jesus não tinha chegado à aldeia, mas estava no lugar onde Marta o encontrara.)

jo 11:30
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:31

Vendo pois os judeus, que estavam com ela em casa e a consolavam, que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo: Vai ao sepulcro para chorar ali.

jo 11:31
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:32

Tendo pois Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.

jo 11:32
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:33

Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.

jo 11:33
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:34

E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê.

jo 11:34
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa


João 11:36

Disseram pois os judeus: Vede como o amava.

jo 11:36
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:37

E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?

jo 11:37
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:38

Jesus pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela.

jo 11:38
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:39

Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.

jo 11:39
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:40

Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?

jo 11:40
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:41

Tiraram pois a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.

jo 11:41
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:42

Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.

jo 11:42
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:43

E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.

jo 11:43
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:44

E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.

jo 11:44
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 11:45

Muitos pois dentre os judeus, que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele.

jo 11:45
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 13:1

ORA, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até ao fim.

jo 13:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 13:2

E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse,

jo 13:2
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 13:3

Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus,

jo 13:3
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 13:4

Levantou-se da ceia, tirou os vestidos, e, tomando uma toalha, cingiu-se.

jo 13:4
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 13:5

Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.

jo 13:5
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 13:6

Aproximou-se pois de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?

jo 13:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 13:7

Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.

jo 13:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 13:8

Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.

jo 13:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 13:9

Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.

jo 13:9
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 13:10

Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.

jo 13:10
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 13:11

Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos.

jo 13:11
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 13:12

Depois que lhes levou os pés, e tomou os seus vestidos, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?

jo 13:12
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 13:13

Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.

jo 13:13
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 13:14

Ora se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.

jo 13:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 13:15

Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

jo 13:15
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 13:16

Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.

jo 13:16
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 13:17

Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.

jo 13:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 13:18

Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar.

jo 13:18
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 13:19

Desde agora vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou.

jo 13:19
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 13:20

Na verdade, na verdade vos digo: se alguém receber o que eu enviar, me recebe a mim, e quem me recebe a mim recebe aquele que me enviou.

jo 13:20
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 13:4

Levantou-se da ceia, tirou os vestidos, e, tomando uma toalha, cingiu-se.

jo 13:4
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:6

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.

jo 14:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Atos 2:17

E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos;

at 2:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Atos 2:18

E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas naqueles dias, e profetizarão;

at 2:18
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

II Coríntios 3:6

O qual nos fez também capazes de ser ministros dum novo testamento, não da letra, mas do espírito, porque a letra mata, e o espírito vivifica.

2co 3:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Hebreus 11:1

ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.

hb 11:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Tiago 1:17

Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

tg 1:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Êxodo 20:1

ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:

ex 20:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Êxodo 20:1

ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:

ex 20:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Êxodo 20:2

Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

ex 20:2
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Êxodo 20:3

Não terás outros deuses diante de mim.

ex 20:3
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Êxodo 20:4

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas de baixo da terra.

ex 20:4
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Êxodo 20:5

Não te encurvarás a elas nem as servirás: porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem.

ex 20:5
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Êxodo 20:6

E faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos.

ex 20:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Êxodo 20:7

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão: porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

ex 20:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Êxodo 20:8

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

ex 20:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Êxodo 20:9

Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra,

ex 20:9
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Êxodo 20:10

Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus: não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

ex 20:10
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Êxodo 20:11

Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou: portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

ex 20:11
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Êxodo 20:12

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

ex 20:12
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa




Êxodo 20:16

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

ex 20:16
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Êxodo 20:17

Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem cousa alguma do teu próximo.

ex 20:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Êxodo 20:8

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

ex 20:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa


Deuteronômio 18:9

Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações,

dt 18:9
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Deuteronômio 18:10

Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;

dt 18:10
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Deuteronômio 18:11

Nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos:

dt 18:11
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Deuteronômio 18:12

Pois todo aquele que faz tal cousa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus as lança fora de diante dele.

dt 18:12
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Deuteronômio 18:13

Perfeito serás, como o Senhor teu Deus.

dt 18:13
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Deuteronômio 18:14

Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores: porém a ti o Senhor teu Deus não permitiu tal cousa.

dt 18:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Joel 2:28

E há de ser que depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões.

jl 2:28
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Joel 2:29

E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

jl 2:29
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Gênesis 3:19

No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado: porquanto és pó, e em pó te tornarás.

gn 3:19
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 6:37

Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão.

lc 6:37
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 14:26

Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

lc 14:26
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 12:48

Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou muito mais se lhe pedirá.

lc 12:48
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 13:12

Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas aquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.

mt 13:12
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Levítico 24:17

E quem matar a alguém certamente morrerá.

lv 24:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

I Pedro 4:8

Mas, sobretudo, tende ardente caridade uns para com os outros; porque a caridade cobrirá a multidão de pecados.

1pe 4:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Hebreus 7:3

Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.

hb 7:3
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 15:12

O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

jo 15:12
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 16:19

E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

mt 16:19
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 3:1

E, NAQUELES dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia.

mt 3:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 3:28

Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem;

mc 3:28
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Hebreus 10:5

Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me preparaste;

hb 10:5
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

I João 5:7

Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.

1jo 5:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 27:32

E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a sua cruz.

mt 27:32
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 26:26

E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.

mt 26:26
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 27:3

Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos,

mt 27:3
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 26:31

Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão.

mt 26:31
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 5:25

Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.

mt 5:25
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 18:21

Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?

mt 18:21
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Levítico 19:18

Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo: Eu sou o Senhor.

lv 19:18
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Levítico 19:18

Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo: Eu sou o Senhor.

lv 19:18
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 5:17

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.

mt 5:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

III Joao 1:13

Tinha muito que escrever, mas não quero escrever-te com tinta e pena.

3jo 1:13
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

III Joao 1:7

Porque pelo seu Nome saíram, nada tomando dos gentios.

3jo 1:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

III Joao 1:11

Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz bem é de Deus; mas quem faz mal não tem visto a Deus.

3jo 1:11
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

III Joao 1:8

Portanto aos tais devemos receber, para que sejamos cooperadores da verdade.

3jo 1:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

III Joao 1:12

Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro.

3jo 1:12
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

III Joao 1:1

O PRESBÍTERO ao amado Gaio, a quem em verdade eu amo.

3jo 1:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

III Joao 1:1

O PRESBÍTERO ao amado Gaio, a quem em verdade eu amo.

3jo 1:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

III Joao 1:4

Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.

3jo 1:4
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

III Joao 1:14

Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos de boca a boca.

3jo 1:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

III Joao 1:3

Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade.

3jo 1:3
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

III Joao 1:14

Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos de boca a boca.

3jo 1:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

III Joao 1:5

Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, e para com os estranhos,

3jo 1:5
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

III Joao 1:5

Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, e para com os estranhos,

3jo 1:5
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa