O Consolador

Versão para cópia
CAPÍTULO 130

Pergunta 130

Operários do aprendizado terrestre, como devemos encarar o texto sagrado do "lembra-te do dia de sábado para santifica-lo", quando as obrigações de serviço proporcionam para isso os domingos?

O descanso dominical deve ser sagrado pelo homem, não por se tratar de um domingo, mas em virtude da necessidade de se estabelecer uma pausa semanal aos movimentos da vida física, para o recolhimento espiritual da alma em si mesma, no caminho das atividades terrestres. O repouso dominical substitui perfeitamente o sábado antigo, salientando-se que a rigidez da sua observância foi instituída pelos legisladores hebreus, em virtude da ambição e da prepotência dos senhores de escravos, numerosos na época, e que, somente desse modo, atendiam à medida de humanidade, concedendo uma trégua ao esforço exaustivo que costumava aniquilar a existência de servos fracos e indefesos.

O descanso semanal deve ser sempre consagrado pelo homem às expressões de espiritualidade da sua vida, sem se dar, porém, a qualquer excesso no domínio da letra, nesse particular, porque, após a palavra de Moisés, devemos ouvir a lição do Senhor, esclarecendo que "o sábado foi feito para o homem e não o homem par ao sábado".




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 130.
Para visualizar o capítulo 130 completo, clique no botão abaixo:

Ver 130 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?