Amar e Servir

Versão para cópia
CAPÍTULO 41

CARIDADE CONOSCO

Irmãos e amigos: Raríssimos são os Espíritos, integrantes da grande maioria dos encarnados na Terra, que conseguem regressar ao mundo espiritual na gloriosa condição de completistas, com aproveitamento integral das oportunidades de bem-fazer e crescimento moral, e sem agravar o seu passivo cármico.

É natural que assim seja, pois somos quase todos os que ainda nos vinculamos à Mãe Planetária, seres de mediana, senão até de incipiente condição evolucionária, aprendizes modestos da generosa escola da vida.

Herdeiros de poderosos condicionamentos atávicos, que nos ligam ao pretérito longamente vivido nos reinos inferiores da evolução, encontramo-nos na obrigação de aprimorar conhecimentos, enriquecer possibilidades e acrisolar sentimentos, submetidos à tutela superior dos Orientadores que supervisionam de Mais Alto a nossa caminhada.

Aprendizes não são ainda mestres, e é natural que errem para aprender e experimentem para discernir.

Não é por outra razão que a Benevolência Divina nos garante, em sua suprema compreensão, ajuda incessante, tolerância plena e permanente renovação de oportunidades, para que jamais nos faltem ensejo de elevação e recursos de consolidação de cada nova conquista espiritual para a vida eterna.

Recordamos isto, nesta hora, com o propósito de contribuir para que nenhum de nós desfaleça na jornada, sob o peso do desalento ou do fracasso, em razão das dificuldades íntimas de atingir o sagrado ideal que nos impele para Cima.

Impõe-se, muitas vezes, que tenhamos caridade para conosco mesmos, aprendendo a recomeçar após cada escorregão ou cada queda, entendendo que somos filhos de Deus em crescimento e alunos em prova no educandário do mundo.

Se é nosso sagrado dever tolerar e ajudar aos nossos irmãos de jornada, em nome do Amor Celeste, não sejamos nunca algozes de nós mesmos, a fim de que o auxílio dos Céus encontre em nosso íntimo ambiente favorável à ajuda de que sempre carecemos.


Áureo




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 41.
Para visualizar o capítulo 41 completo, clique no botão abaixo:

Ver 41 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?