Ementário Espírita

Versão para cópia
CAPÍTULO 54

NO SERVIÇO ESPÍRITA

Após o deslumbramento inicial experimentado no pórtico da Doutrina Espirita, faça um exame dos seus recursos para relacionar as próprias necessidades.

Tem sede de crescimento? — Sirva.

Guarda dificuldades íntimas? — Confie.

Constata ignorância? — Estude.

Experimenta solidão? — Ame.

Conduz problemas? — Espere.

Sente aflições? — Creia.

Conserva mágoa? — Desculpe.

Carrega os sinais das ingratidões? — Esqueça.


* * *

A fé espírita é luz que banha interiormente. Receba-a no coração e na mente, favorecendo-lhe a penetração com o esforço das suas possibilidades.

Não deixe que o calor dos primeiros momentos se esfrie ante a realidade mentirosa do mundo.

O crescimento íntimo da fé, em você mesmo, é subalterno a muitos fatores de dentro e de fora da sua alma.

Utilize os valores do tempo e da oportunidade para fomentar o desenvolvimento da chama que arde no seu novo ideal.

O arquiteto não se contenta com a imagem mental do edifício. Traslada-a para o papel, manuseando instrumentos valiosos e recursos da imaginação para que um dia a obra se materialize no solo.

O engenheiro não se satisfaz com os cálculos e as plantas. Movimenta larga cópia de materiais e a habilidade de muitos operários através de esforços continuados.

O decorador não se acomoda às concepções imaginárias. Executa-as, movimentando tecidos e tintas, máquinas e pessoal de sensibilidade em trabalho exaustivo.

Para que o domicílio familiar tenha o necessário conforto moderno, movimentam-se muitos braços e mentes, depois dos esboços iniciais e das planificações.

Em todo lugar e atividade, além das energias, físicas aplicadas, são utilizados expressivos recursos do pensamento e da vontade, para que o trabalho se transforme em reduto de esperança e repouso.

Da mesma forma você deve acionar as alavancas do serviço, para que o êxito se faça na construção do santuário íntimo da sua fé.

A Doutrina Espírita, que ora lhe felicita o coração, necessita de um lugar em você onde possa crescer e enflorescer-se.

Não fique no umbral dos seus conceitos libertadores: vá além! Atravesse-lhe o portal deslumbrante. e suba sem constrangimento à zona do serviço humilde onde os Espíritos Sublimes estão elaborando as futuras formas para a vida organizada, e dê-lhes, com as suas mãos, a vontade de acertar e o espirito de serviço, para o aproveitamento de você mesmo.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 54.
Para visualizar o capítulo 54 completo, clique no botão abaixo:

Ver 54 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?