Luz do Mundo

Versão para cópia
CAPÍTULO 20

O CONSOLADOR

Aquele mês de adar (nota
1) começara mais quente do que nos anos anteriores, precipitando o louro da aveia em prenúncio de amadurecimento no campo. Os céus de um azul profundo denotavam o rigor da quadra estival na Judeia. Nas áridas encostas das terras crestadas, balsaminas teimosas se abrem em flor e algumas raras vegetações de cor ocre e moitas das íris violetas cobrem os cortes dos cerros dando-lhes específica pintura.

Aquele solo árido e sáfaro, arenoso numa faixa e calcáreo noutra Região, recebera desde há mil anos a Capital de Israel, fundada por David, estabelecendo desde então as diretrizes seguras para o povo sofrido de contínuas escravidões...

Ele percorria com os Seus aqueles terrenos, sofrendo os preconceitos das gentes de espírito rígido nas observâncias do Culto Externo da Fé e da Lei, sem qualquer integração, porém, no espírito dos ensinos dos Profetas e de Moisés.

Aquele ano de 29 significava-Lhe as dores superlativas da comunhão com os maus, conquanto sem lhes participar das mazelas; caminhar, comer, conviver com e entre eles, e, no entanto, estar acima deles, sem os ferir, sem os humilhar...

Na Galileia gentil, de alma simples e gentes humildes, afáveis e quase sonhadoras, Ele defrontara dificuldades, todavia, amara e fruíra as venturas de receber o amor de ternura e de ingenuidade do povo.

No coração dos simples o licor da generosidade é abundante e nas suas almas há melodias que entoam cantos de fraternidade pura. Socorrem-se na dificuldade, compreendem-se na aflição — falam o mesmo idioma do sofrimento que os nivela, iguala, irmana...

As aspirações deles raramente vão além do desejo do pão, a segurança da quadra de terra onde erguem o lar e donde retiram o grão, a saúde, e depois o amparo dos Céus após a jornada concluída na Terra.

Sem os altos tirocínios e as armadilhas da astúcia intelectiva, amam prontamente e prontamente dão-se.

Na Galileia Ele compusera as Parábolas simples e expressivas, cantara o Sermão do Monte, realizara a pesca abundante...

A Judeia, porém, era diferente: atormentada pelas tricas da política religiosa e governamental, fazia-se covil de lobos e ninho de águias.

Os companheiros afáveis que O seguiam, desacostumados com as condições de tratamento áspero a que eram submetidos ali — pois que os galileus eram subestimados pelos judeus, por serem simples e humildes — mostravam-se receosos, tristes, saudosos das suas praias e terras...


* * *

Seguiam-No astutos sacerdotes por toda parte, buscando intrigá-Lo com o povo;

apareciam nas praças em que discursava infelizes sofistas para perturbá-Lo; espias desditosos surgiam em todo lugar tentando surpreendê-Lo em qualquer desacato direto ou indireto à letra formalista da Lei; mercenários das sinagogas propunham-Lhe perguntas de dúbia significação para prejudicá-Lo e fariseus soezes e mesquinhos ameaçavam-No frequentemente, invejosos da Sua popularidade, armando ciladas verbais...

Ele sobrepairava além e acima de todos.

Suas lições vazadas nas lições da Natureza, reforçadas pelos ensinos do Tora e apoiadas na comunhão íntima que mantinha com o Pai, tocavam e incendiavam de beleza os ouvintes, mesmo os que O detestavam por despeito e inferioridade.


* * *

Desde o começo os seus discípulos discutiam: "Qual de nós será perante Ele o maior?", "Qual de nós por Ele o mais amado?", "Quem será, afinal o Rabi?" e "Já era tempo de que Ele se revelasse e desse uma prova... "

E apesar disso, conviviam com Ele, conheciam-No sem O conhecer realmente.

Participavam da sua quase intimidade e, no entanto, ignoravam... Viam, ouviam e não entendiam em toda a magnitude a Sua missão, o Seu destino...

Mister se fazia anunciar-lhes o futuro.

Naquela noite transparente, salpicada pelos diamantes estelares, enquanto a terra se refazia da ardência do dia...

Já lhes dissera anteriormente: — "Crede em Deus, crede também em mim. " (João 14:1-26) A pergunta-resposta incisiva não deixara dúvidas. Fora enunciada com o vigor da certeza inconfundível.

Depois reflexionara: "desde os primórdios dos tempos enviara Mensageiros, Seus Embaixadores, para despertarem as consciências humanas pelas Civilizações dos diversos tempos.

Em todos os povos Seu Nome sob outros nomes chegou aos ouvidos das almas, ensejando conhecimento da Imortalidade, dos deveres libertadores como também das consequências das ações escravizantes.

Desfilam, então, pelas Suas evocações Crishna, Láo Tseo, Abraão, Hermes Trismegistro, Moisés, Buda, Sócrates, Pitágoras..., que Ele enviara para despertar as consciências para a verdade, recordando nos homens a Paternidade Divina, laborando pela ética. .


E quantos viriam em Seu nome depois que partisse!"

Aquela era a primeira experiência real do amor no seio das massas. O amor até então era manifestação de fraqueza e cobardia moral. Media-se a coragem do caráter de homem pelo rol dos seus hediondos crimes.

Em civilizações, tais a do Seu tempo, nas quais a mulher e a criança não mereciam registro, por serem destituídos de valor, em cujo curso a vida tornada escrava, por espólio da guerra, valia menos do que uma alimária de carga, a Sua mensagem de amor e de perdão não encontraria ressonância, senão através de muitas dores e muitos séculos.

Compreendia Jesus as fraquezas humanas e as incontáveis turbações de que seriam vítimas as criaturas, as alterações que imporiam aos Seus ensinos adaptando-os aos interesses dos diversos tempos e das suas inumeráveis paixões...


Fitando o porvir da Humanidade, sangrenta e dorida, desde aquele então, reuniu os companheiros para os ensinar, e João, no Capítulo XIV das Boas Novas anotou com fidelidade e emoção: — "Se me amardes guardareis os meus mandamentos. "

Aquela condicional do amor se realizaria no futuro do dever. Amá-Lo para guardarLhe as lições. E, no entanto, se amando, os olvidassem, atormentados, ou os alterassem, matando-lhes a significação?


Como escutando a interrogação sem palavras que pairava nas mentes deles prosseguiu: — "Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará um outro Consolador a fim de que esteja para sempre convosco; o Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. "

A música da sublime promessa modulava no leve ar uma esperança consoladora, infinita de amor.


— "Não vos deixarei órfãos: eu voltarei a vós!"

O conforto do amparo contínuo dar-lhes-ia forças para sobreviverem na luta e nas provações.


— "Porém, o Consolador, que é o Espírito Santo, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito. "

O supremo socorro e a perene ajuda continuarão chegando incessante e, um dia, o Espírito de Verdade se manifestará restabelecendo as Suas lições, a legítima ideia do amor...

Já não há dúvida nem receio.

Chegarão à Terra as forças invencíveis do Mundo Espiritual, contra as quais o homem reencarnado, equivocado e irrisório, nada poderá.

Essas legiões chegarão a todos os rincões e pregarão a esperança na dor, enxugando as lágrimas da saudade e abrindo as portas da morte para a vida.

Penetrarão todos os lares da Terra e convocarão os homens à cruzada do amor impessoal e fraterno.


* * *

Ei-lo chegado!

O Consolador encaminha e ampara já milhões de seres, preparando os dias do Senhor, entre os deserdados do Orbe, homenageando o amanhã da felicidade, desde o agora das lágrimas.

Aí estão soando as trombetas de além da morte, entoando advertências, repetindo os ensinos, restaurando a verdade...

Escutemo-las na acústica do coração, essa voz que fala pela boca dos sempre-vivos. É Jesus novamente ensinando.

O Consolador em triunfo traça rotas e guia. "Mandarei alguém: o Consolador!" "Não vos deixarei órfãos... " (nota
1) Março.


Nota da Autora espiritual


Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 20.
Para visualizar o capítulo 20 completo, clique no botão abaixo:

Ver 20 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?

Veja mais em...

João 14:1

NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

jo 14:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:2

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito: vou preparar-vos lugar.

jo 14:2
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:3

E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

jo 14:3
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:4

Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.

jo 14:4
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:5

Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?

jo 14:5
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:6

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.

jo 14:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:7

Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.

jo 14:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:8

Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.

jo 14:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:9

Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? quem me vê a mim vê o Pai: e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

jo 14:9
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:10

Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

jo 14:10
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:11

Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim: crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.

jo 14:11
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:12

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para meu Pai.

jo 14:12
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:13

E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

jo 14:13
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:14

Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

jo 14:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:15

Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.

jo 14:15
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:16

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

jo 14:16
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:17

O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece: mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

jo 14:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:18

Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

jo 14:18
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:19

Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.

jo 14:19
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:20

Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.

jo 14:20
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:21

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

jo 14:21
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:22

Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, donde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?

jo 14:22
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:23

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

jo 14:23
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:24

Quem me não ama não guarda as minhas palavras; ora a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.

jo 14:24
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:25

Tenho-vos dito isto, estando convosco.

jo 14:25
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:26

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

jo 14:26
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa