ESCALADA DE LUZ

Versão para cópia
CAPÍTULO 82

Esclarecendo

Nunca é demais esclarecer os irmãos não entrosados com a Doutrina Espírita sobre o que o Espiritismo não tem: chefes representantes oficializados; dogmas ou rituais, como cânticos, velas, amuletos, batizados e casamentos.

Qualquer pessoa que tentar valer-se da Doutrina Espírita para angariar recursos materiais ou políticas estará, inevitavelmente, caindo em dolorosa contradição com os princípios da mais lídima pureza doutrinária.

Os chamados "despachos", "promessas" ou recursos outros para se conseguir empregos ou mesmo angariar simpatia de pessoas, estão profundamente em desacordo com os ensinamentos preconizados pelo Espiritismo.

O verdadeiro espírita dá de graça o que de graça recebe, jamais coloca o seu serviço ao alcance dos talões de cheque.

Devemos estudar a Doutrina Espírita para aprendermos a discernir as diversas categorias de Espíritos a influenciarem constantemente a Humanidade encarnada.

Ser médium, na acepção do vocábulo, é ser uma ponte de intercâmbio entre as faixas vibratórias do invisível e do mundo material.

O médium vigilante jamais deve olvidar a prece como recurso de defesa, o trabalho incessante no bem, como preservativo da obsessão, e o estudo constante, como iluminação espiritual.

É bom que deixemos a Doutrina Espírita tal qual os Espíritos a entregaram a Allan Kardec. Qualquer pretensão a inovações doutrinárias correrá por inteira responsabilidade dos cérebros vaidosos dos pseudoespíritas.

Por que a caridade?

O que seria do espírito na Terra, sem o tesouro do Sol, sem a riqueza do oxigênio?

Simplesmente não haveria vida.

O que seria do espírito que fugisse sistematicamente da caridade?

Certamente que, se esse alguém existisse, não passaria de estátua de carne.

É que todo o poema do Evangelho permanece inalterável, através dos milênios, porque o Senhor o deixou esculpido com o próprio coração, no divino livro da vida.

Na caridade resumem-se todos os deveres do homem.

Ao ler esta singela mensagem, você a estará praticando com o seu autor, exercendo, assim, a caridade da atenção.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 82.
Para visualizar o capítulo 82 completo, clique no botão abaixo:

Ver 82 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?