Celeiro de Bênçãos

Versão para cópia
CAPÍTULO 22

Liames retentores

Inumeráveis os liames que retêm na retaguarda. Multiplicam-se facilmente e surgem sob disfarces multiformes, impeditivos, constritores, ameaçando o avanço de quem se resolve em definitivo romper com o erro, com a viciação pertinaz. Aqui são os impedimentos familiares, complexos, estabelecendo conflitos da alto porte; adiante são os amigos anestesiantes de saúde, nem sempre reais, mas atemorizadores; ali aparecem como utopias e gozos vãos afastando da trilha reta; acolá surgem na feição de desencantos ante os esforços que parecem baldos de êxito, conspirando contra a persistência dos elevados ideais...


Às vezes, sutilmente, tomam aspecto de fantasmas conflitantes, engendrando sofismas hábeis que obnubilam o discernimento e a razão. Não faltam os convites à comodidade, ao "relax" da inutilidade, bem urdidos, em pessoas de aparente formação moral enobrecida. Uns argumentam: "Valerá o esforço envidado, quando ninguém quer nada com nada" Outros interrogam: "Perder tempo com essa gente infeliz? Que lucro recolho, além da ingratidão que me oferecerão com ácido e fel?" Diversos asseveram: "Melhor cuidar de cães e gatos, que de crianças, desde cedo acostumadas à rapina, à malandragem, que no futuro me fariam verter pranto de sangue. "
A maioria afirma: "Vida espiritual? Balela! Tudo se consome com a morte. Religião é fuga, no máximo, oportunidade de convivência social. Não perderei meu tempo. "

E têm razão do ponto de vista deles, os que assim procedem, porquanto supõem que a realidade é o que lhes parece.

Mas não estão certos. O bem que se faz gera o prazer do bem em si mesmo.

Retribuição é pagamento e este anula o mérito da ação realizada. Não poucas pessoas permanecem indiferentes ante a queda moral do próximo, todavia, argumentam contra, quando alguém pretende elevar-se, programando roteiros de serviços dignificantes. Parentes zelosos rebelam-se, amigos reagem, conhecidos zombam quando defrontam decisões superiores naqueles a quem se vinculam. Todavia, oferecem sorrisos de falsa complacência, quando defrontam com gravames e quedas.

Não os consideres além do respeito que merecem e insiste resoluto nos impositivos dignificantes.

Espírito imortal, tens o rumo das Esferas Superiores. Comprometido com o mal, apega-te ao bem e assimila-o.

Verificarás a diferença abençoada e nada mais te deterá. Quem aspira às verdadeiras cumeadas não consegue reter-se na asfixia das velas...

Não foi por outra razão que Jesus causou surpresa quando afirmou: "Porque o que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe", conforme anotaram Marcos e Mateus.

Nenhuma amarra, prisão alguma, sem retentivas na retaguarda - eis a diretriz que deves tomar no rumo da Grande Luz.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 22.
Para visualizar o capítulo 22 completo, clique no botão abaixo:

Ver 22 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Marcos 3:35

Porquanto qualquer que fizer a vontade de Deus esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe.

mc 3:35
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 12:50

Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe.

mt 12:50
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa