Desperte e Seja Feliz

Versão para cópia

DESPERTE E SEJA FELIZ

O homem e a mulher contemporâneos, seduzidos pelas ambições desmedidas do poder que lhes propicia luxo, lazer e gozos, permanecem adormecidos para as graves responsabilidades espirituais.

Considerando-as de secundária importância, na vã suposição de que podem remediar a situação íntima a qualquer instante, transferem o pensamento e a emoção para o exterior, com grandes prejuízos da harmonia interna.

As suas preocupações e anelos giram em torno dos valores materiais, e supondo-se, equivocadamente, pessoas especiais, incólumes ao sofrimento, às aflições e aos acontecimentos desagradáveis que são inevitáveis, anestesiam-se, olvidados dos fenômenos biológicos, em constantes modificações, e das ocorrências morais inesperadas, quando não a detestada presença da própria morte ou da sua passagem pelo seu lar...

Distraídos nos jogos das ilusões, aplicam o tempo na volúpia do prazer, distanciados de quaisquer compromissos elevados para com a vida, que os espreita, inexoravelmente, aguardando o momento de convocá-los para a realidade.

Supõem que a sua alegria não terá termo e que as concessões que desfrutam não chegarão ao fim...


Pobre capacidade de consideração e respeito pela vidai

Quando, porém, são chamados aos embates da evolução em razão das ocorrências menos felizes do dia a dia, desestruturados e desequipados, imergem na amargura ou na revolta, no medo ou nas fugas espetaculares, procurando evitar os desafios, ou os enfrentam com hostilidade, acrimonia, violência, insensatez...

O resultado, bem se depreende, é negativo, quando não é infeliz.

Muita falta faz o conhecimento e a vivência da Doutrina de Jesus à criatura moderna.

Confundida ou adulterada com fórmulas inócuas ou verbalismos vazios de significado espiritual, é aceita como proposta social relevante ou hábito ancestral mantido sem experiência profunda.

A lapidar lição do amor, largamente repetida e pouco experimentada, bastaria para alterar a paisagem moral dos seres, facultando-lhes felicidade.

Em razão disso, há muita alegria ruidosa, volumosas explosões festivas, campeonatos de gozos e pouca harmonia nos seres humanos.

Multiplicam-se as glórias da inteligência, mas também os conflitos do sentimento.

Seres vazios deambulam em todas as direções, e viandantes que perderam o sentido existencial embriagam-se nas utopias para fugirem de si mesmos e dos outros.

O Espiritismo chega, neste momento grave, como resposta do Céu generoso à Terra aflita, oferecendo diretrizes, equipamentos e luzes que proporcionam paz.

E necessário que haja um despertamento para os valores do Espírito eterno, a fim de que se consiga a identificação consigo mesmo e com o Bem.

Reunimos, nesta pequena obra, trinta questões desafio que ocorrem com frequência e aturdem as criaturas humanas.

Sem pretensão de equacioná-las, apresentamos angulações otimistas, e abrimos espaços para uma visão espiritual, positiva, do comportamento.

Não adimos conceitos novos que já não sejam conhecidos, antes os reapresentamos em linguagem própria para estes tempos de perturbação e de sofrimento.

Aguardando que o caro leitor medite em nossas palavras e encontre a plenitude, convidamo-lo a que desperte e seja feliz.


JOANNA DE ÂNGELIS


Salvador, 14 de fevereiro de 1996

No processo da evolução, cada Espírito desenvolve, etapa a etapa, determinados valores que lhe são inatos.

Em uma oportunidade aprimora a inteligência, noutra o sentimento, mais adiante a aptidão artística, buscando a perfeição que sintetiza a aquisição de todos os bens intelecto morais.

Afligindo-se, não poucas vezes, por constatar as dificuldades que defronta impedindo-lhe o avanço, estaciona, desanima ou rebela-se.

A jornada é atraente, e a conquista das vitórias dá-se mediante o investimento dos melhores esforços, do interesse e do empenho para consegui-las.

Toda aquisição é resultado de afanoso trabalho.

A plenitude, por isso mesmo, é patamar superior, que para ser conquistada depende das realizações felizes nas faixas precedentes.

Assim, buscando a harmonia, propõe-te o desafio de prosseguir seguindo Jesus, o Modelo Ideal da Humanidade, que te aguarda gentil.






FIM





Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 0.
Para visualizar o capítulo 0 completo, clique no botão abaixo:

Ver 0 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?