Vidas Vazias

Versão para cópia
CAPÍTULO 15

INTERVENÇÕES ESPIRITUAIS

De alguma forma, os seres humanos jamais estão a sós, encontrando-se em perfeita identificação com aqueles desencarnados que lhes são emocional e espiritualmente semelhantes.

Persistindo a vida humana após a morte orgânica, cada Espírito prossegue de acordo com os valores acumulados durante a existência encerrada.

Todas as fixações mantidas durante a jornada física permanecem comandando o comportamento no Além-túmulo, o que constitui a sua felicidade ou a sua desdita.

Os laços da afetividade positiva ou negativa que unem todas criaturas umas às outras facultam as vinculações mentais e o convívio após o fenômeno da morte entre os que saíram do corpo e aqueles que nele permanecem.

Essa vinculação transforma-se em intercâmbio psíquico, no qual o desencarnado passa a interferir nas ações daquele que lhe experimenta a emanação mental, dando lugar aos processos de obsessão, quando são atrasados, e de iluminação, quando se trata de seres evoluídos.

O emérito codificador do Espiritismo constatou essa influência poderosa ao receber a informação dos mentores de que os desencarnados interferem na existência orgânica muito mais do que se pensa.

A Lei das Afinidades, como é natural, responde por essa ocorrência, por propiciá-la.

Aqueles que se identificam nos ideais, aspirações e comportamentos atraem-se e comungam dos mesmos campos energéticos, alimentando-se ou induzindo os cômpares à subserviência, à dependência enfermiça, com as consequências de perturbações que somatizam e passam a vivenciar no corpo físico, que se desconecta do fluxo saudável da existência.

De alguma forma, os seres humanos jamais estão a sós, encontrandose em perfeita identificação com aqueles desencarnados que lhes são emocional e espiritualmente semelhantes.

As vidas se entrelaçam de tal forma que quase ninguém logra existir sem receber essa influência.

Considerando-se o estágio inferior em que permanece grande faixa de seres reencarnados, o intercâmbio faz-se dentro da onda mental primária, sem grandes possibilidades de superação, exceto quando se muda de comportamento íntimo. Toda ascensão de objetivos produz vinculação com seres correspondentes, que passam praticamente a administrar a caminhada terrestre.

O hábito de conservar-se pensamentos pessimistas, de sofrimento, assim como de futilidades, e viver-se comportamentos menos dignos atrai Espíritos do mesmo nível moral, que passam a conviver na psicosfera do encarnado, locupletando-se com as energias morbosas, ao mesmo tempo transmitindo aquelas que lhes são peculiares. Como consequência, o intercâmbio inconsciente entre os seres de ambas as regiões vibratórias faz-se natural, tão constante, que o desencarnado imiscui-se no psiquismo daquele que se lhe torna vítima, qual ocorre com quaisquer tipos de parasita...

O invasor nutre-se do cavalo que o hospeda a princípio, até tornar-se usurpador das suas energias, que passam a nutrir a sua vítima.

Desse modo, as obsessões são muito numerosas na Terra, por ignorância do fenômeno que se constituem e pela facilidade do seu enredamento com os seres reencarnados que as vitalizam.


* * *

Como a dependência de muitos Espíritos é muito grande em torno das energias animais dos seres humanos, quando estes começam a despertar para a realidade e dão início às tentativas de libertação, são muito mais agredidos e vitimados.

Verdadeiras técnicas são utilizadas pelos enfermos espirituais que permanecem na psicosfera humana inspirando ideias perturbadoras e perversas, doentias e insensatas, que lhes facilitam a continuação do intercâmbio mórbido.

A recomendação de Jesus em torno do vigiai e orai estende-se a essas ocorrências como terapia preventiva a males de tal natureza.

As mentes vazias de pensamentos elevados, cheias de queixas e animosidades, que se permitem vigiar os outros e afligi-los, tornam-se campo favorável à exploração dos obsessores ou simplesmente ignorantes da sua realidade, submetendo os frívolos e ociosos ao seu talante.

As raízes, portanto, de muitos males que aturdem e fazem sofrer a sociedade terrestre encontram-se fincadas nas ondas do Mundo espiritual e geram tremendos embates que podem ser evitados com o hábito saudável da oração, da prática de ações enobrecedoras, de esforços pessoais em favor da própria transformação moral para melhor.

Quando as saudáveis lições do Evangelho de Jesus tornarem-se diretrizes de segurança e as revelações do Espiritismo forem absorvidas, entender-se-á com mais facilidade que não existem dois mundos, como habitualmente se crê: o espiritual e o material, mas apenas o mundo em variados graus de manifestação.

Ter-se-á mais cuidado com os pensamentos, as palavras e os atos, porquanto todas essas expressões de vida e atividade mesclam-se nas duas esferas, produzindo ressonâncias equivalentes ao teor vibratório de que se constituem.

As criaturas humanas compreenderão que a jornada espiritual é uma continuação natural da física, podendo construir o melhor possível para si mesmas, desde então, preparando o seu futuro imortal.

Na atualidade, em razão da perda de sentido ético pela cultura e em razão do incêndio das paixões da libido nas suas várias expressões, o comportamento se faz totalmente materialista, mesmo nos círculos ditos espiritualistas. Os interesses do prazer exaustivo sobrepõem-se àqueles que edificam a harmonia íntima onde quer que se esteja.

Todo o empenho deve ser feito para encontrar-se a visão correta do existir e dar equilíbrio aos instintos e boa conduta às emoções, porquanto se encadeia tudo no Universo, "desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo, assim como o átomo de hoje será anjo depois".

As obsessões são, portanto, muito mais numerosas do que se pode imaginar e ninguém está livre de ser-lhes vítima, caso não esteja em vigilância e ação na esfera do bem.

Quando as psicopatologias forem entendidas melhor, revelarão nas causas endógenas das doenças mentais e psicológicas a presença do ser imortal desencarnado influenciando com força aqueles que se encontram mergulhados no vaso carnal.


* * *

Por diversas razões, "busca primeiro o Reino de Deus e Sua Justiça, e tudo mais te será acrescentado", conforme propôs Jesus, porquanto no "mundo somente terás aflições", em razão da transitoriedade da própria existência orgânica e das conjunturas de que se constitui.

EMÉRITO: Muito versado numa ciência, arte ou profissão; insigne.

CÔMPAR: Igual ou semelhante.

LOCUPLETAR: Tornar(-se) cheio; cumular, encher(-se).

MORBOSO: Doentio, enfermo, mórbido.

IMISCUIR: Ligar-se intimamente; confundir-se, misturar-se FRÍVOLO: Que é ou tem pouca importância; inconsistente, inútil, superficial.

TALANTE: Decisão dependente apenas da vontade; alvedrio, arbítrio, desejo.

ENDÓGENO: Que se origina, desenvolve ou reproduz interiormente.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 15.
Para visualizar o capítulo 15 completo, clique no botão abaixo:

Ver 15 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?