Vidas Vazias

Versão para cópia
CAPÍTULO 22

A COROA DO MARTÍRIO

Teus crucificadores ficarão surpresos ante a tua coragem e paciência, assim provando a autenticidade das tuas palavras ante a coroa que colocam, zombeteiros e frívolos, sobre a tua cabeça.

Todo empreendimento exige a contribuição do esforço daquele que se lhe dedica à ação. Nas realizações idealistas, cujo objetivo é o progresso moral e intelectual do indivíduo, e, em consequência, da solidariedade, aquele que exerce a liderança deve arcar com a responsabilidade e experimentar as dificuldades de sua realização.

Em todas as épocas, ei-los chamando a atenção pelos sacrifícios com que se empenham, pelas dificuldades que defrontam, pagando alto preço em renúncia e abnegação.

Não acreditados pelos seus coevos, intentam apresentar-lhes as vantagens, os resultados por antecipado, não obstante são conduzidos ao ridículo, ao descrédito, à perseguição gratuita.

Sucede que atividades novas provocam modificações de hábitos, exigem empenhos e mudanças de comportamento incompatíveis com a acomodação.

Sempre a geração presente investirá para que sejam mantidos os hábitos e costumes vigentes, torpedeando o novo e o renovador, por comportamento de defesa do que lhe convém.

Mediante a insistência do idealismo, vão-se vencendo os obstáculos e fincando-se as balizas das experiências renovadoras.

Mesmo assim, sempre restam resíduos e bolsões de ignorância que se voltam contra e permanecem odientos perseguidores dos construtores infatigáveis das edificações gloriosas.

Quase todos os missionários que os céus enviaram à Terra para este fim padeceram a crueza e a rude infâmia.

No que diz respeito às questões morais, as resistências dos insensatos são sempre perversas e traiçoeiras.

Sócrates, no passado da civilização, é um exemplo digno de análise, assim como Jesus, levados ao holocausto pela soberba e predominância da impiedade dos seus contemporâneos, que a sepultura também lhes apagou a execranda existência.

Os seus ideais, no entanto, detestados à sua época, iluminaram os séculos e às vezes foram usados também para esmagar e afligir gerações.

Para imprimir as suas sublimes mensagens no planeta terrestre, as ciências, as filosofias da beleza, as artes de padrão elevado, as realizações nobres em favor da paz e dos direitos humanos sofreram combates intérminos com o extermínio dos seus precursores.

A cega ilusão materialista sobre a existência não permitiu entender-se que toda oposição desaparece quando morre o seu idealista. No entanto, no que diz respeito aos formosos labores de engrandecimento humano, eis que estes se tornam mais grandiosos e aceitos quando os seus apóstolos sucumbem ao peso da ignorância pertinaz.

Somente conteúdos nobres superam aqueles que vigem e necessitam ser superados. A violência da força contra eles mais os engrandece.


* * *

Cristóvão Colombo foi dissuadido e ridicularizado por acreditar na existência de terras além no Atlântico.

Não desanimou nem cedeu às perseguições gratuitas de que foi vítima e chegou à América.

Galileu foi retido no lar pela Inquisição por afirmar que a Terra não era o centro do Universo e abriu a janela para compreender-se o cosmo.

Semmelweis foi expulso de Viena por sugerir aos médicos que lavassem as mãos. Continuou no exílio e tornou-se o pai da assepsia, desencarnando com infecção puerperal.

Pasteur foi expulso da Universidade Sorbonne porque não era médico e vem salvando centenas de milhares de vidas graças ao soro antirrábico que descobriu.

A relação é imensa.

Na música, Schumann suicidou-se por ser malsinado e deixou os exercícios que glorificam a arte pianística.

O quadro Os girassóis, de Van Gogh, foi trocado por um prato de comida, e o dono do restaurante deixou-o de lado, hoje, no entanto, encontrase num cofre-forte e vale dezenas de milhões de dólares, enquanto o seu autor estorcegou na miséria...

... E os modernistas em geral, como também outros gênios da Humanidade, sucumbiram ante o falso poder dos dominadores de um momento.

Na fé religiosa, no período do martírio, centenas de milhares de seguidores de Jesus foram assassinados, e ainda hoje em muitos países são perseguidos e sucumbem sob martírios inomináveis.

A intolerância dos que têm fé espiritual mata cruelmente.

É natural que na divulgação da doutrina dos Espíritos também haja a perseguição inclemente por parte daqueles que a desconhecem e mesmo de alguns que têm conhecimento e se supõem donos da verdade. Somente eles entendem as sublimes lições contidas na Codificação, embora sejam inúteis, quais adornos majestosos e sem qualquer utilidade.

Não lhes dês a importância que se atribuem. Estão buscando visibilidade, que somente conseguem através da agressão, por faltar-lhes conquistas enobrecedoras que os tornem respeitáveis.

Allan Kardec sofreu difamação e calúnias bem urdidas, maldades e reproches, abandono e solidão por parte de inúmeros companheiros que faziam parte da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, por ele fundada e dirigida.

Não desistiu nem desanimou, e, graças ao seu martírio, o Espiritismo ilumina e salva milhões de vidas.

Agora é a tua vez.

Não recuses o testemunho nem lamentes a coroa do martírio.

Cristão sem sofrimento é apenas candidato.

Tem coragem e segue adiante.

Ama e compreende.

Persevera e desculpa.

São cegos pelo orgulho e estão envenenados pelo despeito, pela inveja e inferioridade de que são portadores.

Não te detenhas.


* * *

Foi na cruz que o Mestre confirmou a grandeza do Evangelho e, coroado de espinhos, ascendeu ao Pai através do martírio.

Teus crucificadores ficarão surpresos ante a tua coragem e paciência, assim provando a autenticidade das tuas palavras ante a coroa que colocam, zombeteiros e frívolos, sobre a tua cabeça.

COEVOS: (M. q.) Coetâneo. Que ou o que é da mesma idade; coevo.

TORPEDEAR: Causar tormento a; afligir, bombardear, massacrar.

EXECRÁVEL: Abominável, nefando, infando.

PERTINAZ: Persistente, pervicaz.

MALSINAR: Atribuir caráter mau ou censurável a; condenar, censurar, reprovar.

ESTORCEGAR: Estorcer-se, retorcer-se.

REPROCHE: Censura; exprobração, repreensão.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 22.
Para visualizar o capítulo 22 completo, clique no botão abaixo:

Ver 22 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?