Após a Tempestade

Versão para cópia
CAPÍTULO 4

PAIXÕES

A força da emotividade que propele o homem à paixão procede do íntimo do ser espiritual, transformando-se em reação orgânica, através da qual se alça aos cumes do enobrecimento ou derrapa nas valas das torpes viciações em que chafurda.

Quando o ideal de edificação do bem, sob qualquer aspeto manifestado, se apresenta forte e dominador, é a paixão que arrebata a criatura, fazendo-a alterar rotas, remover obstáculos, vencer problemas.

Galileu, sonhando com o sistema heliocêntrico e Colombo, antevendo as terras que encontraria no oeste, face às reminiscências pretéritas e aos cálculos matemáticos do presente, temerariamente impulsionados pela paixão que os emulava, insistiramaté lograr ampliar as dimensões da Terra.

Sócrates, fundamentado no postulado do "Conhecer-se a si mesmo" e João Huss, apaixonado pelo Cristo desvelado, no Evangelho, para a libertação da alma angustiada dos povos, preferiram a morte à desonra ante os ataviados dominadores do equívoco moral e religioso...

... E Jesus, dominado pela paixão do amor, no seu mais elevado grau, doou-se, a fim de que os homens, por meio das Suas lições, se pudessem encontrar, marchando na direção do "reino de Deus".

São, todavia, nos acessos tortuosos do crime e das dissipações mais vis, que o Espírito, aturdido pela matéria que o reveste, se compraz, retardando a liberdade a que aspira, tudo permuta pelo flagício do estreito cárcere em que se enclausura moralmente.

As paixões anestesiantes e dissolventes grassam com mais facilidade por encontrarem melhor receptividade nos homens indecisos, nos de experiências primárias, naqueles que se deixamenfraquecer pelas lutas, por neles predominar a natureza animal. .


Nero e Cômodo

(2)


, estertorando na licenciosidade e no crime de muitas denominações, pouco diferem de Hitler e Himmler

(3) na fúria sanguinolenta dos sacrifícios humanos pelo ardor da paixão racial...

Toda vez que a emoção desce ao estágio primevo, a sensação sobe à inteligência e a enlouquece...

No trâmite das paixões humanas, nas quais predominam a barbárie e a luxúria, obsessões vigorosas estabelecem comércio de exploração vampirizadora, desvairando uns e deperecendo outros que se deixam, inermes arrastar pela força da jugulação a que se entregam.

Lenocínio, atentado ao pudor, corrupção moral são celas sombrias que estiolam qualquer expressão de vida, em processo doloroso de desintegração ser sob o cáustico que corrói de fora e a toxicose mental com que se envenena de dentro...

Olhar baço, mente tarda, desvitalizado de forças pelo desgaste externo e pela dominação interior do de que se utilizam os Espíritos viciados para prosseguirem na ilusão da carne, não obstante haverem rumado para o além-túmulo, — eis a imageminfeliz de quem se nutre e compraz nas paixões perturbadoras do sexo em desalinho, em processo contínuo de embrutecimento e degradação...

Por outro lado, o ódio engendrando sórdidas vinganças, a inveja trabalhando infelicidades, a cobiça atando amarras em volta dos passos, a cólera espalhando psicosfera destrutiva, a vaidade entorpecendo os sentimentos, a avareza enjaulando ideais, o desperdício arruinando o equilíbrio expressam as paixões que anatematizam, perseguem e vítimamos que as agasalham.

Todas resultantes da loucura do egoísmo, que somente a si se valoriza e se permite auferir lucros, prazeres, oportunidades que aos demais nega, para o saque inditoso que o homem se faz, quando se lhe transforma em vítima espontânea.

Todos estamos destinados à imarcescível glória do Bem, que triunfará, embora a demorada presença do mal que elaboramos em nós mesmos para o suplício que preferimos. Por maior que seja esse período de dominação negativa, cessará ao impositivo da evolução que jamais será detida.

Conveniente utilizar-se, desde logo, dos antídotos poderosos para as paixões que desgovernam os homens e a época, e de que nos dão excelentes provas a química do amor e a dinâmica da caridade de que o Cristo se fez paradigma por excelência.

Pequenos esforços somamresultados expressivos.

Migalhas reunidas formamvolume respeitável.

Átomos agregados constituemforças atuantes e vivas.

Pequeno esforço agora contra a ira, uma migalha de caridade logo mais, um átomo de amor que se dilata, e será formado o condicionamento para as arrancadas exitosas contra as grandes paixões aniquilantes que devem ser incessantemente combatidas.

Um pensamento feliz, uma palavra cortês, um gesto de carinho, um aperto de mão e desabrochamos pródromos das paixões pela fraternidade e pelo Mundo Melhor que desde já está sendo construído pelos lutadores autênticos do Cristo, espalhados em todos os campos de atividade na Terra, esperando pela contribuição de boa vontade de cada um de nós.

(3) Heinrich Luitpold Himmler (Munique, 7 de Outubro de 1900 - Luneburg, 23 de Maio de 1
945) foi um Reichsfuhrer das Schutzstaffel (comandante militar da SS), e umdos principais líderes do Partido Nazi (NSDAP) da Alemanha Nazi. (Nota digital)

(2) Cômodo - Imperador déspota de Roma (180-192), nascido emLanúvio, Lácio, último representante da dinastia dos Antoninos, cujo governo foi marcado por ações de crueldade e violência, principalmente depois de descobrir uma conspiração para assassiná-lo tramada por sua irmã Lucila (183), a quem mandou executar juntamente com um grupo de senadores com quem estava aliada. (Nota digital)




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 4.
Para visualizar o capítulo 4 completo, clique no botão abaixo:

Ver 4 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?