Dimensões da Verdade

Versão para cópia
CAPÍTULO 24

PAZ PELO TRABALHO

A serenidade e doçura das narrativas evangélicas embalam o teu coração com a melodia consoladora da esperança, quando compulsas o repositório dos inesquecíveis ensinos.

Sabedoria e coerência brilham em tua mente, lenindo ulcerações do sentimento, à medida que travas relações com os conceitos espíritas, na Codificação Kardequiana.

Fatos e lições repontam nas experiências mediúnicas de que participas, narrando, em quadros vivos, a vida vitoriosa depois do desgaste celular.

O conhecimento das explanações cristãs oferece material expressivo para acuradas meditações; todavia, comparadas às explicações dos Espíritos e às conclusões de Allan Kardec, adquirem atualidade, completando o esquema das indagações intelectuais que te retinham em dúvidas arrasadoras quanto à fé religiosa.

Pensando bem, embora assim consideres a estrutura da tua convicção espírita, deixas-te arrastar por inquietações que te afligem.

Dizes que oras mas não recebes resposta ao teu apelo oracional.

Afirmas que confias na proteção dos Espíritos Felizes e consignas dificuldades, lutas, aflições pelo caminho como se eles escutassem.

Esclareces que ages com amor cristão e aplicas a diretivas da caridade nos atos, apesar disso tropeças com pessoas repulsivas, vingadoras.

Dispões dos recursos psicoterápicos que o Espiritismo oferece e os aplicas em favor de muitos, entretanto não recolhes compreensão, nem amizade.

Inquires com desalento: "Que ocorre"?

Compulsas com "olhos de ver" o Evangelho; estuda com mente de entender a sabedoria espírita; escuta com "ouvidos de ouvir" os ensinamentos mediúnicos e entenderás que a função de todos esses aprendizados é ajudar-te o crescimento espiritual, dando-te liberdade mental e largueza de vistas morais para que sirvas melhor, ajudes mais, ames com maior segurança.

A prece não pode ser reduzida à condição de pedido ou louvaminha barata.

Os Espíritos Puros, não poderás reduzi-los a auxiliares comuns, fazendo-os descer da posição de Instrutores sábios para operários das tarefas que te cabem.

Dificuldade e doença, aflição e luta são acidentes inevitáveis da experiência evolutiva. É incidindo neles, superando-os e repetindo-os, que o Espírito forja a sua invulnerabilidade.


* * *

As pepitas encontradas nas correntes d’água indicam a mina donde procedem, informando ao garimpeiro onde se encontra o filão que deve ser buscado na intimidade da terra a conquistar.

A árvore altaneira, de constituição resistente, sugere utilidades, que somente após trabalho árduo preenche à função a que a destinam.

O bloco de granito rijo impõe-se, volumoso, para depois de golpeado e vencido por instrumentos hábeis converter-se em adorno deslumbrante ou base vigorosa.

Trabalhar o espírito é serviço que nos devemos impor, tendo em vista a nossa inferioridade, por enquanto.

Repetir lições vivas nas cartilhas da experiência, eis a aprendizagem que não podemos dispensar.

Einstein, embora reprovado por três vezes consecutivas em Matemática, atingiu a mais alta dimensão, na Terra, no conhecimento da Física.

Verdi, malsucedido em Música, três vezes seguidas, alcançou a consagração mundial, após esforços ingentes.

Nenhum triunfo é de fácil acesso.

Aqueles que hoje alcançam esta ou aquela vitória, este ou aquele triunfo, começaram o labor antes...

Não desistas na tarefa de produzir ou acertar no bem, só porque o tóxico do desânimo te envolve ou enfraquece.

Recomeça com alegria nova, retempera o ânimo, enxuga o suor, refaze...


* * *

Diante da turba que, acompanhando o Mestre, a pretexto de absorver-lhe as lições, candidatava-se à ociosidade, o Instrutor Divino explicou, solícito e claro: "Meu Pai até hoje trabalha e Eu também trabalho", esclarecendo-nos que a vitória sobre nós mesmos é consequência natural do nosso esforço e que a coroa da paz repousa sobre nossa cabeça só depois de muita renúncia e humildade na senda do trabalho.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 24.
Para visualizar o capítulo 24 completo, clique no botão abaixo:

Ver 24 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?