Rumos Libertadores

Versão para cópia
CAPÍTULO 20

INJURIAS E VIOLÊNCIAS

Estudo: Cap. IX — Itens 1 a 5.

Embora nascida nas fontes infelizes da inveja, sem qualquer apoio de verdade, a injúria, à semelhança de ácido cruel atirado à honra, logra produzir dores e amarguras.

Quando não consegue destruir quem lhe padece a invasão indébita, faz-se acompanhar da violência, armandose de agressividade e atrevimento com que pensa vencer aqueles a quem persegue.

A injúria e a violência são as armas dos moralmente fracos.

Porque lhes escasseiam os altos valores que guindam ao progresso e que dão harmonia interior, mais facilmente se deixam temer, porque se consideram incapazes de ser amados, arremessando os seus dardos venenosos em todas as direções e entregando-se à batalha inglória de destruir, por falta de coragem, como de recurso moral para edificar.

Campeiam em falso triunfo, investindo contra os legítimos patrimônios, sem lograrem, porém, a meta, já que mais ressaltam o que mais combatem.

De suas agressões padecem todos os homens, particularmente os heróis, os lidadores da verdade, os construtores dos ideais de enobrecimento, os que lutam com alma e coração.

Pessoa alguma lhes escapa à insidiosa influência e ao seu mágico toque que funciona como avaliação das qualidades reais.

Antídotos eficazes, a brandura e a pacificação.

A brandura é o algodão que silencia a injúria, amortecendo-lhe as flechadas e as fazendo morrer enquanto a pacificação emudece a gritaria da estúrdia agressividade.

A brandura e a paz se munem de prece e paciência, assim logrando o cometimento da felicidade dos que as vivem.


Considerando a excelência da sua força, Jesus foi peremptório diante do mundo humano conturbado e primitivo, ao enunciar o convite às emoções libertadoras no sublime conceito:

— "Bem-aventurados os que são brandos e pacificadores, porque possuirão a Terra e serão chamados filhos de Deus".




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 20.
Para visualizar o capítulo 20 completo, clique no botão abaixo:

Ver 20 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?