Rumos Libertadores

Versão para cópia
CAPÍTULO 28

PROFILAXIA DA ALMA

Estudo: Cap. XI — Item 8.

Quando a alegria esfuziante dominava as tuas emoções, não te deste conta da transitoriedade dos júbilos. Agora, quando as aflições te surpreendem, convidando-te à reflexão, não te deixes abater, igualmente, recordando que logo mais terão cedido lugar a outras expressões com que avançarás escalada acima.

Durante o período largo em que a saúde te abençoava as horas físicas e mentais, não percebias que os implementos do corpo são todos passíveis de desorganização e ajustamento, conforme a complexidade de que se constituem, a atividade a que servem e os fatores pretéritos da programática evolutiva do próprio espírito.

Hoje, ao impacto de mutilações ou de doenças deste ou daquele teor, não te entregues ao desespero ou à rebeldia, que somente complicam a situação, quando esta requer equilíbrio, disciplina e ação edificante, reparadora dos males que engendraram a situação atual.

As acerbas injunções que antes te faziam padecer conflitos severos cederam lugar ao clima de paz por onde ora transitas.

Propõe-te conveniente aproveitamento da oportunidade, em considerando a fragilidade das organizações e situações terrenas...


* * *

Vives num corpo transitório, que se modifica na estrutura e formação sob o impositivo das soberanas leis que regem a vida.

A matéria se modifica e se transforma incessantemente. Indispensável preservar os valores espirituais, que são as matrizes para o processamento evolutivo em que te engajas por necessidade evolutiva.


* * *

Não te agastes nunca. Coisa alguma deve constituir-te motivo de contrariedade.

Não desanimes jamais. 0 desalento é anestésico para a alma.

Não revides mal por mal em circunstância alguma. 0 mal é petardo perigoso que envenena primeiro aquele que o arremessa.

Não cobices as ilusórias conquistas que não preenchem os vazios do coração. As coisas ficam, as glórias passam e os valores mundanos perdem sua significação.

Não te preocupes com crescimento de superffcie. As conquistas exteriores são vãs.

Antes faze a profilaxia da tua alma, adentrando-te na meditação evangélica para sua posterior vivência.

A paz da consciência tranquila exornar-te-á o espírito, e sejam quais forem as paradoxais mudanças que experimentes pelo caminho ascensional, retirarás proveito a benefício próprio, seguindo, intimorato, as pegadas de Jesus, no rumo por onde Ele transitou.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 28.
Para visualizar o capítulo 28 completo, clique no botão abaixo:

Ver 28 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?