Rumos Libertadores

Versão para cópia
CAPÍTULO 34

DAR E DAR-SE

Estudo: Cap. XIII - Item 9.

Não te equivoques quanto ao sentido do verbo dar à luz do Evangelho.

Toda oferenda que beneficia alguém é proveitosa e cabe na aplicação do exercício da caridade.

A doação, porém, mais valiosa se manifesta mediante o bem-estar que propicia ao ofertante.

As expressões da ajuda material são significativas no compromisso de diminuir as aflições e necessidades do próximo mais carente do que nós. Sem embargo, os excessos que distendemos a alguém não representam o mais precioso do quanto podemos dar.


* * *

Há pessoas que se martirizam por não disporem de valores para oferecer.

Acreditam que convocadas para o ministério do bem incessante, somente realizariam o cometimento exitoso se lhes abundassem tesouros que pudessem repartir e distribuir farta mente.

Ante a escassez, eximem-se de maior esforço, justificando transitarem pela mesma situação em que se encontram os sofredores...


* * *

As mais eloquentes doações que a Humanidade conhece foram realizadas de forma diversa da distensão pura e simples de objetos e moedas.

Gandhi, sem qualquer posse, deu-se à luta pela "nãoviolência", tornando-se um símbolo de paz e doando a vida em holocausto pelo ideal libertador que o abrasava.

Francisco de Assis, após despir a túnica que pertencia ao genitor e renunciar ao nome de família, fez as mais preciosas oferendas, dando-se a si mesmo a ponto de tornar-se o "santo da humildade".

Jesus, que não "possuía uma pedra para reclinar a cabeça, embora as aves do céu tivessem ninhos e as serpentes covis", é o excelente exemplo da maior doação de que se tem notícia na História da Humanidade...

Quantos homens e mulheres, seguindo-Lhe as pegadas, deram e doaram-se ao amor pelo próximo, vitalizando a esperança no mundo, através dos tempos?!

Dá quanto possas, faze o que te seja viável, mas não te detenhas no conceito limitado das dádivas materiais.

Se meditares em profundidade, descobrirás as fortunas de amor que jazem no teu mundo íntimo, aguardando que a boa vontade e a abnegação se te façam garimpeiros e descubram as gemas da caridade maior de que podes dispor fartamente, endereçando-as a todas criaturas do roteiro por onde transitas. Esta forma superior de dar, far-te-á bem e ditoso, porquanto perceberás que te estás dando, forma única de encontrar a felicidade.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 34.
Para visualizar o capítulo 34 completo, clique no botão abaixo:

Ver 34 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?