Rumos Libertadores

Versão para cópia
CAPÍTULO 39

A PARÁBOLA DAS SEMENTES

Estudo: Cap. XVI — Item 8.

Um agricultor, possuidor de vasta gleba de terra, chamou três dos seus servos e lhes disse: A ti, — destacou o primeiro — empresto cinco sementes preciosas para que multipliquem, gerando a bênção da fartura e da prosperidade.

A ti, — dirigiu-se ao segundo — concedo três sementes raras a fim de que tuas mãos as atendam no solo e o teu cuidado as preserve da inclemência do tempo, com elas produzindo agasalho, grãos e alimento para muitos.

E a ti, — referiu-se ao terceiro, faculto uma semente preciosa, híbrida, das mais relevantes, única que se conseguiu após laborioso esforço, a fim de que possas transformá-la em abundância para muitos e em felicidade geral.

Quando retornar, porém, na minha severidade e justiça pedirei de volta os meus empréstimos e regalar-me-ei com as vossas conquistas.

Foi-se o amo. E os servos, cada um a seu turno, realizaram como lhes aprouve a tarefa a que se comprometeram.

Passado um largo prazo, retornou o amo e os chamou à presença, exigindo prestação de contas. 0 primeiro, jovial e afortunado, expôs: "Aqui estão, não somente as tuas sementes, mas cinquenta sacas de grãos com que te enriqueço e a terra imensa, reverdescida, que as tuas sementes me propiciaram pela multiplicação contínua de suas flores e de seus frutos, no que consegui produção e felicidade em derredor".

O segundo, à semelhança do anterior, referiu-se, em júbilo, à fertilidade da terra e à produção de que foram objeto os três grãos abençoados que recebera, restituindoos, multiplicados em trinta sacas refeitas...

Mas, o terceiro, atônito, sem saber como explicar-se, justificou que, atemorizado de perder a semente preciosa que lhe fora destinada, sepultou numa gaveta forte, dela esquecendo-se.

Ante a volta do amo, procurando-a, descobriu-a ressequida e estiolada, vencida pelo tempo, sem utilidade, morta...

O amo, ante a abundância dos servos previdentes e laboriosos e a negligência do insensato e preguiçoso lhe impôs: "Padecerás fome, experimentarás abandono e sofrerás angústias em acompanhar a prosperidade dos outros, servo mal e amigo infiel, homem avaro e negligente".

"Quanto aos outros, que recolham a dita e a paz que multiplicaram a benefício de todos e deles próprios".

Parodiando a preciosa lição do Mestre, em torno da oportuna "Parábola dos talentos", merece meditarmos em torno das sementes de luz e vida que a Doutrina Espírita arroja na arca dos nossos corações. 0 Senhor, generoso, no-las concede a todos, a fim de que nos transformemos em solo ubérrimo para multiplicar a fortuna da sua doação. Todavia, cada criatura assume atitude especial que lhe é própria.

Pessoas existem que abençoam a concessão divina multiplicando dons, favorecendo oportunidades, gerando o enriquecimento da esperança.

Outras semeiam a alegria, esparzem otimismo, lecionam generosidade e se transformam em centelhas que lucilam, quando a noite é torva e a tempestade ameaça.

Algumas perseveram no posto de fidelidade, zelando pela terra, defendendo a plantação, contribuindo para a felicidade geral.

Não faltam, porém, os avaros e mesquinhos, homens e mulheres atormentados em si mesmos, em si mesmos inditosos, negligenciando os deveres e perturbando a sementeira alheia.

Constituem a imensa mole dos seres em trânsito nos dias atuais.

Utiliza-te da semente de que dispões, com sabedoria e discernimento.

Usa o teu talento com propriedade e abnegação, mesmo que ele tenha a significação de quase nada, multiplicação e te enriquecerás de valores.

Instado a produzir, embora a tua parte signifique pequena monta, realiza o melhor, sem te preocupares com os demais.

O Senhor se circunscreverá ao compromisso mantido contigo e não te pedirá além do que te emprestou para o milagre da reencarnação.

Tem tento e opera com humildade, porém, com perseverança, mediante cujo contributo lograrás a fecundidade da vida em abundância na tua vida.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 39.
Para visualizar o capítulo 39 completo, clique no botão abaixo:

Ver 39 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?