Rumos Libertadores

Versão para cópia
CAPÍTULO 44

PROMESSA E TESTEMUNHO

Estudo: Cap. XIX — Item 3.

Ante o desastre iminente, esclamaste: "Ajuda-me, Deus meu, e modificarei a minha forma de viver".

Em face das conjunturas difíceis, rogaste: "Dá-me, Senhor, outra oportunidade, a fim de recomeçar".

Sob o açodar das enfermidades vigorosas, solicitaste: "Concede-me, Divino Médico, ensejo de recuperação, agora, quando a maturidade dos anos me ensinou a discernir".


Acometido pelos sentimentos tormentosos de tardio arrependimento, suplicaste:

"Benfeitor Generoso, ensejame novos cometimentos de redenção".

Ao eclodir das injunções reparadoras com que não contavas, prometeste: "Se me for facultado por Deus a ensancha da renovação, que reconheço não merecer, tudo se modificará"...

Passadas, porém, as circunstâncias constrangedoras, cessadas as dores conflitantes, diminuídos os fatores provocacionais ao retornar da calma e dos hábitos de antes, volveram também o amolentamento do caráter, o olvido do compromisso, a dúvida, o descaso...

Todavia, as dores não são convivas extemporâneos, que transitam e se vão. Sem dúvida que retornarão, já que constituem processo de desgaste da forma e de sublimação do espírito em processo depurativo.

Instrumento do progresso, o sofrimento é o hábil modelador da vida, em nome do Senhor da Vida, retificando arestas, impulsionando tendências e aptidões que o amor agora não logrou conseguir.

Não te descures da real tarefa de iluminação interior, antes, durante ou depois do sofrimento.

Discípulo do Cristo, o teu fanal é a vitória sobre ti mesmo, a serviço dos nobres objetivos que abraças em prol de um mundo melhor.

As lutas e as renúncias constituam-te o clima e o lugar em que deves localizar-te em face dos compromissos, sem te permitires a ilusão ou devaneio anestesiantes, agradáveis, sim, no entanto, entorpecentes, a um passo da alucinação...

Não temas, portanto, o testemunho de qualquer natureza, quando e como te surja, concitando-te à viagem para dentro, ao mergulho interior, donde retirarás os tesouros das reflexões com que superarás óbices e vencerás limitações.

Nada te constranja ante o que deves fazer em prol da tarefa abraçada.

Humilhado sob a chalaça do populacho obsidiado, esmagado sob o peso de uma cruz de vergonha, Jesus permaneceu pulcro e superior às circunstâncias, embora testemunhando renúncia e humildade, com que nos convidava, desde então, a segui-Lo sem temor, na direção da vida perfeita e total.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 44.
Para visualizar o capítulo 44 completo, clique no botão abaixo:

Ver 44 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?