Rumos Libertadores

Versão para cópia
CAPÍTULO 54

COMPORTAMENTO EVANGÉLICO

Estudo: Cap. XXV - Itens 1 e 2.

Lecionou Jesus: — "Bate e abrir-se-te-á".

Se o teu irmão chega, trabalhador do bem e bate à porta da tua alma, abre-a com música de ternura e festa de emoção.

Se ele chega em agonia e bate, abre-a com a canção da esperança e deixa que sua alma, ao adentrar-se pela sala da tua bondade, se recolha à certeza da vida que não cessa...

Se ele se acerca com receio e bate, abre-a com a segurança da fraternidade como a dizer-lhe que lhe não faltará abrigo nem apoio...

Firmou Jesus: — "Pede e dar-se-te-á".

Se alguém distende as mãos em concha e te pede algo, dá a moeda de solidariedade, em forma de compreensão e amizade, sem reproche nos lábios nem azedume no coração.

Se o companheiro de ti se acerca e pede com o olhar súplice, porém sem palavras, o socorro para a exulceração que o atormenta no país de espírito aturdido, não lhes indiques as causas profundas e ocultas que ele não se atreve a dizer-te e dá-lhe afeição ao lado do entendimento fraternal de que ele carece.

Se o homem sofredor te fala das necessidades que o estiolam intimamente, pouco importa donde procedem essas dores; enriquece-te de júbilos, a fim de poderes dar algo da fortuna da tua fé pujante...


* * *

Asseverou o Mestre: — "Busca e acharás".

Se o teu irmão busca reabilitação no teu conceito e te explica o mal que fez, desata a fraternidade e deixa-te arrastar pela alegria de doar-lhe o perdão.

Se ele te busca em silêncio e segredo, esperando socorro e misericórdia, dá do que tenhas e faze-te o discreto benfeitor que oferta e passa, qual um aroma que impregna, some, porém não fica esquecido, permanecendo na memória do beneficiado como inequívoca demonstração da misericórdia de Deus.

Se alguém chega às portas da tua emoção e deixa que lhe percebas as dores excruciantes que ele não se atreve a desvelar-te, buscando em silêncio junto às portas do teu coração rico de plenitude e paz, dá a tua parte de amor; faze mais: dá-te em nome de Jesus e salva o sôfrego que se encoraja a apoiar-se nas tábuas da esperança a fim de que te ache ao seu lado através da tua participação cristã ...


Porque reiterou o Divino Amigo: "Todo aquele que bate defronta aberta a porta, o que pede recebe e o que busca acha... "

Quiçá chegará, também, o teu momento de bater, pedir e buscar se por acaso não te encontras a fazê-lo reiteradamente.

E mesmo que não necessitasses do teu irmão, o que de forma alguma ocorre, já que ninguém na Terra se encontra em regime de completista, não poderás passar sem bater, sem pedir e sem buscar a misericórdia de Nosso Pai, que nunca nos falta, em considerando as nossas infinitas necessidades.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 54.
Para visualizar o capítulo 54 completo, clique no botão abaixo:

Ver 54 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?