Rumos Libertadores

Versão para cópia
CAPÍTULO 56

PENSAMENTOS E AÇÕES CRISTÃOS

Estudo: Cap. XXV — Item 4.

Dize e faze: Começarei este dia com atitudes renovadas.

Propõe e executa: Amarei hoje àqueles a quem antipatizei até aqui.


Estabelece e realiza: Os valores da minha fé são tesouros inalienáveis. Deles me utilizarei

.com serenidade e equilíbrio.

Informa-te e utiliza-te: A vida é um alto quinhão de Deus. Tenho obrigação de preservá-la a benefício de mim mesmo.

Recorda e considera: Se hoje for o meu último dia no corpo físico, deverei vivê-lo com a segurança de quem possui uma oportunidade que não pode deixar passar.

Naturalmente, o dia novo é uma bênção que te chega após a oportunidade que se esvaiu.

Exercer uma superior mordomia, significa descobrir valores que jazem ao abandono e podem ser desperdiçados se te não apurares no mister de recolhê-los.

Cada amanhecer representa formosa concessão de Deus àquele que viu o cair da tarde e presenciou a aparente vitória da noite sobre a luz...

Por isso, formular propósitos salutares e executá-los, é impositivo impostergável a favor de tua evolução.

Amar as pessoas difíceis de serem amadas; àquelas que te crivam de malestar; às que dispõem da palavra azeda que te amarga as horas; às que sabem manipular a antipatia que ultraja; àquelas que logram ferir os teus sentimentos nobres quando estão a desabrochar são, em verdade, o teste da vida aos teus valores morais.

Possivelmente, a teu turno, és também uma pessoa difícil de ser tolerada pelos amigos...

Tolerado pela vida, és estimulado a tolerar aqueles que se comprazem na animozidade gratuita, ou te perturbam o caminho da evolução.

Não é lícito que deixes a tua paz converter-se em convulsão, porque pessoas aturdidas se interponham na tua marcha criando problemas, engendrando dificuldades.

Detestando-as, vitalizarás a antipatia e a idiossincrasia malévola; amando-as, vencerás a reação; dominando a animosidade que inspiram lograrás manter a tua paz.

O amor ofertado àqueles que se fazem problemas para o amor constitui o desafio que a vida te propõe para que avalies as próprias conquistas.

Diante desse problema-desafio, tu, que possuis a fé recamada de bênçãos, não te podes permitir o deslize na insensatez muito menos na agressividade.

Os tesouros de amor que enriquecem a arca da tua confiança constituem estrelas que fulgem ho sudário da noite, em perene luminescência para os que perderam o rumo durante o dia.

Deixar que tais oportunidades passem, sem o contributo da tua compreensão, significa malbaratar o patrimônio da hora e entorpecer a dádiva que te ajudará a crescer. O cristão decidido investe, na renovação interior e na conquista da vida, todos os valores reunidos numa decisão: a vitória sobre as imperfeições.

Viver hoje sem as amarras do ontem e sem as transferências para o amanhã significa aguardar o momento da partida com a segura confiança de quem sabe que prosseguirá vivendo, colhendo os resultados da sementeira operada até aqui.

Não dormir sobre os louros dos triunfos passados, nem lamentar as horas transatas que foram perdidas, não programar em demasia os labores porvindouros, nem recear os dias que advirão, vivendo com inteireza e integridade o momento, sem dúvida, representam para o homem de espírito cristão uma conjuntura valiosa, por identificar que este momento foi elaborado pelo ontem.

Fruir, retirar do instante que transita as melhores expressões da vida, equivale a compreender as lições do Evangelho vivo insculpido-as no íntimo do coração e vivendo-as na exteriorização das ações relevantes.

Quem encontrou Jesus, renova-se, ama, enriquece-se e prepara-se para todas as conjunturas.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 56.
Para visualizar o capítulo 56 completo, clique no botão abaixo:

Ver 56 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?