Diretrizes Para o Êxito

Versão para cópia
CAPÍTULO 16

TORMENTOS EVITÁVEIS

É comum dizer-se que, na Terra, tudo são tormentos, que a sociedade encontra-se perdida e que os valores éticos desapareceram.

Informa-se mais, que o progresso científico-tecnológico somente trouxe aflições, não havendo diminuído as dores nem as necessidades dos sentimentos humanos.

Exagera-se, esclarecendo-se que tudo está pior e a paz se encontra com possibilidades remotas, senão impossíveis de um dia reinar entre as criaturas terrenas.

Certamente, são reflexões fundamentadas no pessimismo, na revolta ou no desencanto daqueles que da vida somente aspiram ao prazer e às sensações imediatas em que se comprazem, não tendo, a respeito da realidade, ideia exata formulada, o que lhes dificulta o entendimento dos mecanismos existenciais.

Sem qualquer dúvida, a Terra ainda não é o paraíso, nem poderia sê-lo, porque os seres humanos que a habitam ainda são atrasados na sua quase totalidade, transitando do instinto para a razão, diante de poucos que se encontram em estágio menos penoso, já avançando da razão para a intuição.

É natural, portanto, que haja tormentos no mundo, em face das imperiosas necessidades que se expressam em maior volume, consumindo os seus enganados portadores.

Os tormentos, que se multiplicam, são derivados das ambições exorbitantes que não se convertem em realidade, das aspirações absurdas que não são consumadas, dos sentimentos nefastos que dominam a maioria, dos pensamentos vis que vão sendo acumulados e vitalizados em todo momento, das ações inditosas que se praticam...

Esse caldo de cultura materialista, muitas vezes disfarçada de religiosismo ou de ânsia de espiritualidade egoísta, representa o que se cultiva, o que se divulga, o que se tornou prioritário na convivência social.

O inconformismo, decorrente das paixões primevas ainda não superadas, induz a revolta, quando deveria estimular a realização de ações enobrecedoras.

A autoinsatisfação, em face das reflexões falsas sobre triunfo pessoal e conquista de felicidade, empurra para os tormentos que poderiam e deveriam ser evitados, mas que comprazem a quem os vitaliza, aceitando a postura de infelicidade.

Os desvios de comportamento, a que muitos se entregam, porque preferem as aberrações às atitudes equilibradas, geram transtornos íntimos que nada de fora satisfaz, porque a sua é uma sede insaciável, desde que transferiram para as sensações grosseiras aquilo que somente as emoções libertadoras podem propiciar.

O caminho da retidão é de todos conhecido, não porém trilhado conforme deveria, em razão das preferências pessoais e dos enganos em que a maioria se permite, dificultando a própria harmonia.

Ante essa visão pessimista, somente o sol do entendimento a respeito do que é certo e correto, pode proporcionar observação real do que está acontecendo no mundo.

De acordo com as lentes dos óculos da emoção de cada qual, a mesma luz se apresenta com tonalidades diversas, não porque se altere, mas sim como decorrência das tintas que foram usadas na sua elaboração.

O mundo está muito melhor, tanto do ponto de vista das calamidades coletivas, dos fenômenos sísmicos que vêm diminuindo, quanto das catástrofes que assolam periodicamente a Humanidade...

As informações rápidas facultam o acúmulo de conhecimentos em torno dos sucessos, sempre preferidos por alguns órgãos de divulgação aqueles que são chocantes e perversos, sem que se possa decodificá-los e selecioná-los para posterior análise.

Eles são recebidos e absorvidos com o sensacionalismo de que se revestem, chocando, afligindo, atemorizando.

Nunca, porém, houve tanta preocupação com o bem, o amor, a verdade, como nos dias atuais.

Embora a superpopulação do planeta, em relação ao passado, cada vez com maior densidade demográfica, são incontáveis os exemplos de abnegação, de sacrifício, de dedicação ao próximo, de iluminação de consciências.

O progresso científico-tecnológico, realmente não se fez acompanhar pelo desenvolvimento de natureza ética-moral.

No entanto, são inimagináveis as suas contribuições em favor da diminuição do sofrimento, das deficiências, das enfermidades, dos desconfortos, das aflições que caracterizaram algumas gerações passadas.

Os seres humanos encontram-se muito próximos, sendo de cada um a opção pela convivência virtual, em razão dos seus conflitos, em detrimento da comunhão fraternal.

O uso indevido e ignóbil que muitos indivíduos enfermos da alma e da mente vêm fazendo dos abençoados veículos da comunicação eletrônica de massa, como de outras formas, não anula as vantagens que eles oferecem nem tisna a limpidez da proposta de facilitar a existência humana, auxiliando os tímidos a fazerem amigos e gerarem afeições, proporcionando conhecimentos enriquecedores a milhões outros que não disporiam de meios para consegui-los de outra forma.

A maldade, a cobiça exagerada, o ódio, os interesses mesquinhos, as guerras que ainda explodem com certa periodicidade na Terra são reflexos poderosos das condutas inditosas do passado, mediante as quais os seus fomentadores de retorno estão mantendo, quando deveriam utilizar-se do ensejo para eliminá-los.

São grupos de Espíritos desditosos ainda comprometidos com o mal que predomina neles mesmos, ameaçando a estrutura dos que se estão esforçando para ser melhores e não lograram êxito, mas que, nas convulsões do momento, triunfarão sobre os destroços dessas vitórias de Pirro, (ou seja, vitória obtida a alto preço), que os outros conseguem, logo devorados pela morte que lhes tomará o corpo e as mentirosas conquistas...

Ninguém é capaz de deter a marcha do progresso indefinidamente.

Tudo se renova com a vida, e a felicidade é possível para aquele que a anela e a busca, esforçandose por conquistá-la.

Enquanto te encontres e te sintas assim, do mesmo modo verás os demais e considerarás o mundo.

Acreditando que não podes mudar as paisagens terrenas nem modificar as estruturas da Humanidade, evita, porém, deter-te na censura, nas acusações injustificáveis, deixando-te afligir por tormentos evitáveis.

Faze a tua parte, tornando-te mais nobre, lapidando as tuas imperfeições e crescendo interiormente em conquista de valores morais e espirituais.

A medida que te sintas mais feliz e mais tranquilo, perceberás que também o mundo e as pessoas assim estão.

Transformando-te para melhor, modificarás toda a Humanidade, porque, pelo menos um, que és tu, já se encontra em patamar de tranquilidade e de sabedoria, diminuindo-lhe a pesada carga.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 16.
Para visualizar o capítulo 16 completo, clique no botão abaixo:

Ver 16 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?