Diretrizes Para o Êxito

Versão para cópia
CAPÍTULO 22

A RESISTÊNCIA DO IDEALISMO

Quando se contempla qualquer edificação monumental, nem sequer ocorre lembrar-se das dificuldades e dos desafios que foram enfrentados, a fim de torna a grandiosa e utilizável.

Perante as obras de arte que fascinam, os livros iluminativos que dignificam, as tecnologias que facilitam a existência humana, as máquinas que transformaram o planeta terrestre, as realizações da mente e do empenho da inteligência dominando o meio ambiente, quando hostil, alterando a face do orbe sempre para melhor, assim como as incontáveis produções do saber e do engenho, de maneira alguma se pensa nos sacrifícios e nas lutas intérminas dos seus idealistas, dos seus realizadores.

Para ser terminada qualquer realização edificante que enriquece o mundo, tornando-o mais belo e mais digno de ser vivido, foram vencidos impedimentos inumeráveis, que agora perderam o significado, em face da vitória alcançada.

Durante, porém, a execução do trabalho, não poucos lutadores desertam, assinalados pelo fracasso, vencidos pelo pessimismo.

O enfrentamento de qualquer espécie é sempre constrangedor, no entanto, necessário, sem o qual o indivíduo permanece incapaz de desenvolver os admiráveis recursos que lhe jazem adormecidos no mundo íntimo.

São as situações penosas que ampliam a capacidade de realização, impondo regras e condutas pouco habituais, ao mesmo tempo dando campo a utilização e ao desenvolvimento das forças mentais e morais convocadas para a concretização do ideal.

As ideias novas e positivas rompem as sombras da ignorância e do comodismo que predominam nos horizontes planetários, incomodando as pessoas que se sentem plenificadas, (ou seja, Tornar pleno), despertando a hostilidade dos fracos e dos perversos, que se eriçam pela ira, gerando-lhes embaraços constantes.

Os ideais legítimos possuem resistência especial que lhes permite estabelecer os programas de que dispõem em favor de períodos mais felizes...

Não tendo outro, senão o objetivo de fomentar o bem, a beleza, a harmonia, o progresso, o amor, são constituídos do especial vigor que propicia energia indispensável a vitória que buscam todos aqueles que se lhes entregam com abnegação e confiança.

A Humanidade jamais esteve destituída de homens e de mulheres que se inspiraram nos ideais de engrandecimento, entregando-se totalmente a sua concretização.

Imortalizaram-se em todos os ramos do conhecimento, deixando as marcas da grandeza de que se revestiam, dessa forma produzindo incontestável progresso em todas as esferas do pensamento e da ação.

Nada obstante, as criaturas estão ainda muito distantes da perfeição, o que exige incessantes produções nascidas nos ideais assinalados pelo anseio de libertação das consciências, encaminhando-as no rumo da harmonia.

Não te surpreendas, portanto, com as incompreensões que surjam a tua frente, quando estejas operando nos ideais superiores.

Sempre haverá pessoas que se sentirão molestadas pela tua altivez no desempenho das tarefas enobrecedoras que abraças.

Acostumadas a manter a indiferença diante do desequilíbrio e a comprazer-se na própria pequenez, experimentam mal-estar quando outrem demonstra que o mundo não é cruel nem odiento, antes é abençoada oportunidade de serviço, convidando os construtores da realidade a execução do seu programa.

Não te irrites com elas, pois é exatamente isso que desejam, porquanto, assim terão elementos para discutir e agredir, qual combustível que lhes oferecerás para que o coloquem no incêndio que provocam, mas que se extinguirá, se não contribuíres para a sua preservação.

Por outro lado, não te justifiques, não te defendas, não critiques aqueles que se te opõem.

Se estiveres na ação irretorquível não serás atingido pelas farpas da inveja, pelos calhaus da maledicência, pelas agressões gratuitas dos inimigos de ocasião.

Porfia, pagando o preço do inestimável investimento que pretendes oferecer a sociedade.

Quem se detém a examinar os impedimentos que lhe são postos por inimigos, perde excelentes ensejos de crescimento interior e de produção no projeto encetado.

Certamente, momentos surgem em que se torna necessária a análise de algumas ocorrências, a fim de melhor agir-se e com maior propriedade superar-se os problemas.

A excelência de um ideal, porém, é mensurada pela maneira como se conduz e age aquele que o apresenta.

Para que seja realmente portador de significado especial e nobre, beneficia inicialmente aquele que lhe é o instrumento.

Em face do benefício que lhe proporciona, sensibiliza e atrai outros indivíduos que também aspiram ao bem e ao engrandecimento geral, muitas vezes necessitados de estímulos e de encorajamento.

A tua forma de agir no trabalho e de reagir ante a crítica mordaz que te fazem, expressa a qualidade daquilo que cultivas intimamente.

Não será pelo muito falar ou discutir, pretender impor ou defender, que o teu idealismo encontrará receptividade nos outros, mas sim, como decorrência do seu sentido dignificador que atrairá adeptos, simpatizantes e cooperadores dispostos a envolver-se no empreendimento.

Os ideais perversos encontram ainda maior ressonância nas mentes e nos corações, em razão do estágio mais primário em que se encontram aqueles que os sintonizam e aceitam.

Diante, porém, de propostas elevadas que irão mudar o rumo de muitos destinos, oferecendo-lhes dignidade e vida, surgem muitas reações compatíveis com o momento atual e a qualidade da maioria dos indivíduos.

Valem, no entanto, a pena, o investimento de amor, a luta pela evolução, o trabalho de engrandecimento moral.

O processo de evolução do mundo avança por meio dos idealistas que investem a própria existência em favor do que cultivam.

A fim de modificar a estrutura moral e espiritual do planeta, Jesus veio pessoalmente apresentar a Boa-nova, investindo amor e trabalho, de forma que as criaturas pudessem avaliar a qualidade sublime da Sua proposta.

Não encontrou compreensão nem amizade.

Em toda parte enfrentou a impiedade e a malquerença, embora seja o amor e a luz.

Distendeu a compaixão e a misericórdia, socorrendo sem cessar, sempre otimista e gentil, no entanto, foi repudiado e perseguido, sem que se permitisse enfraquecer na luta ou ceder o mínimo no objetivo abraçado.

Assassinado, mas não vencido, abriu espaço para o mundo melhor e para a felicidade que, desde então, passaram a ser possíveis, não obstante as sombras teimosas que ainda permanecem aparentemente dominadoras.

Segue-Lhe o exemplo e persevera no teu idealismo de amor.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 22.
Para visualizar o capítulo 22 completo, clique no botão abaixo:

Ver 22 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?