Libertação Pelo Amor

Versão para cópia
CAPÍTULO 10

ABRIR VEREDAS

Se ainda não podes construir caminhos seguros para aqueles que virão depois de ti, buscando alcançar a meta para onde rumam, sê tu aquele que lhes abres as veredas na floresta densa.

A senda humilde que amanhã irá facultar a conquista de espaços que se encontram ocultos, um dia será transformada em estrada confortável que favorecerá o acesso rápido aos lugares hoje inacessíveis.

Não te importes com as dificuldades que estão à frente, nem temas os obstáculos que tenhas que superar.

Quem se detém a considerar desafios sem a realização do trabalho, não consegue sair das conjecturas para a ação libertadora.

Todo e qualquer tipo de pioneirismo é sempre caracterizado pela audácia da ação e pelos sacrifícios impostos àquele que intenta romper com o existente, facultando paisagens novas e enriquecedoras para o futuro.

Muitas vezes, esse tentame custa-lhe a própria existência, que, no entanto, oferece com júbilo abrasado pelo ideal.

O pioneiro antevê o porvir através do presente, e compreende que é necessário criar condições favoráveis para que se estabeleçam parâmetros de equilíbrio quando se tem por meta conquistar a felicidade real.

No que diz respeito à fé religiosa proporcionada pelo Espiritismo, torna-se urgente ampliar-lhe o campo de realizações, tendo em vista os desafios morais e as dificuldades espirituais vividos pelo ser humano nos dias modernos.

Enquanto proliferam os convites à sensualidade e à indiferença pelos valores do Espírito imortal, parecem diminuir o ardor e o entusiasmo daqueles que se afeiçoam ao Bem e à Verdade, talvez desmotivados pelos resultados pífios dos seus esforços, apesar de respeitáveis.

O mensageiro da luz não se pode permitir o luxo do abatimento quando os frutos da sementeira não se apresentam abundantes de imediato.

O seu combustível de sustentação da fé idealista provém das fontes inexauríveis do Amor de Deus e, para tanto, é indispensável que envide esforços contínuos, preservando os sentimentos decorrentes do entusiasmo, de modo que os enfrentamentos sejam feitos dentro do clima de alegria e de irrestrita confiança nos objetivos perseguidos.

A mudança de padrões no organismo social é sempre uma tarefa hercúlea, que se prolonga por tempo indeterminado. Quando diz respeito à decadência dos valores éticos, isso ocorre com facilidade em decorrência dos atavismos que remanescem em a natureza humana, procedentes das faixas primárias por onde o Espírito transitou e de cujos efeitos danosos ainda não se libertou totalmente. Todavia, quando se trata de contribuições dignificadoras, as que promovem o ser e a Humanidade, gerando novos hábitos morigerados e saudáveis, a sua implantação torna-se muito mais difícil, exigindo desprendimento e abnegação de todo jaez, que somente o amor ao idealismo da verdade e do progresso consegue fortalecer para conquistar.

É natural, desse modo, que escasseiem no organismo social o número de pioneiros, de líderes que se entregam ao gigantesco programa de preparar as bases da sociedade melhor e mais feliz de amanhã.


* * *

Não desanimes, nunca, nem te canses no ideal que abraças, como seja o de construir o mundo melhor do porvir, no qual acreditas e ao qual te vinculas desde hoje.

Pode parecer insignificante o teu logro, porém, trata-se de passo inicial que facultará novas experiências e grandiosas conquistas.

Quem veja a plântula débil, que terá de enfrentar fatores mesológicos adversos, não se dá conta de que serão eles que a enrijecerão, preparando-a para a grandiosidade da vida a que está destinada.

Da poeira cósmica nascem as galáxias, e o minúsculo embrião animal é responsável pela vida que esplenderá logo mais.

Todo início é desafiador e complexo. Torna-se necessário ser assim, a fim de alcançar o futuro grandioso.

O estatuário, fitando o bloco de pedra, vê as formas que se encontram ocultas no seu imo. O seu trabalho consiste em retirar tudo quanto cobre a figura deslumbrante até que esplenda no mundo exterior.

Quando alguém contempla uma obra concluída e fascina-se com a sua grandiosidade, não pensa no esforço desenvolvido por aqueles que a realizaram, nem ocorre evocar-lhe o incrível esforço que constituiu o primeiro movimento.

Não te detenhas, portanto. Segue, abrindo veredas enquanto avanças no rumo da desencarnação.

Cada momento da tua existência é muito útil para ti mesmo, pelo que te facultará construir, renovar, produzir.

Não é importante que sejam realizações grandiosas, porquanto muitos daqueles que aguardam realizá-las veem o tempo seguir adiante e eles permanecem planejando, sem nada construir.

É imperioso que não interrompas o teu compromisso para com a vida, que não te preocupes com o que pensam de ti ou o que comentam a teu respeito, em tentativas inditosas de desviar-te do objetivo que buscas ou de impedir-te prosseguir na caminhada.

Jesus iniciou o Seu ministério sem realizações bombásticas nem ameaçadoras ao status quo.

Atendeu, inicialmente, as necessidades mais prementes e constantes das pessoas, suas ansiedades, suas doenças, suas inquietações, seus sofrimentos...

Utilizou a palavra como instrumento de edificação eterna e aplicou-se ao ministério de renovar as ideias, inspirando sentimentos de amor, como insuperáveis para a conquista valiosa da paz.

Nunca se submeteu aos impositivos da política dominante nem das paixões em primazia.

Lentamente abriu picadas de bem-estar e de esperança no solo áspero dos Espíritos infelizes e rebeldes, propiciando-lhes a alegria de que se haviam divorciado, dominados pela revolta e indiferença aos dons da vida.

Enfrentou todos os tipos de impedimentos imagináveis, nunca, porém, cessando de dar prosseguimento ao ideal de iluminação das consciências humanas.

Experimentou abandono, traição, infâmia e crueldade, no entanto, legou-nos a experiência sublime do amor que vem sustentando a Humanidade nos dois últimos milênios.


* * *

Prossegue abrindo veredas, modestas que sejam, e colocando luz nas sombras que defrontes.

Não tenhas a presunção de solucionar os problemas magnos da sociedade, mas mantém a consciência de que sendo parte dela, tudo quanto faças será refletido no seu conjunto.

Pouco importa que o futuro não saiba do teu esforço, como ocorre no presente que te desdenha a ação.

O fundamental é que faças o que te foi recomendado e aceitaste antes de renascer no corpo atual, prosseguindo fiel até o fim das tuas forças.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 10.
Para visualizar o capítulo 10 completo, clique no botão abaixo:

Ver 10 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?