Libertação Pelo Amor

Versão para cópia
CAPÍTULO 2

INIMIGO INSIDIOSO

Foste estigmatizado pela infâmia cavilosa, e porque te refugiaste na oração, conseguiste superá-la sem sequelas. Experimentaste o escárnio daqueles que te subestimam o valor, no entanto, persistindo nos ideais de enobrecimento, venceste o desafio.

Suportaste a enfermidade desgastante, entretanto, mantendo o pensamento otimista e cuidando-te sem cessar, atravessaste o período de debilidade, recuperando a saúde.

Recebeste pedradas morais, promovidas por adversários invejosos que desejavam competir contigo, e porque não ambicionavas destaques no mundo, ficaste incólume às agressões.

Foste visitado, diversas vezes, pela tentação da ira, da mágoa, da revolta, porém, reflexionando a respeito dos elevados objetivos da existência, não te detiveste nos desvios da inferioridade, avançando alegremente.

Proclamaram a tua queda, a tua deserção do bem, alguns companheiros precipitados, todavia, permanecendo imperturbável, eles te odiaram, sem que isso te afetasse.

Fustigaram-te os sentimentos através de variados ardis, mas, como te encontravas com a mente referta de idealismo e o sentimento rico de entusiasmo, não foste alcançado pelo mal que te rondava.

Recebeste a ingratidão de comensais da tua afetividade, no entanto, despido dos interesses de compensação de qualquer tipo, seguiste adiante, sem lamentar-lhes o afastamento que te não fez falta.

Provaste solidão e foste impelido ao silêncio, por circunstâncias penosas, entrementes, sintonizando com as Esferas superiores, ouviste as vozes dos Céus e sentiste a companhia dos benfeitores espirituais, dando prosseguimento ao trabalho.

Tentaram arruinar-te o nome, objetivando dificultar o teu acesso aos corações, apesar disso, os teus testemunhos de dignidade superaram as informações descabidas e falsas, mais ampliando os teus horizontes de edificações morais.

Armaram redes de acusadores fixados em ti, perturbados pela monoideia de impedir-te o avanço, assim mesmo, porque não cessaste de agir e de servir, esses inimigos da tua paz sofrem por ver-te impertérrito na desincumbência do compromisso assumido com Jesus.

Em todas as situações afligentes, lograste manter a inteireza moral, superando-te a ti mesmo.

Porque o teu vínculo é com Jesus e não com as pessoas, tudo quanto te fizerem, certamente não te afetará, se porfiares, porque Ele te defende de todo mal que não esteja estabelecido pela Lei de Causa e Efeito.

Na luta forjam-se os heróis e os santos, os mártires e os abnegados construtores da Humanidade feliz.

Nunca temas, nem te afadigues em defesas injustificáveis quão desnecessárias, porquanto estás fadado à conquista do Infinito...


* * *

A situação em que te vês agora é bem diversa, mais grave do que todas antes enfrentadas, porque sutil, quase despercebida.

Semelhante a cupim devorador e oculto no âmago da madeira, estás sendo carcomido interiormente, perdendo valiosas energias e vigor.

Insidioso, esse inimigo cruel tem-te rondado os passos, desde há muito tempo, sendo sempre repelido com tenacidade.

Agora, talvez porque te sintas cansado, como é natural, ei-lo tomando as províncias do teu sentimento e apoderando-se do teu entusiasmo.

Trata-se do desânimo, esse inimigo sibilino e torpe.

Tem cuidado e redobra a atenção a seu respeito.

Sob pretexto algum lhe dês oportunidade de alojamento no teu mundo íntimo.

Ele tem sido responsável por muitas defecções de obreiros do progresso, que se sentiram desestimulados e desistiram de lutar.

A princípio, não se lhe percebe a façanha destrutiva, porque se apresenta como tédio, para logo transformar-se em indiferença, por fim converter-se em abatimento e fuga das responsabilidades.

Contrapõe-lhe a vontade férrea, a alegria de viver, o interesse para concluir o trabalho iniciado.

Se te escassearem energias, refaze-te na oração, mergulhando no oceano de forças benfazejas que a tudo envolve.

De imediato, a seguir, busca a meditação, analisando a transitoriedade de todos os fenômenos e remontando-lhes às causas eternas, assim constatando que não vale a pena desperdiçar o tempo em questões de secundária importância.

Tem em mente que estes momentos também passarão, como se diluíram outros de alegrias e de tristezas, aguardando o porvir.

Se, por acaso, persistir o bafio pestilento, considera as aflições do teu próximo a quem podes ajudar, e sai da jaula asfixiante do desânimo para a liberdade de servir.

Respirarás, então, o oxigênio da caridade, logo te sentindo renovado.

Ama, pois, e auxilia em qualquer situação que se te apresente.

Iniciar atividades é muito fácil, mantê-las é mais difícil e concluílas é o desafio que a reencarnação propõe a todos.


* * *

Jesus assinalou com muita propriedade e sabedoria que tudo é possível àquele que crê, que se empenha e não cessa de lutar.

Investe mais nos teus objetivos abraçados e insiste durante os bons e os maus períodos.

A vitória somente pode ser celebrada quando concluída a luta, encerrada a tarefa.

Sob a inspiração de Jesus, persevera e crê nos resultados superiores dos investimentos da tua atual existência e conseguirás alcançar a meta.

Desanimar, porém, nunca!




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 2.
Para visualizar o capítulo 2 completo, clique no botão abaixo:

Ver 2 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?