Libertação Pelo Amor

Versão para cópia
CAPÍTULO 22

INSUCESSO E ÊXITO

O processo evolutivo é um empreendimento desafiador, caracterizado por experiências sucessivas que se armazenam no ser, oferecendo-lhe os valores que contribuem para a continuidade da realização.

Cada etapa vencida enseja um novo patamar a ser conquistado, por meio de atividade relevante, ascensional.

Liberando-se do primarismo, o Espírito direciona-se para a sabedoria através dos investimentos do esforço, da temperança e do sacrifício, porquanto a sua é a meta que se auréola de plenitude.

Normalmente esse labor acontece por meio de diferentes mecanismos educativos que facultam a aprendizagem, a fim de que seja alcançado o êxito, nem sempre de fácil acesso.

Acredita-se, com certa dose de ingenuidade, que o sucesso é um alvo muito simples de ser conquistado, e que os triunfadores, por isso mesmo, transitaram por caminhos atapetados de êxitos e forrados de facilidades confortáveis.

Quem observe a outrem que alcançou o topo no empreendimento encetado, não poderá fazer ideia dos empecilhos que foram enfrentados, nem dos insucessos que ocorreram.

Em cada um deles, porém, ressumou uma experiência iluminativa para o próximo enfrentamento, estimulando ao seguinte passo de segurança.

Em face desse estímulo, às dificuldades enfrentadas sucedem-se os resultados edificantes, muitas vezes recheados de insucessos.

Insucesso, portanto, é lição valiosa que contribui de maneira incontestável para o futuro êxito.

Einstein, por exemplo, referia que, quase sempre noventa e nove por cento dos seus raciocínios eram equivocados, mas o um por cento sempre apresentava a solução para o problema em pauta.

Por isso, não desanimava, jamais considerando insucessos aqueles esforços envidados que não foram exitosos. O que merecia perseverança era o desejo de alcançar o resultado feliz, não sendo contabilizados os investimentos aplicados.

É importante, desse modo, nunca descoroçoar na atividade empreendida, por mais penosa que se apresente.

Não desistir de encontrar a mais segura maneira para lograr os resultados felizes, constitui o dever de todo aquele que se empenha pelo melhor.

Conceituou-se sucesso como a conquista do objetivo a qualquer preço, mesmo que se empenhando os valores morais, que ficarão ultrajados.

Esse aparente êxito, no entanto, é portador de sabor amargo, deixando travo de fel na consciência.

Momentaneamente permanecem em plano secundário, enquanto se frui a glória que proporciona prazer, até que a sucessão dos dias engendra o tédio, a indiferença, a perda do sentido existencial da vida.

Ninguém alcança o êxito sem que antes não vivencie diversos insucessos, que ensinam como não se deve operar quando na busca de resultados opimos.


* * *

A existência humana enriquece-se cada vez mais, na razão direta em que o indivíduo adiciona conhecimentos e experiências, emoções e ações que o impulsionam para frente.

Há, desse modo, uma significativa diferença entre o insucesso e o fracasso.

O primeiro representa um resultado negativo, o não êxito, enquanto que o outro proporciona um efeito desastroso.

O fracasso expressa falência de recursos, perda dos investimentos, produzindo desespero, em face do prejuízo irrecuperável.

A pessoa falida perde a credibilidade e tem o nome associado à desonestidade, à conduta irregular. Por consequência, considera a oportunidade perdida, tombando na frustração, quando não derreia na aflição desmedida.

O insucesso, no entanto, quando bem absorvido, proporciona o necessário ânimo para novos tentames, com a carga da experiência malsucedida, que evita repetir o processo empregado anteriormente.

O homem e a mulher empreendedores sempre consideram os riscos que se apresentam nas atividades a que se entregam como inevitáveis.

Por isso, examinam-nos, procurando mecanismos de superação e recursos de diminuição em número de ocorrências, a fim de que não impeçam o êxito.

Dessa forma, quando ocorrem os percalços, antecipadamente aguardados, dispõem de bons estímulos para dar prosseguimento ao compromisso.

Uma batalha perdida não representa o fracasso de uma tropa, o que somente ocorre quando se trata daquela que decide a guerra.

No que diz respeito à existência humana, cabe sejam avaliadas as aquisições do conhecimento e dos valores morais, a fim de que se estabeleçam metas que se devem alcançar mesmo após os tropeços e as quedas.

O falso conceito de que muitos indivíduos são beneficiados por causa das facilidades de que desfrutam, aflige aqueles que se defrontam com obstáculos, sentindo-se desprestigiados.

Sem dúvida, ocorrem conquistas menos penosas, no entanto, quando não se fazem assinalar por esforços que desenvolvem a capacidade de discernimento para bem conduzir, os desastres posteriores chegam irrefragáveis.

Quando não se aprendeu a realizar, não se tem capacidade para administração nem preservação do que foi conquistado.

A sabedoria ensina que o insucesso e a dificuldade tornam-se mestres que orientam para lograr-se o êxito.

Ninguém é especial, irretocável, que viva aquinhoado com ininterruptos sucessos até o momento em que chega ao ápice da carreira.

Isso não acontece nem nos contos de fadas e nas fábulas ancestrais.

Tudo exige esforço, empenho, luta.

A busca do sucesso é resultado de uma bem empreendida realização, que também se faz assinalar por alguns prejuízos durante a sua execução.


* * *

Jesus, que veio à Terra investido da tarefa de construir nos corações o Reino de Deus, empenhou-se com total abnegação, sem que, no entanto, haja logrado de imediato o resultado que almejava.

Sabia, porém, que deveria colocar primeiro os pilotis da gloriosa construção, e que o tempo, mediante os processos evolutivos através da História, encarregar-se-ia de materializar a tarefa.

Quem O visse acoimado pelos ódios e perseguições gratuitos, derreado na cruz, pensaria que Ele não houvera alcançado o sucesso da Sua missão. No entanto, foi mediante esse aparente fracasso que Ele conseguiu o êxito total, implantando a esperança e a alegria defluentes do amor nas almas pelos tempos do futuro.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 22.
Para visualizar o capítulo 22 completo, clique no botão abaixo:

Ver 22 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?