Momentos Enriquecedores
Versão para cópiaMOMENTOS ENRIQUECEDORES
Há, na maioria das pessoas, uma resistência natural contra as ideias novas, os pensamentos libertadores, embora, às vezes, inconscientemente.
O habitual, aquilo a que se está acostumado, constitui um recurso de acomodação, que não necessita de esforço, trabalhando em favor da rotina, do já realizado e aceito.
Em todas as épocas, as propostas audaciosas objetivando o bem geral foram rejeitadas a priori, mesmo antes de serem examinadas, em mecanismos de autodefesa, de preservação do estado de inércia em que se permanece com indiferença.
O progresso, no entanto, é imbatível e impõe-se de forma inevitável, estabelecendo diretrizes seguras e contribuindo para o desenvolvimento do ser humano, que mais cresce quanto mais se permite a renovação moral, cultural e espiritual.
Apegos injustificáveis falam de segurança ante as incertezas da vida, e a necessidade de bengalas psicológicas para o apoio da negligência constitui motivos para reações contra o enriquecimento pelo exame e vivência dos novos contributos existenciais.
Em razão disso, há os indivíduos que se opõem ao novo, por hábito, por presunção; aqueles que tentam obstaculizá-lo, por anseio de projeção do ego; outros tantos que se reservam o direito de estarem contra, simplesmente por não se disporem à própria transformação.
A vida renova-se a cada instante, ininterruptamente.
O estacionamento, a falta de movimento responde pelo caos.
Assim pensando, elaboramos o presente livro, inspirado em momentos enriquecedores que, nem sempre, são percebidos, tornando-se, dessa forma, sem proveito.
Quando o indivíduo dispõe-se a progredir, transforma cada circunstância e acontecimento em fonte geradora de bênçãos, de alegrias, em que retira valores para o seu desenvolvimento, ampliando o seu raio de ação.
O tempo urge, e a multiplicidade de acontecimentos, às vezes, dificulta a percepção do momento enriquecedor.
Gotículas que formam o mar, bátegas que se reúnem em chuva, átomos que se apresentam em massa, momentos que somam largos períodos existenciais, imprescindíveis na contabilidade do tempo, são fragmentos que formam o todo.
A presença da enfermidade é, também, momento para meditação sobre a fragilidade orgânica.
A manifestação da saúde — momento de ação no bem, valorizando-a.
O ensejo da prece — momento de iluminação, de transcendência do ser.
A hora da provação - momento de resgate Libertador.
A oportunidade do exercício mediúnico - momento de renovação pessoal e fraternal com os desencarnados.
O instante do silêncio - momento de sabedoria, de reflexão, de amadurecimento.
A ocasião do estudo - momento de cultura e discernimento.
Os momentos enriquecedores são dádivas de Deus para todos aqueles que se encontrem dispostos e receptivos aos desafios, aos novos acontecimentos, às ideias libertadoras, às conquistas da ciência e da razão, promovendo-os e alçando-os aos patamares da Grande Luz.
Convidando o amigo leitora viver conosco esses momentos de reflexão e de paz, enriquecedores de alegria e de esperança, rogamos ao Senhor que nos inspire e ampare sempre na tarefa da iluminação interior.
Salvador, 4 de abril de 1994.
JOANNA DE ÂNGELIS
Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 0.
Para visualizar o capítulo 0 completo, clique no botão abaixo:
Ver 0 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?