Jesus e Vida

Versão para cópia
CAPÍTULO 9

Amizadeterapia

Marco Túlio Cícero, filósofo latino do século I a.C., afirmou com grande sabedoria que Quem retira a amizade da sua vida elimina o Sol do mundo.

Isto porque, o relacionamento entre as pessoas através da amizade é de grande significado emocional para a existência feliz.

A amizade é como o Sol que aquece e vitaliza, favorecendo o desenvolvimento da vida e ampliando os horizontes existenciais, aos quais oferece beleza, harmonia e faculta desafios para serem conquistados.

O ser humano é essencialmente sociável, encontrando, nos relacionamentos proporcionados pela amizade, estímulos e objetivos para crescer moral e espiritualmente.

Sem dúvida, a amizade é portadora do calor necessário para fazer germinar os sentimentos que se encontram adormecidos no imo do ser, ao tempo em que se irradia com energias benéficas em favor daquele com o qual se relaciona.

A amizade independe dos interesses mesquinhos do dar para receber, porquanto, o ato da estima sintetiza os dois fenômenos pelo produzir de satisfações confortadoras.

Destituídos de sentimentos racionais, os animais da escala anterior à humana expressam a amizade por instinto, embora em alguns deles existam os pródromos da futura inteligência, protegendo-se, assim como a outros da mesma ou de espécie diferente, no clã biológico ou no social, oferecendo-lhes apoio e convívio.

Esse treinamento desenvolve-lhes a capacidade para a estima, quando alcançarem o estágio de humanidade.

Os filhotes rejeitados ou órfãos, quando não adotados por outros, deprecam e morrem.

O mesmo ocorre com as crianças que, acariciadas, gozam de mais saúde e de melhor desenvolvimento intelectual, em relação àquelas que são vítimas do abandono ou são desprezadas, que sobrevivem com deficiências várias, quando não se apresentam portadoras de transtornos emocionais graves.

A amizade sincera oferece a segurança emocional que propicia alegria de viver, por estimular os neurotransmissores a produzir mais dopamina, a substância responsável pela alegria, pela felicidade...

Invariavelmente, os indivíduos temem o abandono, a solidão, e ante a doação da amizade relaxam e tranquilizam-se, reconquistando a confiança em si mesmos e no próximo.

A amizade, desse modo, é como um elixir terapêutico de excelentes resultados, inclusive no período em que se instalam as enfermidades.

A amizade é tão valiosa, que o som de uma voz amiga e conhecida produz o sorriso de alegria em quem o escuta.

A lembrança de um ato propiciado por um amigo gera satisfação e a perspectiva de um novo encontro desenvolve expectativa agradável.

Quando não se frui dessas satisfações, dificilmente encontra-se a felicidade durante a existência terrena, sofrendo-se isolamento e angústia.

Estatísticas valiosas asseveram que as pessoas solitárias têm a probabilidade de desencarnar em muito menos tempo do que aquelas que experiênciam convivências e relacionamentos afetivos.

O mesmo ocorre com os introvertidos em relação aos extrovertidos, em face das agressões de que padece o sistema imunológico, bombardeado pelos conflitos das coarctações emocionais.

A amizade prolonga a existência física e embeleza as emoções.

A vida estua em incessantes poemas de relacionamentos em a Natureza, culminando na convivência entre os seres humanos.

Amigos são bênçãos que devem ser cultivadas com carinho, respeito e consideração.


* * *

Quando os enfermos recebem atenção e amizade, os seus neurônios produzem endorfinas que lhes atenuam tanto as dores físicas quanto as emocionais, facultando-lhes formosos períodos de sobrevida.

Os processos agressivos na convivência social produzem distonias psicológicas nos seus membros, tornando-os refratários aos sentimentos de elevação, de fraternidade e de harmonia.

São geradores de violência, porque se fazem, por sua vez, condutas igualmente violentas.

Os animais cuidados com amizade tornam-se dóceis, reconhecem os seus donos e captam-lhes os sentimentos que os instintos decodificam por automatismo.

Assim, a amizade funciona como elemento indispensável a uma vida produtiva e rica de aspirações relevantes.

Aquele que se isola, termina por alienar-se, permitindo-se reflexões negativas, pensamentos pessimistas e mergulhando em depressões tormentosas por falta de convivências salutares.

Da amizade ao amor basta um passo, isto é: à medida que o sentimento se engrandece, adquire dimensão de afetividade profunda.

Frederico Nietzsche, embora pessimista e vítima de frequentes crises depressivas, reconheceu que é a amizade que sustenta o casamento, as parcerias, os relacionamentos sexuais, quando passam os arroubos das paixões devastadoras...

A amizade independe dos sexos, das circunstâncias, das idades. Abrange todos os períodos da vida e tudo quanto existe em a Natureza.

Desenvolvê-la, mediante o treinamento, expandindo-a ao maior número possível de indivíduos humanos, animais e vegetais, constitui um desafio em benefício da saúde integral.

A vida solitária constitui terrível carga para o organismo físico, emocional e mental, gerando desconforto e estresse, em razão dos conflitos que se estabelecem no íntimo e da impossibilidade de reparti-los com outrem em conversações edificantes. Não se trata de transferilos ao próximo, porém, de realizar-se uma catarse positiva, trabalhando as faces nebulosas do sofrimento e encontrando caminhos ocultos para a sua liberação.

Quando se confia em alguém, torna-se mais fácil enfrentar dificuldades, confiando que sempre terá companhia e refúgio emocional na amizade, quando os problemas se tornarem mais graves ou mesmo sem eles.

Tendo-se com quem conversar, discutir problemas, comentar desafios e dores, embora permaneçam não resolvidos, outras são as condições emocionais para os solucionar, em face do aquecimento moral que vem do outro.


* * *

A amizade pura tem sido responsável por incontáveis glórias do processo evolutivo da humanidade.

Pessoas que se estimam, sacrificam-se umas pelas outras, demonstrando o significado de que se revestem na convivência fraternal.

Enquanto houver amizade entre os seres humanos Deus estará de bem com os habitantes do planeta terrestre.

Sê amigo, doando-te quanto possas, mantendo conversações salutares, joviais e desfrutarás de bemestar.

A convivência na amizade é razão para evitar o vazio existencial, a saturação, desde que seja autêntico o sentimento.

A amizade prolonga a alegria de fruir-se a existência física.

Amizade que produz bem-estar e auto-realização, é processo terapêutico para uma reencarnação exitosa.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 9.
Para visualizar o capítulo 9 completo, clique no botão abaixo:

Ver 9 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?