Rejubila-te Em Deus

Versão para cópia
CAPÍTULO 25

Construções do bem

Ávida mental é de fundamental importância para o direcionamento seguro da existência física na Terra...Hábitos arraigados, portadores de conteúdos pessimistas e punitivos, herdados das experiências multifárias do passado, insistem em manter os comportamentos mórbidos em detrimento das formulações salutares do bem.

Em consequência, cultiva-se muito mais o mal, dando-lhe significado e valor psicológico que o enriquecem de resistências, em vez dos contributos libertadores das fixações que devem ceder lugar a novas reflexões e aprendizagens.

A mente está sempre em atividade inquietante. Desse modo, o pensamento será decorrência da eleição pessoal de cada qual, no cultivo de sombras e temores ou na construção das obras dignificadoras.

Muitos indivíduos evitam modificar as paisagens mentais com receio, injustificadamente, de acontecimentos infaustos como sendo castigos da Divindade pela sua mudança de atitude.

Comprazem-se, inconscientemente, nas situações deploráveis do atraso intelectual assim como do desenvolvimento moral, e sucumbem ante as imposições nefastas de posturas perversas do passado de ignorância e de retardamento cultural.

O conhecimento que liberta abre também as portas das possibilidades felizes para a eliminação de toda sombra pertinaz, responsável pela insensatez e pelos distúrbios emocionais que infelicitam.

Nunca temas, porém, o mal, cuja estrutura é firmada na ausência do bem.

Valorizar o lado negativo das ocorrências, considerar que é o predominante no mundo, resulta desse processo de negação às informações novas e às revelações da Ciência e do pensamento, que trazem as contribuições felizes para tornar a jornada menos áspera e mais compatível com a Justiça Divina.

E necessário, portanto, compreender que a aquisição da justiça pelo ser humano é um passo avançado na sua experiência de iluminação, conforme acentua a lógica, que esclarece que a pessoa justa é nobre e sábia. Isto porque a justiça oferece os instrumentos para o crescimento de todos, mediante a educação, o trabalho, o respeito pelas leis, pelo próximo, pela vida, estimulando sempre ao avanço consciente para a execução do que é realmente importante.

Tendo-se em vista o essencial, que é a liberdade de consciência e a dignidade no campo da ação, as demais ocorrências têm lugar como fenômeno natural do bem proceder.

Esse mecanismo de viver com receio ao mal que pode acontecer, que já aconteceu ou que estará acontecendo, é resultado de um comportamento masoquista, que acompanha o ser humano desde há muito, quando se informava que o mundo era perverso, um vale de lágrimas, uma região de sofrimentos, e que a razão da existência na Terra era punitiva.

Graças às lições profundas das modernas doutrinas psicológicas e, antes delas, daquelas fornecidas pelo Espiritismo, conseguiu-se demonstrar que a existência terrestre é enriquecedora, fonte inesgotável de benefícios em favor da glória da imortalidade.

Não te refugies no desculpismo do temor ao mal, a fim de permaneceres na ociosidade, no relaxamento, na queixa.

O aparente mal que sucede, guarda, náo poucas vezes, preciosos tesouros de sabedoria, se o indivíduo detiver-se a examiná-lo, dele eliminar a sombra e o queixume. Isto porque o mal de hoje normalmente converte-se em um grande bem mais tarde.

É nesse sentido que se deve entender a resposta Divina às orações terrestres...

Normalmente deseja-se ter atendidos os apelos, mesmo aqueles que não merecem o mínimo de consideração, em face do conteúdo de que se revestem. Outros, no entanto, portadores de significados mais expressivos, não recebem, quanto gostaria o orante, a consideração que pensa merecer. Mas assim sucede, porque a percepção humana é muito limitada em relação ao porvir, e o ego predomina nas suas escolhas.

A visão da Divindade é muito mais elevada e, portanto, nega o caprichoso desejo de agora, desenvolve um programa de harmonia sem traumas nem angústias que ocorreriam caso fosse atendido, em razão dos sucessos que virão mais tarde.

Quando se tem amadurecimento emocional, com facilidade converte-se algo desagradável e portador de mal-estar em utilidade e bênção.

A depender da ótica emocional daquele que o vivência, descobrem-se salutares mudanças de comportamento, de lógica de ação, e retiram-se benefícios de que se adorna, no que parecia um dano ou prejuízo.

Quem contemple um pântano, não tendo capacidade de entender os milagres do solo, considera-o permanente reduto pestilento. No entanto, com uma conveniente drenagem e cuidados especiais, pode ser transformado em jardim exuberante de flores e perfumes ou pomar de ricos e sazonados frutos.

O mesmo ocorre quando se depara com o deserto e se lhe vê a terrível e ameaçadora aridez. Entretanto, a tecnologia agrícola tem transformado grandes áreas dessa natureza em florescentes paisagens e aprazíveis bosques...

Todo o Universo é um corpo homogêneo e vivo, portador de grande harmonia.

O Mal é ainda ignorância do Bem e caminho de difícil acesso, para fortalecimento das experiências do transeunte em processo de crescimento espiritual.

Desse modo, propicia-te pensamentos edificantes, cultiva aspirações enobrecedoras, mantém a certeza de que somente o bem é de sabor eterno, quando tudo mais é transitório.

Vive de tal maneira que, se a desencarnação surpreender-te inesperadamente, terás armazenado luz e paz que te servirão de guia futuro afora...

Quem teme a treva não avança, e aquele que procura pouparse do mal, não consegue construir a plenitude íntima.

Todas as experiências são válidas para o trabalho de autoconsciência, sem a qual a jornada é sempre muito difícil.

Reconsidera, portanto, velhas bengalas psicológicas de apoio doentio e reconquista a saúde, dedicando-te à construção do bem.

Recorda-te, por fim, de Jesus.

Todo aquele que O busca com sinceridade nunca se detém em sombras, porque Ele é a Luz do Mundo, que desbasta todo tipo de escuridão interna e externa.

Também Ele enfrentou o mal e os males que vicejavam no Seu tempo, nunca aceitou a proposta derrotista das circunstâncias infelizes de então, inaugurando a Era do Espírito imortal.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 25.
Para visualizar o capítulo 25 completo, clique no botão abaixo:

Ver 25 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?