Seja Feliz Hoje

Versão para cópia

SEJA FELIZ HOJE

Para onde se volte o ser humano, sempre defrontará desafios que fazem parte do processo evolutivo.

A luta é, portanto, o clima de segurança para o encontro com a plenitude.

Dias há, porém, que se fazem mais difíceis de serem enfrentados do que outros. Tem-se a impressão de que todas as questões perturbadoras juntaram-se para impedir que se repouse do cansaço ou que se experimente harmonia.

Quando menos se espera, surgem problemas não imaginados, criando situações embaraçosas e perturbadoras. Por mais que haja empenho para a sua solução, mais complicados se apresentam, dando lugar ao desânimo ou à revolta, a depender do estado emocional de cada um. Nessas ocasiões, quase sempre o desespero se assenhoreia das energias e o destrambelho psicológico toma conta da conduta.

Noutras circunstâncias, experimenta-se um estado de solidão que aturde, como se todos os amigos estivessem distanciados ou se houvessem sofrido estranha transformação que assusta.

Há ocasiões em que a segurança econômica oscila, a afetividade escasseia e tem-se a impressão de total indiferença dos Céus às necessidades urgentes da Terra.

Todos esses e outros mais são fenômenos naturais do educandário terrestre, convidando ao desenvolvimento das faculdades intelecto-morais, construindo o autoaprimoramento.

Quando fores visitado por qualquer uma dessas ocorrências inevitáveis, não te deixes surpreender, nem te permitas ser arrastado pelo desânimo ou pela perda da fé, porquanto será percorrendo os seus caminhos, que disporás de resistências e lucidez para as equacionar uma a uma.

Invariavelmente as pessoas pensam que a crença religiosa deve ser utilizada como um recurso milagroso para a solução das dificuldades iluminativas da existência física. Trata-se de um equívoco, porquanto a sua é a função equilibradora diante das questões que perturbam a mente e abalam os sentimentos. A fé, neste caso, é uma âncora de segurança do navio existencial, mantendo-o no porto seguro.

Indispensável que aquele que se vincula a qualquer doutrina religiosa conscientize-se de que a sua deve ser uma fé raciocinada, na qual não existem lugares para magias ou superstições, fantasias ou fenômenos sobrenaturais, milagres de ocasião e de preferência divina...

O papel fundamental que desempenha é esclarecer o crente a respeito de como comportar-se nas situações de testemunho ou naturais de dor, encontrando diretrizes válidas para prosseguir na trilha do bem, com os olhos, porém, no foco maior, que é a sua imortalidade.

A certeza de que a vida permanece após o decesso orgânico pelo fenômeno biológico da morte oferece convicção e paz nas borrascas que são vencidas com ânimo e compreensão lúcida.

As mensagens que constituem este livro foram escritas durante largo período, objetivando abordagens em torno de temas afligentes de cada ocasião, demonstrando que sempre encontramos o melhor caminho, quando paramos a reflexionar em torno da existência e elegemos a conduta cristã conforme exarada em o Evangelho de Jesus.

Algumas vieram a lume em diversos periódicos espíritas, oportunamente, e receberam ligeira adaptação ao conjunto no qual se encaixaram.

Em verdade, nada trazem de original que possa apresentar novidades. Sempre objetivamos reacender a esperança naqueles que se encontram em dificuldade; a alegria naqueloutros que a perderam; paciência aos que se engalfinham no desespero e deixam-se sucumbir pelos golpes do denominado destino.

Também temos como essencial recordar aos nossos leitores as sublimes lições do Mestre Jesus que o tempo esboroou, que foram alteradas, que se perderam na memória e devem ser revividas com frequência, a fim de que a verdadeira união mental se faça com Aquele que é o exemplo máximo do Amor que Deus nos ofereceu a todos, para servir-nos de Guia sempre.

Em qualquer situação, portanto, por mais angustiosa se te apresente, ora e confia, não jogando a toalha, como se costuma vulgarmente dizer, significando a perda e o abandono da luta.

E na luta que o Espírito se fortalece, porquanto é imperioso libertar-se das fortes construções pretéritas, referentes aos períodos do seu primarismo evolutivo.

Esperamos, desse modo, que a nossa mensagem de alguma forma encontre ressonância nas mentes e nas emoções superiores daqueles que nos derem a honra de lê-la.


Salvador, 11 de agosto de 2016.


JOANNA DE ÂNGELIS

Nota digital: algumas definições de palavras foram suprimidas nesta versão digital. 04/04/2017.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo -2.
Para visualizar o capítulo -2 completo, clique no botão abaixo:

Ver -2 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?