TESOUROS LIBERTADORES

Versão para cópia
CAPÍTULO 19

SEM PRESA

Asserena-te, interiormente, a fim de que a tua jornada seja caracterizada pelo equilíbrio e as tuas ações corretas obedeçam a um programa de harmonia interior, sem pressa nem retardamento.

Uma existência humana é feita de sucessos e inquietações, esperanças e desencantos, programações de bênçãos e enfrentamentos desgastantes, de modo a disciplinar o Espírito para que logre a autossuperação e avance cada dia com mais segurança.

Cada conquista é um passo adiante, assim como qualquer insucesso representa experiência mediante a qual sabe-se como não mais repetir-se o equívoco.

Todo o processo de crescimento íntimo deve ser assinalado pela calma, sem a ansiedade afligente que em nada ajuda, no que diz respeito à solução dos desafios ou mesmo à superação das provas.

Inutilmente, o indivíduo deseja antecipar as ocorrências, sem dar-se conta que o Universo é regido por leis soberanas e mesmo o aparente caos encontra-se previsto em razão das forças cósmicas sempre em ação.

Se observares o esforço da borboleta no momento em que se liberta do casulo no qual o verme se arrastava no solo e tentares precipitar-lhe a libertação, destruirás o mecanismo de maturidade do esforço que a prepara para o voo.

O fruto que é obrigado a amadurecer fora da haste vegetal que o mantém, perde o sabor original e facilmente decompõe-se.


Tudo obedece a ciclos próprios que facultam o alcance da

plenitude.

Aquele que se precipita gera distúrbios na ordem, cria embaraços para o comportamento, tem distorcida a visão da realidade, e o mesmo acontece quando posterga a ação dos compromissos.

Passo a passo chega-se à meta, palavra a palavra enuncia-se o discurso, nota a nota apresenta-se a rica sinfonia.

Não te afadigues diante do que deves fazer, deixando-te afligir pelo volume que te aguarda. A pressa não te ajudará a atender como deves o programa que te diz respeito.

A noite sucede o dia, enquanto este voltará no momento próprio.

Equilíbrio na execução das atividades é resultado de reflexão e de harmonia interior.

A ansiedade deve sempre ser substituída pela calma, que resulta, invariavelmente, da confiança irrestrita em Deus e em si mesmo.

Quando se examinam as possibilidades que se encontram ao alcance, com facilidade consegue-se viver em harmonia, que é portadora de saúde e de bem-estar.


* * *

Os rios e os ventos continuamente vencem as rochas, recortamnas e deixam nelas impressas as suas marcas ao longo das épocas.

A vida expressa-se em todas as formas imagináveis, obedecendo à ordem que vige no Cosmo.

Em tudo quanto te diz respeito, aprende a esperar, agindo com tranquilidade.

A precipitação, de maneira alguma, evita os acontecimentos que estão em pauta, pelo contrário, geram balbúrdia e confusão.

A bênção do tempo obedece ao psiquismo divino, a fim de que a harmonia reine em toda parte.


Quando te entregas a Deus e n ́Ele depositas as tuas

expectativas, somente acontece contigo o que é de melhor para o teu desenvolvimento espiritual.

Por isso, nunca reclames, e procura encontrar a razão do que ocorre, se, por acaso, é afligente, ou rejubiles-te, se te constitui estímulo para o avanço na direção do bem.

Velho axioma afirma que aquele que corre cansa, enquanto aqueloutro que anda o alcança e ultrapassa.

Disciplina a mente para que aprendas a esperar e a executar cada ação no momento adequado.

Desse modo, o teu tempo será mais rico de oportunidades para o trabalho assim como para o repouso, dispondo de espaço para todas as realizações em clima de paz.

Quando se vê o enganoso êxito do mal, das ações perniciosas e a vitória dos oportunistas, o que sempre causa dor e choque, esquece-se de que a dádiva do tempo a tudo corrige, alcançando aqueles que pensam em fugir das consequências da própria insensatez ou da violação do equilíbrio.

A reencarnação é demonstração disso, porque, afinal, Deus não tem pressa, e o importante não é o resultado imediato, mas a regularização de todas as coisas e o fatalismo reservado ao Espírito, que é a sua plenitude.

Ninguém a alcança através de um passe de mágica, senão mediante o esforço, o denodo, a constância e a continuidade do trabalho.

A praia imensa é feita de grãos de areia e todo o Universo é constituído de partículas subatômicas.

De igual maneira, a experiência carnal é resultado de pequenos e grandes eventos, que se encontram programados como um curso de evolução.

Aquele que não é capaz de conduzir uma pequena embarcação, não dispõe de condições para dirigir um transatlântico.

Aprende, pois, a caminhar com segurança e em paz, tendo em vista a meta para a qual te diriges, e a alcançarás com paciência e alegria.


* * *

Jesus, que conhecia o futuro que Lhe estava reservado, soube esperar o momento culminante da cruz, sem deixar-se perturbar, trabalhando incessantemente pelo Reino de Deus na paisagem dos corações.

Quem O visse cantando o sublime sermão da montanha, aparentemente amado e cercado pela multidão deslumbrada, jamais pensaria na tarde infamante do Gólgota, em solidão aterradora e cruel abandono...

Nada obstante, Ele soube caminhar sem pressa nem postergação dos compromissos durante mais de dois anos de convivência com as criaturas ingratas, amando-as e compreendendo-lhes as fragilidades, porém, certo de que o Irmão Tempo as conduziria a Ele, na condição de ovelhas arrependidas na busca do seu Pastor.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 19.
Para visualizar o capítulo 19 completo, clique no botão abaixo:

Ver 19 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?