TESOUROS LIBERTADORES

Versão para cópia
CAPÍTULO 22

EXPERIÊNCIAS

A experiência é uma conquista pessoal intransferível, que cada criatura realiza ao longo da existência. Constitui um caminho de autodescobrimento em torno dos valores e dos recursos que serão adicionados ao conhecimento, servindo-lhe de base para a construção da sabedoria.

Na infância, ensina o melhor caminho que deve ser seguido quando por ocasião da adolescência, evitando equívocos comprometedores e dependências viciosas que se prolongarão pela idade adulta e, não raro, velhice afora.

Pode-se explicar o resultado da experiência adquirida, mas cada qual tem-na que vivenciar em razão das condições pertinentes ao ego, que se permite o livre-arbítrio, nem sempre corretamente.

Trata-se de valioso contributo da existência física, mesmo quando se vivenciam ocorrências danosas, que irão servir de parâmetro para o que se deve e se pode fazer, em relação ao que se deve mas não é lícito realizar, ou se pode mas não é correto executar.

Quando se trata de erro, tem-se a lição lúcida a respeito do caminho emocional e intelectual que se percorrerá, evitando-se a queda no poço de onde se deseja sair.

Ao ser florescente e abençoada, propele a novas realizações, conquista espaço e adquire lucidez para melhor produzir no campo da evolução.

Cada dia novas experiências são adicionadas às conquistas anteriormente reunidas no inconsciente profundo, que sempre dita as normativas do comportamento humano.

O conhecimento em torno da reta conduta faculta o discernimento para a prática das ações que podem produzir bemestar, harmonia mental e emocional, mediante a qual são conseguidas futuras condutas que se transformarão em hábitos salutares incorporados ao dia a dia existencial.

Em razão da diferença de níveis mentais e emocionais dos seres humanos, não raro, é através dos insucessos que se encontram os melhores modelos para a autorrealização.

Alguns percebem com facilidade que o prazer de um momento é uma utopia que a realidade logo dilui, que deixa frustrações e amarguras. Outros, no entanto, necessitam experiênciar a dificuldade, o sofrimento, para melhor entender a finalidade da sua trajetória, que o túmulo não consome.

Por isso, é de fundamental importância o conhecimento da imortalidade, a fim de que sejam tomadas providências desde cedo a respeito dos investimentos de natureza indestrutível, além das mensagens agradáveis da envergadura carnal.

Mediante a certeza da sobrevivência do ser ao túmulo, os comportamentos adquirem significados profundos e oferecem experiências de sabedoria e de libertação.


* * *

Nunca cesses de experimentar novas áreas do conhecimento, campos de trabalho e de atividades renovadoras.

Não consideres valioso apenas o labor que ofereça imediata compensação. Não poucas vezes, o insucesso de agora ensina o melhor método para consegui-lo noutra tentativa.

As grandes realizações humanas nos mais diversos setores de atividades, conseguiram a meta após tentativas diversas que levaram ao insucesso e demonstraram que se fazia necessária uma alternativa diferente. Porque os seus idealistas insistiram, o êxito coroou o mister após demoradas repetições.

Tudo tem o seu momento, a sua ocasião de realizar-se. Será inútil tentar-se que um acontecimento se apresente exitoso antes dos esforços envidados, dos erros corrigidos, da insistência dirigida pela intuição dos resultados felizes.

Por isso, a estrada dos santos, dos heróis, dos benfeitores da Humanidade nos mais diversos setores, é assinalada por dificuldades aparentemente intransponíveis, que, todavia, não os impede de prosseguir, muitas vezes com os joelhos desconjuntados, como se referiu o apóstolo Paulo em relação ao seu ministério iluminativo.

Somente a imaturidade psicológica espera que todo empreendimento seja coroado de resultados opimos.

Se assim fora, a existência perderia o sentido e o significado, dando lugar ao tédio e ao desinteresse pelo trabalho.

A sequoia cresce milímetro a milímetro até atingir a sua mais grandiosa expressão.

Da poeira cósmica surgem as galáxias no turbilhão dos bilhões de anos.


Desse modo, nunca desfaleças quando um empreendimento no qual te afadigas não apresente o resultado anelado. Isso não será

motivo de desistência, antes deve constituir-te estímulo para o seu prosseguimento, mudando a forma de agir.

Quem hoje contempla os imensos complexos da Disneylândia no mundo, não sabe que o seu autor, Walter Disney, recebeu negativas repetidas de bancos e empresas aos quais recorreu quando da primeira tentativa de edificação nos pantanais da Flórida. Porque ele não desistiu e tinha certeza de que poderia contribuir com beleza e imaginação para a felicidade de crianças e adultos, hoje os seus parques espalhados por diversos países esplendem, dão trabalho a milhares de pessoas e encantam outros tantos milhões de visitadores.

A vitória da guerra não é decidida nas primeiras batalhas, mas sim, na última.

Muitos combates adornam de glórias os exércitos, para depois serem dizimados no enfrentamento final.

Luta sem esmorecimento, confia na Divina Providência, sê pacífico e pacificador apesar da violência que domina a Terra, e não cesses nunca de servir, de persistir e de lutar pelo bem.


* * *

Traído, vendido aos Seus inimigos, julgado injustamente e crucificado de maneira cruel, Jesus, o Amor não amado, não desistiu das criaturas que ama e até hoje insiste na renovação de todos, enviando os Seus mensageiros, a fim de que a Sua mensagem não seja esquecida, em face da Sua sublime experiência de Governador da Terra.


Inspira-te n

́Ele e trabalha com vigor, adquirindo a experiência santificante do amor sem jaça.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 22.
Para visualizar o capítulo 22 completo, clique no botão abaixo:

Ver 22 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?