TESOUROS LIBERTADORES

Versão para cópia
CAPÍTULO 29

BRILHE A TUA LUZ

A gora que despertaste para a Verdade e conheces os caminhos da autoiluminação, assim como a mensagem sublime do amor e do perdão, não te detenhas no silêncio, a guardá-los apenas para ti.

Sai a proclamar, quanto possível, a conquista que te inunda de bênçãos, e contribui em favor do mundo sofrido em que vives.

Há um grande silêncio em torno das lições sublimes da libertação da ignorância espiritual entre as criaturas.

Muitos daqueles que estão informados da realidade transcendental, porque ainda não se tornaram melhores, receiam falar a respeito do seu significado, por um excessivo pudor ou mesmo pelo receio de não serem bem compreendidos.

Se os médicos somente atendessem os pacientes quando se encontram saudáveis, muitos desencarnariam sem orientação nem socorro. Embora estejam com problemas, sabem como solucionar as dificuldades que afligem outros que se encontram sob os camartelos das enfermidades e os conduzem ao bem-estar, à saúde, enquanto igualmente se recuperam.

Se somente os operários ideais se dedicassem às construções de qualquer natureza, a poucos caberia a oportunidade de servir e de edificar.

Desse modo, embora com alguma carência no teu processo de autoiluminação, contribui em benefício de outros que se encontram em patamar menos elevado do que aquele em que te manténs e distende-lhes a mão generosa, a informação saudável que os arrancará da situação penosa e lhes permitirá ascender também no rumo da plenitude.

O ideal será que te encontres identificado e vivencies os ensinamentos de Jesus, nada obstante, enquanto operas a própria transformação, porque tens condições de cooperar com as demais criaturas que te cercam e se demoram no desconhecimento da vida libertadora.

Todos crescem moralmente com certa lentidão, em decorrência das heranças perversas do atavismo antropológico ou dos clamorosos enganos que se permitiram. No entanto, em razão da luz que clareia a consciência dispõem de instrumento valioso para a própria aquisição de paz.

O exercício do bem, no que diz respeito ao auxílio espiritual às pessoas que sofrem e agradecem qualquer contributo de bondade, representa valioso auxílio para serem superados os limites e desafios que defrontam.

Da mesma maneira como te alegraste com a Mensagem de Jesus desvestida dos atavios em que foi envolvida pela ignorância ou perversidade humana, outros espiam-te e admiram-te, sem coragem de pedir-te esclarecimentos.

Sê tu quem vai em ajuda ao irmão da retaguarda.

Fala-lhe do amor inefável do Mestre e da Sua misericórdia, que aguardam pela decisão de cada qual, a fim de manter-se vinculado à sua caridade.

Não te detenhas, pois, fazendo que brilhe a tua luz, a fim de que outros possam banhar-se na tua claridade, embora caminhem na escuridão.


* * *

Quem tem a ventura de conhecer Jesus, descobre os inefáveis recursos da felicidade, pois que consegue romper as amarras com o erro e trilhar com segurança as vias novas que se lhe abrem à frente.

Fala sobre o sermão da montanha e deixa-te extasiar sobre as esperanças que dele defluem.

Recorda a multidão esfaimada de paz e de conhecimentos que, após ouvir as bem-aventuranças desceu do morro e modificou totalmente as suas existências, e se propôs a alterar o destino da Humanidade para sempre.

Repete aos ouvidos desatentos por falta do hábito de ouvir e captar as belezas do Evangelho, a magia da palavra do Mestre e as Suas promessas que se estão cumprindo no Espiritismo, na condição de o Consolador que Ele houvera prometido.

Narra as lições inolvidáveis das parábolas com a riqueza dos seus conteúdos, a fim de que os sofredores encontrem orientação firme para desenovelar-se dos cipós que as asfixiam, mantendo-as aprisionadas aos vícios.

Evoca a cena da mulher surpreendida em adultério e a compaixão d’Ele para com a criatura infeliz, sem a condenar, mas também sem anuir com a sua insensatez, concedendo-lhe oportunidade de não mais repetir o lamentável equívoco.


Busca melhor orientação para as vidas estioladas em a narrativa do filho pródigo, dissipador e inconsequente que, após todas as infâmias, o abandono do genitor e dos deveres, preferiu o prazer vergonhoso, e que, ao sentir-se profundamente infeliz entre os

suínos de que cuidava, recordou-se do pai querido e bondoso, encorajou-se a retornar ao lar, a fim de tornar-se servo, já que se não considerava digno de ser tratado como filho e foi recebido com júbilo. Amplia o comentário, explica o ciúme do irmão que ficara fiel junto ao idoso, que reclamou e ouviu da serenidade do ancião a resposta de que ele não tinha razões justificáveis para proceder dessa forma, porque tudo quanto pertencia à família era dele, mas o seu irmão que estava morto, agora vivia, portanto, com direito a uma nova oportunidade, a fim de reabilitar-se.

Avança pelas trilhas inolvidáveis da mensagem do bom samaritano, e demonstra como o amor é amplo, sem distinção de classe, de condições, de ódios e rancores, sendo o hálito de Deus, que sustenta todas as criaturas.

Vai mais além e recorda a mulher samaritana, cuja vida Ele desnuda com ternura e gentileza, convoca-a para o Reino dos Céus e demonstra que o Pai não deve ser adorado no Templo em Jerusalém, nem no monte Garazim, conforme o faziam judeus e os filhos da Samaria, mas sim, no sublime altar do coração.

Quantas lições de incomparável sabedoria já possuis na mente e podes divulgar aos demais corações angustiados!

Lentamente despertarás para a vivência dos ensinamentos que fluem dos teus lábios e conseguirás vivê-los, transmiti-los com exemplos nobres, felicitar-te e a todos que se te acerquem ao oferecer-lhes vida, mas, vida em abundância.


* * *

O Evangelho é tesouro que não pode ficar oculto, desconhecido.

Há dores inumeráveis que o necessitam e que, ao tomarem conhecimento da sua extraordinária psicoterapêutica, serão renovados e livres dos males de que se constituem.

Tem em mente que Jesus, mandou que alguns dos Seus discípulos fossem pelos caminhos, dois a dois, e anunciassem a hora nova, com poderes superiores aos que já possuíam.

(...) E eles foram.

Agora é a tua vez.

Brilhe a tua luz, a fim de que a treva desapareça do mundo.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 29.
Para visualizar o capítulo 29 completo, clique no botão abaixo:

Ver 29 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?