Vitória Sobre a Depressão

Versão para cópia
CAPÍTULO 11

Influenciações

Em razão das heranças ancestrais, mantém o Espírito vínculos com as tendências perturbadoras que, com mais facilidade, desabrocham no seu mundo interior, inspirando-lhe condutas agressivas e enfermiças, do que aquelas que seriam as ideias para o seu comportamento.

As impressões fortes dos estágios primários de tal maneira se lhe fixaram que, a qualquer estímulo ressumam, apresentando-se dominadoras.

Graças ao processo de afinidades emocionais, portanto, de natureza vibratória, os indivíduos de caráter semelhante mais facilmente se aproximam, mantendo intercâmbio contínuo, influenciando-se reciprocamente.

Não raro, os hábitos doentios que assinalaram as reencarnações anteriores se expressam, restabelecendo os liames emocionais com as condutas infelizes anteriormente mantidas.

Não é estranhável que pessoas renascidas em lares dignos, abençoadas por afetos profundos, recebendo o saudável licor dos conhecimentos nobres e dos exemplos edificantes, afastem-se dessa convivência sadia, para homiziar-se em redutos de sombra, com pessoas cavilosas e más, identificando-se prazerosamente com os seus costumes hediondos, destrutivos… Influenciando-se reciprocamente, esses Espíritos que procedem das mesmas áreas de perversidade, formam grupos de delinquentes que se organizam para dificultar a marcha do progresso, como se fossem portadores das forças de Hércules, tornando-se invencíveis.

Tanto permanecem na Terra, envergando as vestes carnais, quanto na erraticidade, de onde planejam os malefícios que pretendem infligir às criaturas humanas.

De alguma forma, trata-se de um fenômeno histórico-sociológico, porque assim procederam desde priscas eras, o que deu origem à conceituação dos seres maus, nas teologias derivadas do Cristianismo, tais como as figurações dos seres demoníacos.

Por outro lado, os seres afetuosos que se identificam nos compromissos da edificação do amor e da caridade na Terra, aproximam-se, formando equipes de trabalho elevado, mediante o qual promovem a sociedade aos píncaros da glória.

Sacrificando-se espontaneamente pelo bem do próximo, transformam-se em numes tutelares totalmente devotados ao ministério da edificação portentosa da verdade nas mentes e nos corações.

São imbatíveis, porque as suas forças são sustentadas pelas poderosas energias do Amor que os alcançam, mantendo-os jubilosos em todos os momentos, especialmente quando rugem as tempestades que ameaçam a estrutura da humanidade.

São eles que, em tempos de provação e desespero, erguem as flamas do entusiasmo e mantêm as clâmides alvinitentes que lhes guardam os corpos como verdadeiros arneses, preservando-os das agressões que lhes são dirigidas.


* * *

Tem cuidado com os teus pensamentos e pendores, porque te constituem antenas que atraem os semelhantes vibratórios para as correspondentes influenciações de que ninguém escapa.

Mesmo que identifiques tendências inferiores no teu comportamento, o que é compreensível, trabalha-te para superá-las, substituindo-as pelos anseios de enobrecimento e de valor com que podes atingir as cumeadas do progresso durante a atual reencarnação.

Não postergues o esforço de libertação, porquanto, sendo mais forte a atração para o mal e direcionadas as energias para a correção moral, mais significativos e relevantes serão os resultados do teu esforço.

Aqueles que hoje se te apresentam santificados e aureolados de bênçãos, também passaram pelas rudes provas que ora defrontas, havendo optado por enfrentá-las e vencê-las do que transferido para ocasião que certamente seria prejudicial.

O que deves realizar hoje, empenha-te por fazê-lo a partir de agora.

Ninguém atinge o cume da montanha sem o primeiro passo nas suas baixadas.

Qualquer vitória é lograda mediante esforços inauditos, que se transformam em prazer e hábito natural, depois das várias tentativas realizadas.

Aquilo que, no começo, significava um verdadeiro sacrifício, após treinamento e repetição, incorpora-se aos costumes, tornando-se parte da natureza moral em desenvolvimento contínuo.

Não te permitas aceitar as influenciações maleivosas, que periodicamente te assenhoreiam a casa mental, lançando desconfiança em relação a amigos e afetos, por tratar-se de passo perigoso que propele para construções psíquicas portadoras de morbidez e de crueldade.

Os acontecimentos são conforme ocorrem e não de acordo com a óptica feliz ou desventurada dos seus observadores.

Desse modo, assume contigo mesmo o compromisso de superar as inclinações do mal, adotando as tendências da confiança e da fraternidade, passando a respirar em outra psicosfera, vivendo em clima de bem-estar e harmonia.

Assim comportando-se, serás alvo das influenciações enobrecidas pelas entidades santificadas, que te inspirarão beleza, quando pairem situações torpes, luminosidade quando estejam dominando as sombras, amor nas situações penosas, esperança nos momentos de inquietação e paz em todos os momentos, porque as conquistas interiores não sofrem abalo era razão das circunstâncias externas.


O Universo é constituído de forças que se mantêm em perfeito equilíbrio, e quando algo ocorre fora dessa harmonia surge o caos, de onde o Criador novamente retira as constelações luminíferas, deslumbrantes…
* * *

A vida é constituída por fatores múltiplos, que se encarregam de produzir a unidade, que se origina em Deus e que nEle se encontra.

A fragmentação é experiência necessária, mediante a qual o trabalho bem urdido se encarrega de restabelecer a harmonia perdida.

Influencia as demais criaturas a conseguirem o autodescobrimento, a fim de melhor compreenderem a finalidade existencial, a maneira eficaz de superar os dissabores e acabrunhamentos, autoiluminando-se e sendo felizes.

Por tua vez, deixa-te influenciar pela inspiração superior, avançando sempre e sem titubeios no rumo da autoconquista que te romperá a grilheta, favorecendo-te com a ventura a que aspiras.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 11.
Para visualizar o capítulo 11 completo, clique no botão abaixo:

Ver 11 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?