Lampadário Espírita

Versão para cópia
CAPÍTULO 28

Influenciações

Acura meditações em torno do intercâmbio existente entre desencarnados e deambulantes no carro orgânico, e compreenderás...

Mesmo que estejas aquinhoado com a percepção ampliada, que possas enxergar os transeuntes espirituais já despidos da carne, no conúbio nefasto com os homens, e seria insuficiente...

O homem dissoluto passa e o caracterizas como sexólatra.

O ganancioso transita e o identificas como avaro.

O odiento se acerca de ti e o denominas por malsinado.

Este se irrita, espalhando acerbidade, aquele gargalha disseminando ironia, esse persegue focalizando a vingança e todos são truculentos destruidores da ordem e da paz.

Não te encolerizes com eles.

Silencia acusações.

São portadores, todos eles, de obsessões sutis em estado grave. Estão a um passo da loucura, caminhando pela via perigosa do autocídio consciente ou não, ignominioso, porém, sob qualquer aspecto considerado.

A obsessão generalizada é clima psíquico a grassar entre as criaturas humanas da atualidade.

Necessário é vigilância pelos olhos da oração para manutenção do equilíbrio e da serenidade interior no curso das horas.


* * *

Viajantes das lides do passado, avançamos pelos rumos do futuro.

Quase todos, entretanto, vinculados a compromissos que foram esquecidos, mas não desapareceram, nascemos e renascemos girando na roda incessante dos fracassos que se acumulam sobre outros fracassos que vimos ressarcir.

Comparsas de crimes, que morreram sem se consumirem, repontam na senda das dúvidas e, sintonizados por processo de atração específica, perseguem e são perseguidos no círculo estreito da própria inferioridade.

Amigos que se transformaram em verdugos e irmãos que se converteram em adversários, por nossa culpa, seguem-nos irritados e odientos...

Fulguram, todavia, aqui e ali as lições da vida e surgem em toda parte as abeçoadas ocasiões de refazer e perdoar, chamando-nos e orientando-nos.

Raros somente possuem olhos ou descobrem que-fazeres ou como fazerem pela própria libertação.


* * *

Faze exame diário das tuas ações à luz do Evangelho; ausculta os sentimentos e reflete-os no espelho da consciência; consulta aspirações e indaga como te encontras, face à provável proximidade da desencarnação, e compreenderás quanto é urgente o curso de iniciação na conduta cristã, oferecendo valores para a contabilidade da vida, vida que está em tudo e em todo lugar, esperando por ti.

Permear-te-ás, se assim o fizeres, de compaixão por eles, os nossos irmãos de mente viciada, psiquicamente atribulados, aprendendo, na dolorosa lição deles, o exercício da fraternidade e da elevação de ti mesmo.

* "Influem os espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?" — indagou o iluminado Codificador do Espiritismo. E os espíritos 1nstrutores responderam: "Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que de ordinário são eles que vos dirigem. " 3 Considerando a influência dos desencarnados, nos pensamentos, palavras e ações dos que se locomovem na carne, policia desejos e elaborações mentais para que as malhas delicadas e vigorosas da influenciação obsessiva não te retenham o passo na jornada clarificadora em que te encontras na conquista da luz que dimana de Jesus, o Sol Excelso da nossa vida.

NOTA — Tema para estudo: L. E. — Parte 2a — Cap. IX — Influência oculta dos espíritos em nossos pensamentos e atos.

Leitura complementar: E. — Cap. X — O sacrifício mais agradável a Deus — Itens 7/8. 3 "O Livro dos espíritos" — 29a edição da FEB — Pergunta 459. — Nota da Autora Espiritual.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 28.
Para visualizar o capítulo 28 completo, clique no botão abaixo:

Ver 28 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?